CONTADOR DE VISITA

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Escudo contra depressão.

Escudo contra depressão.


A depressão leva ao suicídio, ajude leve uma palavra amiga e salve uma vida.

As estimativas mostram que um número significativo de pessoas sofre de depressão. E as vítimas são cada vez mais jovens, afirmam os especialistas.



Sofrer de depressão é muito mais do que se sentir triste

por causa de algum problema. É não encontrar mais prazer em nada, não

conseguir tomar decisões, perder a esperança e se tornar descrente de

tudo.

“Não haverá um amanhã” é a tônica de muitos depressivos, o que leva 15% deles a se suicidarem. Enquanto a ciência trabalha para identificar as causas

deste terrível mal, os que sofrem de depressão podem fazer algo para

fortalecer a própria resistência. São algumas regras de comportamento que podem funcionar como um escudo contra a depressão. 1ª - tenha pensamentos otimistas. Ninguém nasce

pessimista. Pensar de forma negativa é alguma coisa que se aprende e

que pode ser esquecida. Por isso, quando alguma coisa sair errada, não se ache

incompetente. Pense que é apenas um caso individual, que não deve ser

generalizado. Reconheça também que você não é o único responsável por

tudo. Lembre que tudo passa e amanhã tudo estará melhor, quem sabe,

daqui a pouco mude o panorama. Você já percebeu como a natureza se apresenta chorosa, o

céu com nuvens pesadas e escuras, e logo mais o sol brilha forte, o

calor chega, as poças de lama secam e tudo está belo outra vez? Assim

também é a vida. 2ª regra – tente relaxar mais – trabalhe, mas programe o

seu dia para ter seus momentos de descontração. Não deixe de ler algo

positivo, edificante. Ouça músicas que lhe acalmem o coração e os pensamentos.

Saia para um passeio sem compromisso de ir a lugar algum. Dê uma volta

na quadra. Vá até a praça olhar as crianças brincar. Deixe o sol lhe acariciar o rosto e o vento lhe

desarrumar os cabelos. Vá para o jardim. Plante uma flor. Pode a

roseira. Ajeite os galhos dos arbustos. Freqüente o teatro, uma boa roda de amigos, a praia e o campo, diversificando sempre, para não criar monotonia. Afeiçoe-se a um trabalho no bem, auxiliando uma instituição, contribuindo e sentindo-se útil, responsável. 3ª - procure apoio social – quem sofre de depressão , tem a tendência a se fechar e a resolver tudo sozinho. Por isso, converse com alguém que você confie. Alguém

que seja capaz de avaliar seus problemas e ajudar você a resolvê-los. Pode ser um amigo especial, um irmão de crença, um grupo de auto-ajuda. Por vezes, o depressivo acha difícil até de pensar em

deixar suas quatro paredes. Entretanto, o esforço vale a pena. Visite um templo religioso e confie-se a um diálogo

fraterno. Ou, então, procure um profissional especializado para falar,

desabafar e receber sugestões para levantar a sua auto-estima. Não se permita descer ao fundo do poço, nem cair até os últimos degraus da depressão. Se árvores floridas, pessoas felizes e risos lhe causam

inveja e o incomodam, comece a exercitar, desde agora, as regras do

escudo contra a depressão.

A vida é preciosa demais para não ser vivida em

totalidade. E vivê-la em totalidade é produzir coisas positivas,

sentir-se feliz e fazer os outros felizes. É contribuir para o bem estar de alguém. É ser

responsável por uma criatura, uma planta, um vaso de flor, um animal,

uma tarefa qualquer. Afinal, todo o sentido da vida se resume no amor, pois todos fomos criados pelo amor de Deus.



A motivação pela superação é a determinação que leva à realização. Nada pode ser feito sem esperança ou confiança. "Todo mundo tem dentro de si um fragmento de boas notícias. A boa notícia é que você não sabe quão extraordinário você pode ser! O quanto você pode amar! O que você pode executar! E qual é o seu potencial!"

Seria até engraçado ouvir dizer que você pode se libertar da depressão comendo banana. Bom, ela pode não curar, mas ajuda na prevenção contra esse problema, já que ela possui uma substancia (tripofano) que age como antidepressivo natural. O tripofano, faz com que seja produzido mais serotonina, uma espécie de hormônio do humor. Um estudo, feito nas Filipinas, mostrou que comer duas ou três bananas por dia já ajuda a combater a depressão.







Tratamento da depressão: terapia, medicação e mudanças de estilo de vida que podem ajudar.

Quando está deprimido(a), pode parecer-lhe que nunca sairá da sombra. No entanto, até a mais grave depressão é uma doença que pode ser tratada. Existem muitas formas eficazes de lidar com a depressão, incluindo alterações de estilos de vida, terapia, medicação e tratamentos alternativos. Informar-se acerca das opções de tratamento ajudá-lo(a)-á a decidir quais as medidas que apresentam mais probabilidades de resultar relativa à sua situação concreta e às suas necessidades.



Explorar as suas opções quanto ao tratamento da depressão

Assim como duas pessoas não são afectadas da mesma forma pela depressão, não existe um tratamento “único” para curar a depressão. O que funciona para uma pessoa pode não resultar para outra. O melhor caminho para tratar a depressão é informar-se o quanto possível acerca das opções terapêuticas e, então, adequá-las em consonância com as suas necessidades.



Aprenda o mais possível acerca da sua depressão

É importante determinar se os sintomas da sua depressão se devem a uma doença subjacente. Se assim for, essa doença deverá ser tratada em primeiro lugar. O quão grave for a sua depressão também desempenhará um papel no tratamento: quanto mais grave for a depressão, mais intensivo deverá ser o tratamento.



Encontre o tratamento adequado leva o seu tempo

Pode ser necessário fazer algum teste e cometer algum erro para encontrar o tratamento e os apoios que resultem realmente consigo. Por exemplo, poderão ser necessárias algumas tentativas para encontrar um terapeuta com o qual simpatize de imediato no caso de decidir prosseguir o tratamento. Ou pode experimentar diferentes tipos de exercício para, finalmente, descobrir que o melhor, para si, pode ser uma caminhada de vinte minutos a seguir ao trabalho. Esteja receptível à mudança e a alguma experimentação.



Não confie somente nos medicamentos

É difícil escapar aos anúncios acerca de remédios enquanto tratamento para a depressão. Embora a medicação possa ser eficaz no âmbito da depressão grave, determinados estudos demonstraram que a terapia pode ser tão eficaz ou até mesmo um tratamento mais eficaz para muitos tipos de depressão. A terapia e / ou mudanças de estilo de vida podem ser tudo do que necessita, e surgem sem os efeitos secundários da medicação. No caso de optar por experimentar a medicação, lembre-se que a medicação resulta mais quando prossegue à risca a terapia.



Procure apoio social

Quanto mais cultivar as suas relações sociais, mais protegido(a) estará da depressão. Se se sentir preso(a), não hesite em falar com familiares ou amigos em quem confia. Pedir ajuda não é um sinal de fraqueza, mas sim um sinal de força.



O tratamento leva o seu tempo e necessita de empenho

Todos esses tratamentos da depressão levam o seu tempo e, por vezes, pode achá-los avassaladores ou frustrantemente lentos. É normal. A recuperação tem os seus altos e baixos.



As mudanças de estilo de vida – uma parte essencial no tratamento da depressão

As alterações do estilo de vida são simples, contudo representam ferramentas poderosas no tratamento da depressão. Por vezes, é tudo do que necessita. Embora possa necessitar de outro tratamento, as alterações do estilo de vida contribuem para ajudar a levantar o moral. E podem ajudar a manter a depressão à distância assim que começar a sentir-se melhor.





As mudanças de estilo de vida que podem tratar a depressão



O exercício:

A prática regular de exercício físico proporciona alterações químicas no corpo que levantam, naturalmente, o humor. Não precisa de treinar como se fosse correr a maratona: uma curta caminhada diária ajuda-lo(a)-á.



A nutrição:

Comer regularmente e ter uma dieta equilibrada é importante quer para a sua saúde física, quer para a sua saúde mental.



O sono:

O facto de dormir pouco tem consequências na sua disposição. Dormir o número de horas suficiente é uma prioridade para si.



O apoio social:

Relações sociais fortes reduzem o isolamento que é um factor de risco relativamente à depressão. Mantenha um contacto regular com os amigos e com a família ou considere ingressar numa aula ou num grupo. O voluntariado é uma forma maravilhosa de obter apoio social e de ajudar os outros enquanto se está a ajudar a si ao mesmo tempo.



A redução do stress:

Faça mudanças na sua vida para ajudar a gerir e a reduzir o stress. O stress em demasia agrava a depressão e coloca-o (a) em risco quanto a uma futura depressão.



Colocar em prática as mudanças de estilo de vida:

É fácil falar de mudanças de estilo de vida, mais trata-se de um desafio fazer com que estas tomem parte no seu dia-a-dia – especialmente se a sua depressão for grave.





Sinais Sintomas e Causas da Depressão



Sentir-se em baixo de tempos em tempos é algo normal que faz parte da vida. No entanto, quando a tristeza se apodera de nós e quando teima em não desaparecer, podemos então, estar com uma depressão.

Mais do que temporário, os momentos de depressão dificultam o desempenho de funções laborais, assim como o(a) impossibilitam de desfrutar a vida, como outrora o fizera.

Uma pessoa com uma depressão grave tem pouco interesse, ou até nenhum, no trabalho ou no lazer, e pode até apresentar dificuldades quanto ao levantar-se da cama.

Com um tratamento e apoio, poderá sentir-se_melhor. Aprender a compreender em que consiste a depressão – incluindo os sinais, os sintomas e as causas – é o primeiro passo para superar o problema.





Quais os sinais e os sintomas da depressão?



Existe uma grande diferença entre “sentir-se deprimido” e sofrer de depressão clínica.

O desânimo próprio da depressão clínica é implacável e esmagador. Algumas pessoas descrevem-no com “viver num buraco negro” ou como a sensação de uma desgraça iminente. Não podem escapar à sua infelicidade e ao desespero. No entanto, algumas pessoas que sofrem de depressão não se sentem minimamente tristes. Pelo contrário, sentem-se sem energia e vazias. Neste estado apático, são incapazes de sentirem prazer. Mesmo quando participam em actividades que habitualmente apreciavam, sentem-se afastados da realidade. Os sinais e os sintomas variam de pessoa para pessoa e podem aumentar e diminuir em termos de gravidade ao longo do tempo.





A depressão e os homens



A depressão é um termo tendencioso na nossa cultura. Muitos são os que o associam, porém erroneamente, a um sinal de fraqueza ou a um excesso emocional. Isso é especialmente verdade no que toca aos homens. Os homens deprimidos têm menos probabilidade, contrariamente às mulheres, de admitirem sentimentos de auto-repugnância e de desespero.





Como é a depressão expressa quando se trata de homens?



Frequentemente, é percepcionada de maneira mais “socialmente aceitável”.

Raiva, agressividade, comportamento irreflectido e violência, juntamente com o abuso de substâncias tóxicas, podem ser sinais de uma depressão subjacente.

Poderá ouvir queixas relativas a cansaço, irritabilidade, problemas em adormecer e desinteresse ou súbito interesse excessivo nas actividades profissionais e de lazeres. Apesar de as mulheres apresentarem taxas de depressão duas vezes mais elevadas do que as taxas apresentadas pelos homens, os homens apresentam um maior risco de suicídio, especialmente no que diz respeito aos homens mais velhos.





A depressão e o suicídio



A depressão é um risco importante no que diz respeito ao suicídio. O desespero profundo e a angústia que surgem associadas à depressão podem fazer com que o suicídio seja encarado como a única forma de pôr um ponto final na dor. Os indivíduos com tendências suicidas apresentam, frequentemente, indícios ou sinais das suas intenções. A melhor maneira de prevenir o suicídio é saber quais os sinais de alarme e de ficar atento(a) a esses sinais e, por conseguinte, tomar uma atitude caso os reconheça. Se está convicto(a) de que um(a) amigo(a) ou um familiar apresenta tendências suicidas, pode desempenhar um papel na prevenção do suicídio mostrando-lhe o caminho rumo a alternativas, mostrando o quanto se preocupa e recorrendo à ajuda de um profissional.





As várias faces da Depressão



A depressão reveste várias formas e feitios. Para alguns, a depressão pode persistir, a um nível reduzido, durante meses e mesmo durante anos. Para outros, os sintomas são tão intensos que interferem gravemente com o quotidiano podendo levá-los ao suicídio.

A depressão pode ser desencadeada ou agravada por acontecimentos pessoais e interpessoais, por alterações hormonais (por exemplo, após_o_parto) e pode até ser provocada pela falta de luz solar.





Depressão Clínica



A depressão clínica caracteriza-se pela incapacidade de desfrutar da vida e de sentir prazer. A falta de interesse pelas actividades realizadas no exterior, os sentimentos fortes de demérito ou de culpa, os pensamentos segundo os quais a vida não vale a pena ser vivida, o aumento ou a perda de peso, os distúrbios do sono, tudo isto são sinais característicos da depressão clínica.

Normalmente, estes sentimentos devem persistir pelo menos durante duas semanas para que possamos considerar que se trata de um episódio de depressão clínica.



Os sintomas podem variar:



• De ligeiros, quando consegue realizar actividades quotidianas com algum esforço adicional;

• A graves, quando deixa de poder concluir actividades diárias.





A distimia (Depressão leve mas prolongada)



No caso de sofrer de distimia, sentir-se-á como se tivesse sempre estado deprimido(a). No âmbito da distimia, os sintomas depressivos não são tão intensos quanto os de um episódio de depressão clínica, no entanto, perduram durante um longo período de tempo, ou seja, durante pelo menos dois anos. Serão mais os dias em que se sentirá ligeiramente ou moderadamente deprimido(a), embora possa ter, temporariamente, uma melhor disposição. Estes sintomas crónicos podem fazer com que o desfrutar da vida seja algo difícil, assim como relembrar tempos melhores.

O que é a Depressão Pós-Parto?



Emoções fortes após o parto, o chamado “baby blues”, são normais. As mulheres, recentemente mães, que estão a recuperar do parto, sentem-se mais carenciadas em termos de sono e estão a adaptar-se às responsabilidades inerentes à maternidade. Todavia, a depressão pós-parto é mais duradoura e mais grave. O que pode ser sobretudo assustador para as mulheres que sofrem de depressão pós-parto são os sentimentos de querer evitar a presença do bebé ou até de querer prejudicá-lo. A depressão pós-parto não ocorre necessariamente imediatamente após o parto. Pode ocorrer até um ano após o nascimento da criança.



Uma depressão é mais do que estar “em baixo” ou triste durante alguns dias. É uma séria doença que envolve o cérebro. Numa depressão, a tristeza, a ansiedade ou o vazio de sentimentos não desaparecem e interferem na rotina do dia-a-dia. Estes sintomas podem ir de ligeiros a graves. A boa notícia é que a maioria das pessoas com depressão melhoram com tratamento.



Quão comum é a depressão durante e pós gravidez?



A depressão é um problema comum, durante e depois da gravidez. Cerca de 13% de mulheres grávidas e mães recentes têm depressão.





Como é possível diagnosticar uma depressão pós-parto?



Se estiver grávida, ou tiver dado à luz recentemente, pode estar deprimida sem o saber. Algumas mudanças naturais durante e depois da gravidez podem causar sintomas similares aos da depressão. Se tiver algum dos seguintes sintomas por mais de duas semanas, consulte um médico:



• Cansaço;

• Mau-humor;

• Tristeza;

• Desespero;

• Impotência;

• choro frequente;

• falta de energia e motivação;

• distúrbios na alimentação;

• distúrbios no sono;

• dificuldade de concentração e de memória;

• sentimentos de culpa;

• perda de interesse em actividades;

• dores de cabeça, ou problemas de estômago.



O seu médico poderá dizer-lhe se os sintomas são de uma depressão ou não.



O que causa a depressão? O que é a depressão pós-parto?



Não existe uma única causa para a depressão. A depressão resulta da combinação de diversos factores e é uma doença que tende a expandir-se nas famílias. Mulheres, com historial familiar de depressão, tendem a ter depressões.

As mudanças na estrutura ou na química do cérebro podem ter um papel fundamental nas depressões. Acontecimentos como a morte de um ente querido, cuidar de familiares idosos, abusos, e pobreza, podem provocar depressões.



Os factores hormonais únicos das mulheres contribuem, em alguns casos, para a depressão. É um facto que as hormonas afectam directamente a química do cérebro que controla as emoções e o humor.

Também se sabe que as mulheres correm maior risco de depressão em certas alturas da sua vida, como na puberdade, durante e a pós uma gravidez, e durante o período pré menopausa. Algumas mulheres chegam a ter sintomas de depressão antes da altura da menstruação. A depressão após o nascimento de um filho é chamada depressão pós-parto.



As mudanças hormonais podem provocar sintomas de depressão pós-parto.

Na gravidez, os níveis de estrogénio e progesterona aumentam consideravelmente. Nas primeiras 24 horas após o parto, os níveis hormonais voltam ao normal. Investigadores crêem que a mudança abrupta de níveis de hormonas pode originar a depressão. Isto assemelha-se um pouco às pequenas mudanças hormonais que precedem o período menstrual e que afectam o humor das mulheres.



Os níveis de hormonas da tiróide também descem depois do parto. A tiróide é uma pequena glândula no pescoço, que ajuda a regular a maneira como o corpo usa e armazena a energia retirada da comida. Baixos níveis de tiróide podem causar sintomas de depressão. Uma simples análise ao sangue pode dizer se é esta a causa dos seus sintomas. Se for, o seu médico poderá receitar-lhe medicamentos para a tiróide. Outros factores podem ser relevantes para a depressão pós-parto.

Poderá sentir:



• cansaço após o parto;

• cansaço pela falta de sono ou sono interrompido;

• dúvidas acerca das capacidades de ser uma boa mãe;

• stress devido à mudança nas rotinas;

• uma necessidade surrealista de ser uma boa mãe;

• perda de identidade;

• falta de tempo livre.





Existem mulheres com maior risco de sofrer de depressão pós-parto?



Certos factores podem aumentar o risco de sofrer depressão pós-parto:



• um historial pessoal de depressões ou outras doenças do foro psicológico;

• um historial familiar de depressão e outras doenças do foro psicológico;

• falta de apoio por parte da família e amigos;

• ansiedade ou sentimentos negativos acerca da gravidez;

• problemas com gravidezes ou partos anteriores;

• problemas económicos ou maritais;

• gravidez na adolescência;

• abuso de substâncias.



Mulheres que sofreram de depressão durante a gravidez têm mais tendência a ter depressão pós-parto. Se toma medicamentos para a depressão, parar de tomá-los ao engravidar pode fazer com que a depressão volte. Não pare de tomar nenhuns medicamentos prescritos sem antes consultar um médico. Não ser medicada pode prejudicá-la a si e ao seu bebé. .





O que é a depressão na adolescência?

A depressão na adolescência não consiste apenas em maus humores e melancolia ocasional. A depressão é um problema sério com grande impacto na vida de um adolescente. Se não for tratada, a depressão poderá conduzir a problemas na escola e em casa, abuso de drogas, ódio por si mesmo e até tragédias irreversíveis como homicídios ou suicídios.





Felizmente, a depressão na adolescência pode ser tratada, e como pai, professor ou amigo, há várias coisas nas quais pode ajudar.





Perceber a depressão na adolescência



Existem algumas ideias erradas acerca da depressão na adolescência, assim como acerca dos adolescentes em geral. Já todos sabemos que a adolescência é difícil, mas a maioria dos jovens contrabalança a ansiedade e angustia com boas amizades, sucesso na escola ou em outras actividades, e o desenvolvimento de um forte sentido de si próprio. Maus humores e rebeldia são normais na idade, mas a depressão na adolescência é muito diferente. A depressão pode destruir a essência da personalidade do adolescente, causando tristeza, desespero, ou raiva.

A depressão na adolescência está a aumentar, ou talvez só agora estamos a apercebermo-nos dela, o facto é que a depressão atinge mais os adolescentes do que a maioria das pessoas pensa. E apesar de a depressão poder ser tratada, os peritos afirmam que apenas 20% dos adolescentes deprimidos recebem ajuda.

Ao contrário dos adultos, que têm a capacidade de procurar ajuda sozinhos, os adolescentes dependem dos pais, professores ou outros adultos para se aperceberem do seu sofrimento e para encaminhar para um tratamento. Portanto, se tiver um adolescente presente na sua vida, é importante que saiba o que é uma depressão na adolescência e como detectar os sinais de alarme.





Sinais e sintomas de depressão na adolescência



Os adolescentes enfrentam variadíssimas pressões, desde as mudanças da puberdade a questões sobre quem são e onde pertencem. A transição de criança para adulto também pode trazer conflitos com os pais, na medida em que os adolescentes começam a exigir a sua independência. Com todo este drama, nem sempre é fácil diferenciar entre depressão e estados de humor típicos da adolescência. Tornando as coisas ainda mais complicadas. Os adolescentes com depressão não aparentam necessariamente tristeza. Em alguns adolescentes deprimidos, são mais visíveis sintomas como irritabilidade, agressividade e raiva.

Podem ser sinais e sintomas de depressão nos adolescentes:



• tristeza ou desespero;

• irritabilidade;

• raiva;

• hostilidade;

• choro frequente;

• isolamento;

• perda de interesse em actividades;

• mudanças nos hábitos de alimentação e de sono;

• falta de descanso e agitação;

• sentimentos de culpa;

• falta de entusiasmo e de motivação;

• fadiga ou falta de energia;

• dificuldades na concentração;

• pensamentos de morte ou suicido.



Se não tem a certeza se um adolescente está deprimido ou se se trata apenas de uma fase da adolescência, tenha em atenção a duração e gravidade dos sintomas, e nas diferenças de atitudes em relação à sua maneira de ser.

Enquanto algumas “dores” são necessárias nas etapas de crescimento, grandes e dramáticas mudanças de personalidade, humor ou comportamento são sinais de um problema grave.





A diferença entre a depressão na idade adulta e na adolescência



A depressão nos adolescentes pode ser muito diferente da depressão nos adultos.

Os seguintes sintomas são mais frequentes nos adolescentes:



• irritabilidade ou raiva;

• dores inexplicáveis (adolescentes deprimidos queixam-se frequentemente de dores de cabeça ou de estômago);

• extrema sensibilidade às críticas;

• isolamento de algumas pessoas (enquanto que os adultos se isolam completamente, os adolescentes tendem a conservar algumas amizades).





Efeitos da depressão na adolescência



Os efeitos negativos da depressão na adolescência vão mais além do que um estado melancólico. Várias atitudes de rebelião são, por vezes, indicação de depressão.



A depressão na adolescência pode levar a:



• Problemas na Escola

A depressão pode causar baixos níveis de energia e dificuldades de concentração. Na escola, pode resultar em falta de atenção, descida das notas, ou dificuldades com os trabalhos de casa.



• Fugas

Vários adolescentes deprimidos fogem de casa ou falam acerca disso. Tentativas deste género são usualmente pedidos de ajuda.



• Abuso de Substâncias

Os adolescentes podem utilizar drogas e/ou álcool para se “auto-medicarem”. Infelizmente, o abuso de substância só torna as coisas ainda piores.



• Baixa auto-estima

A depressão pode levar um adolescente a sentir-se feio, envergonhado, falhado, ou sem valor.



• Distúrbio Alimentares

Anorexia, bulimia, comer de mais e fazer dietas “yo-yo” são frequentemente sinais de depressão.



• Adição à Internet

Os adolescentes podem utilizar a Internet como escape dos seus problemas. Mas o uso excessivo de computadores apenas aumenta o seu isolamento e torna-os ainda mais deprimidos.



• Auto-mutilação

Cortar-se, queimar-se, e outros tipos de auto-mutilação estão quase sempre associados a depressões.



• Comportamentos de risco

Os adolescentes deprimidos tendem a assumir comportamentos de risco, como conduzir embriagado, exagerar no consumo de bebidas alcoólicas, e ter relações sexuais sem protecção.



• Violência

Alguns adolescentes deprimidos (por norma, aqueles que são vitimas de bullying, i.e., vitimas de outros colegas mais velhos ou fortes) tornam-se violentos. Como os conhecidos casos de massacres em escolas, que infelizmente têm aumentado. Os adolescentes deprimidos podem desenvolver aversão a si próprios e desejo de morrer, podem originar uma raiva violenta e até homicida.



• Suicídio

Adolescentes seriamente deprimidos pensam e falam em suicídio, ou chamam à atenção com tentativas de suicídio. De acordo com os especialistas, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens dos 15 aos 24 anos. Para a maioria dos jovens suicidas, a depressão ou outra desordem psicológica têm um papel fundamental. Em jovens deprimidos que abusam de álcool ou de drogas, o risco de suicídio é ainda maior. Devido ao perigo real de suicídio, os adolescentes deprimidos devem ser acompanhados para uma mais rápida detecção de pensamentos ou comportamentos suicidas.



Os sinais de alarme incluem:

- falar ou fazer piadas acerca de tentativas de suicídio;

- dizer coisas do género “estava melhor morto”, “quem me dera desaparecer para sempre” ou “não há saída”;

- falar positivamente acerca da morte e romantizar a morte (“se morresse, as pessoas iriam de certeza gostar mais de mim”);

- escrever histórias e poemas acerca da morte ou do suicídio;

- ter comportamentos de risco ou ferir-se várias vezes em acidentes;

- dar os seus bens pessoais;

- dizer adeus à família e aos amigos; procurar armas, comprimidos ou outras formas de suicídio.







Pensando no seu bem-estar e para te ajudar na busca de mais alegria e satisfação no seu dia-a-dia, Seleções preparou para você algumas dicas de tratamento contra a depressão:

Após demonstrar que 30 minutos de exercícios vigorosos três vezes por semana são tão efetivos quanto a terapia com medicamentos no alívio dos sintomas da depressão a curto prazo, pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Duke demonstram, agora, que exercícios contínuos reduzem grandemente as chances de retorno da depressão.

No último ano, os pesquisadores publicaram um estudo com 156 pacientes idosos diagnosticados com depressão, o qual, surpreendentemente, indicou que após 16 semanas, os pacientes que se exercitavam apresentavam melhorias estatisticamente significativas e comparáveis àquelas de pacientes que receberam medicamentos antidepressivos ou àquelas de pacientes que se exercitavam e também recebiam medicamentos antidepressivos.

O novo estudo, que acompanhou os mesmos pacientes por mais seis meses, indica que aqueles que continuaram se exercitando após a fase inicial do teste tinham menor tendência ao retorno da depressão comparativamente aos outros pacientes.

"A conclusão importante é que a efetividade do exercício parece persistir com o passar do tempo e que pacientes que respondem bem aos exercícios e os mantêm, têm risco bastante reduzido de uma recaída", diz James Blumenthal, que publicará os resultados deste estudo na edição de outubro do jornal Psychosomatic Medicine.

Para cada incremento de 50 minutos de exercícios, havia uma redução de 50% do risco de uma recaída. Os pesquisadores ficaram surpresos que um grupo de pacientes que recebeu o medicamento e se exercitou não respondeu tão bem quanto aqueles que apenas se exercitaram.

Os cientistas sugerem que os exercícios podem ser benéficos porque os pacientes estão interagindo, tentando melhorar. "O simples ato de tomar um comprimido é muito passivo", diz o autor. "Aqueles que se exercitaram sentiram um grande controle sobre suas condições, tendo grande senso de realização. Devem ter se sentido mais autoconfiantes e competentes, atribuindo sua melhora à sua habilidade de se exercitar", complementa. Uma vez que passam a se sentir melhor, tendem a se exercitar mais, criando um círculo vicioso. O grande risco para estes pacientes, já que são idosos, seria sofrer lesões ou apresentar doenças que interrompessem sua rotina de exercícios.

Apesar de o estudo envolver apenas idosos, parece lógico assumir que os resultados sejam aplicáveis à toda população, pois pessoas mais velhas tendem a apresentar problemas médicos adicionais ou enfermidades que dificultam os exercícios regulares.





1. Mexa-se! Para depressão leve a moderada, exercícios físicos podem funcionar melhor do que antidepressivos.

Não fique parado. Vários estudos já confirmaram que exercícios freqüentes podem ser um poderoso renovador de ânimo e ajudam você a tratar a depressão. Tudo de que você precisa são 20 minutos de exercícios aeróbicos 3 vezes por semana. Caminhar, erguer pesos, pular corda, andar de bicicleta - qualquer exercício funciona.





2. Alimentação X Depressão – O influência dos carboidratos no seu humor

Se você está seguindo uma dieta com alto teor de proteínas, a falta de carboidratos pode estar contribuindo para a tristeza. Alimentos como frutas e legumes, feijões e grãos integrais ajudam o cérebro a produzir serotonina, substância que regula o humor.

Coma peixe 3 vezes ou mais por semana. Pesquisadores finlandeses descobriram que as pessoas que comem peixe menos de 1 vez por semana têm incidência 31% maior de depressão leve a branda do que as que comem peixe com mais freqüência. Atum, salmão, sardinha e cavala são as melhores opções, pois são ricos em ácidos graxos ômega-3, essenciais para a função normal do cérebro. Há evidências de que influenciam a produção de serotonina.

Se tiver o hábito de tomar café ou refrigerantes, reduza o consumo ou mesmo corte-os do cardápio.

Pesquisas demonstram uma ligação da cafeína, que suprime a produção de serotonina, com a depressão. Nada de álcool. Embora vinho, cerveja ou outras bebidas possam inicialmente melhorar o ânimo, o álcool é na verdade um depressivo.





3. Coloque a tristeza no papel

Registre seus sentimentos num diário - especialmente os sentimentos ruins, como ansiedade, tristeza, dor, medo, dúvidas, remorso etc. Pesquisas demonstram que o estado psicológico das pessoas que escrevem todos os dias durante 20 minutos sobre suas emoções mais dolorosas apresentam melhora impressionante depois de apenas 4 dias. Sente-se com uma folha de papel em branco à sua frente e escreva sem parar sobre o evento mais angustiante que já teve na vida. Não pense, apenas escreva. Isso ajuda a espantar a depressão!





4. A religião como tratamento para ansiedade e depressão

Assista aos cultos da sua igreja ou templo. Um estudo com 4.000 pessoas da terceira idade revelou que as pessoas que freqüentavam regularmente serviços religiosos reduziam em 50% a probabilidade de ficarem deprimidas em comparação com aquelas que não freqüentavam.



5. Remédios naturais contra depressão



Tome 1.600 mg de SAM-e (pronuncia-se "sâmi") por dia

Em muitos países europeus, a eficácia do SAM-e contra a depressão é tão bem aceita que o suplemento costuma ser prescrito pelos médicos especificamente para esse fim. O SAM-e é uma substância que existe naturalmente em todas as células vivas. Níveis baixos de SAM-e têm sido associados com a depressão. Dezenas de estudos mostram que ele produz melhora significativa após três semanas. Estudos com animais revelaram que o SAM-e eleva os níveis de 3 neurotransmissores - serotonina, dopamina e norepinefrina - envolvidos nas alterações de humor. Alguns médicos apontam que o dissulfato de tosilato, a forma mais comumente vendida nos EUA, é altamente instável e é eficiente apenas se tomada em cápsulas com revestimento entérico. A forma preferida é o butanodissulfonato, que pode ser encomendado pela Nature Made e GNC. A dose recomendada varia entre 400 e 600 mg para depressão leve, podendo chegar a 1.600 mg por dia.



Tome 300 mg de hipérico (erva-de-são-joão) três vezes por dia.

Na antiga medicina popular, dizia-se que essa erva protegia contra as bruxas. Agora que as bruxas são mais ou menos coisa do passado, mais de 20 estudos científicos mostraram que a erva-de-são-joão ajuda a aliviar a depressão branda, possivelmente porque permite a produção de substâncias cerebrais entre as células nervosas, imitando a ação de alguns antidepressivos. Opte por uma marca padronizada contendo hipericina a 0,3%. Como essa erva pode causar sensibilidade ao sol, tente evitar tomar sol enquanto estiver fazendo uso dela.

Considera-se que o 5-HTP, uma forma do aminoácido triptofano, age da mesma forma que o Prozac, aumentando os níveis de serotonina. Tome 100 microgramas 3 vezes por dia. Mas só tome esse suplemento por mais de 3 meses com consentimento médico.



Tome 1 g do aminoácido acetil-L-carnitina 3 vezes ao dia.

Ele é quimicamente semelhante à acetilcolina, um neurotransmissor que age nos músculos e no sistema nervoso central. A acetil-L-carnitina ajuda a aumentar a produção de energia nas células cerebrais, protege as membranas das células nervosas e melhora o humor e a memória.

O mineral magnésio quelado é muito importante para restaurar e manter a saúde da função nervosa. O magnésio é um componente essencial na produção e no funcionamento da serotonina.



Tome um suplemento de complexo B todas às manhãs, junto com a refeição



Baixos níveis de vitaminas do complexxxo B foram associados com a depressão. Escolha uma marca com 50 microgramas de vitamina B12, 400 mg de ácido fólico e 50 mg de outras vitaminas B.

É importante lembrar que os suplementos podem ajudar a aliviar a ansiedade e a depressão, mas você deve seguir corretamente as recomendações da bula.



Terapeutas recomendam beijo contra depressão.

Beijo é a melhor terapia, principalmente para superar a depressão, revelou uma organização britânica. O beijo "estimula a parte do cérebro que libera endorfina na corrente sangüínea, criando uma sensação de bem-estar", destacou a principal agência de terapia sexual britânica, Relate, com sede em Londres, e que no ano passado atendeu mais de 150 mil pessoas no Reino Unido para ajudá-los em suas relações de casal.

A endorfina é o opiáceo natural do organismo, cuja liberação no cérebro causa sensação de prazer, agindo como antídoto para a depressão. Lembrando que os benefícios da liberação de endorfina provocada por um beijo já foram tema de incontáveis documentos científicos, a organização britânica faz um apelo para que as pessoas se beijem mais para combater o desânimo que acomete muitas pessoas após as festas de fim de ano.



ALIMENTOS AJUDAM A EVITAR DEPRESSÃO

Diante das crescentes pressões diárias, a maioria das pessoas se sente "para baixo" de vez em quando. Hoje, vamos conhecer alguns alimentos que podem aliviar a nossa depressão e nos animar.

1. Peixes de águas profundas

Pesquisas revelam que as pessoas que vivem no litoral são mais alegres, não apenas por causa de sua proximidade com o mar. Eles comem muito peixe. Segundo estudos da Universidade de Harvard, os peixes marítimos contêm ácido grasso Omega-3, que produzem efeitos semelhantes aos antidepressivos convencionais.

2. Banana

A banana tem um tipo de componente que pode entusiasmar o espírito dos seres humanos e aumentar a autoconfiança. Além disso, essa fruta é rica em vitamina B6, que pode ajudar o cérebro a produzir o silicone.

3. Toranja

A toranja tem abundante vitamina C que pode manter a proporção de glóbulos vermelhos no sangue e fortalecer a resistência dos corpos humanos. O mais importante é que a vitamina C é um dos componentes de adrenalina - animador dos másculos cardíacos.

4. Pão de trigo integral

O carboidrato pode ajudar a aumentar os silicones nos corpos humanos. Os silicones são cruciais para atenuar a nossa inquietação. Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Estados Unidos, afirmaram que é razoável tomar massa e merendas como comidas contra depressão.

5. Espinafre

Pesquisadores descobriram que a falta de ácido fólico pode levar à diminuição de silicones e elevar a depressão. O espinafre é um dos vegetais repletos de ácido fólico.

6. Cereja

A cereja é apontada pelos médicos ocidentais como uma aspirina natural, porque possui um componente chamado antocianina que pode "gerar" alegria. Alguns estudos científicos consideram que saborear 20 cerejas é mais eficiente do que a ingestão de antidepressivos.

7. Alho

Apesar do cheiro desagradável, o alho pode trazer bom humor. Pesquisas mostram que, depois de ingerir alguns preparos farmacêuticos a base de alho, os pacientes com sintomas de depressão se sentem menos cansados e inquietos.

8. Abóbora

As abóboras estão diretamente relacionadas ao bom humor em função de suas abundantes vitamina B6 e ferro. Estas duas substâncias podem ajudar o corpo humano a transformar a glicemia em glicose, o único "combustível" para o cérebro.

9. Leite

O leite é a melhor fonte de cálcio, um elemento que também pode eliminar a tensão e depressão.

10. Frango

Numa pesquisa realizada por psicólogos britânicos, os participantes se sentiram mais alegres depois de comer 100 µg de selênio. O frango







As 10 dicas para elevar a AUTO-ESTIMA





1º Harmonize seu lar



Abra portas e janelas e comece uma limpeza. Inicie pelo guarda-roupa e armários, tire tudo e só guarde o que está realmente precisando. O resto, elimine da melhor forma que encontrar (doando, vendendo etc.). Faça isso em todas as dependências da casa ou escritório. Lembre-se, só fica o necessário! Roupas e objetos que estão sem uso perdem a função vital, bloqueando o fluxo de energia do meio ambiente. A falta dessa energia ou a energia parada adoece a casa, você e sua família. Faça isso periodicamente e com a consciência de que também estará fazendo uma faxina emocional.



2º Coma bem



Respeite os momentos das refeições. Preste atenção no que está fazendo. Não assista TV e nem marque negócios para essa hora. Evite falar sobre problemas. Acalme-se, olhe para o seu prato e lembre-se: o que está ingerindo irá para o interior das suas células e será parte de você, tanto física como mentalmente. Seu corpo é 100% natural, uma alimentação artificial é incompatível com a sua natureza. Evite também alimentos de base animal, pois eles levam uma vida inteira sendo maltratados, principalmente no momento do abate. Todas essas emoções como o medo, o desespero, a tristeza, ficam em forma de energia negativa impregnadas nas carnes que você está ingerindo.



3º Preste atenção em você



Perceba os seus pensamentos. Ao longo do dia você tem milhares de pensamentos negativos e positivos. Você não é os seus pensamentos, mas eles têm uma enorme força sobre a sua vida. Se você tem mais pensamentos negativos, isto demonstra que você é uma pessoa negativa, sua vida vai mal e as pessoas e situações que você atrai também estão na mesma freqüência de negatividade. Você pode mudar a sua vida, mudando a qualidade de seus pensamentos. Quanto aos negativos, você não poderá eliminá-los, mas poderá tirar as suas forças, cultivando os positivos e os elevados. Enquanto você presta atenção no que está pensando, já tem maior autocontrole sobre a energia mental e conseqüentemente sobre sua vida. Procure ler frases de afirmações positivas e biografias de pessoas bem sucedidas. Mas quando o pensamento negativo lhe assaltar a mente, repita por sete vezes: "este pensamento não tem força sobre mim". Com o tempo você perceberá que no jardim existem rosas e espinhos e que a felicidade é!

um presente para quem observa as rosas e a tristeza os espinhos.



4º Tenha objetivos



Tenha objetivos materiais e espirituais. Busque sempre melhorar a sua condição financeira, planeje comprar bens, faça investimentos, realize viagens e busque tudo que tiver vontade, mas lembre-se: nunca dependa dessas conquistas para viver emocionalmente bem. Elas não podem garantir isto! O verdadeiro Bem-Estar só é alcançado por meio dos objetivos espirituais. Vá à conquista de se tornar uma pessoa mais paciente, bondosa, serena, confiável e amiga, além de humilde, aberta, sincera e simples e, principalmente, uma pessoa que tenha fé e confiança na vida. Esses objetivos, e só esses, podem garantir o equilíbrio, a satisfação e a razão de viver.



5º Faça exercícios



Escolha um exercício que lhe agrade, caminhar, dançar e nadar são os mais recomendados. Os exercícios estimulam o fluxo de energia vital, gerando além de um melhor condicionamento físico, uma ótima sensação de bem-estar. A prática de exercícios bioenergéticos como o yoga, o tai ch'i chuan, a dança do ventre entre outros, é fundamental para o equilíbrio do corpo e da mente. O mais difícil é tomar a decisão de começar. Mas depois de 21 dias de exercício, ou prática, o cérebro registra como um hábito e tudo fica mais fácil.



6º Utilize seus talentos



Você tem dons e talentos. Descubra quais são eles e comece a colocar em prática. A saúde física e emocional depende muito desses talentos. Pessoas que não utilizam essa energia criativa, bloqueiam o seu fluxo energético e adoecem física e emocionalmente. Canalize seus talentos com o propósito de melhorar a vida das pessoas. Este é um excelente caminho para encontrar prazer, equilíbrio e crescimento em sua vida.



7º Medite, medite e medite



A meditação é a medicina do corpo e da mente mais poderosa do mundo. Além de terapêutica é a melhor ferramenta para o crescimento pessoal e espiritual. Preste muita atenção: aprendendo a meditar você descobre a diferença do que é ou não importante para sua vida, com isto se torna uma pessoa mais segura e objetiva. Com a meditação você cura seu corpo, melhora a memória e concentração, desperta a intuição e a percepção. Você se torna uma pessoa mais disposta e produtiva, mais agradável e serena. A forma de meditar é muito particular de cada pessoa. Existem muitas técnicas e rituais. Cada um deve praticar da maneira que se sentir melhor. Procure um livro, um curso ou um mestre, mas procure, pois a meditação vai melhorar muito a sua vida, pois vai fazer você encontrar a pessoa mais importante do mundo: você mesmo!



8º Aceite a vida



Pare já de reclamar. Volte sua mente para o que a vida oferece de bom. Aceite viver nesse planeta azul, e curta a viagem da melhor maneira possível. Lembre-se que ela tem fim, então faça bom proveito. Ajude ao próximo, seja uma pessoa sincera, alegre e procure trabalhar com amor. Aceite sua casa e seus bens. Aceite as pessoas como elas são e, principalmente, se aceite como você é, seu corpo, sua personalidade. Mas aceitar não significa se acomodar com os problemas e dificuldades da vida. Devemos buscar a força para mudar o que podemos mudar, e a aceitação para o que não se pode ser diferente.



9º Visite a natureza



Coloque essa meta em sua vida. Pelo menos uma vez por mês, faça uma visita à mãe natureza. Ela tem o poder de purificar as células e acalmar o espírito. O mar neutraliza as energias negativas e recarrega o campo eletromagnético (aura). As cachoeiras ativam a vida celular e também energizam a aura, além de hidratar a pele e os cabelos. O verde ativa o processo interior de autocura, tanto física como emocional. Pisar descalço na terra descarrega as energias negativas. E não se esqueça, você é parte da natureza e deve estar em harmonia com ela se quiser manter ou recuperar a qualidade de sua vida.



10º Converse com Deus



Os gregos espiritualistas evitavam dizer o nome de Deus, pois achavam seu vocabulário muito limitado para expressar a grandeza Dele. Então todas as vezes que tinham que falar sobre Deus usavam a expressão o TODO. Aprenda estar em sintonia com o TODO, que está ao redor e, principalmente, dentro do seu coração. A melhor forma? Fica a seu critério, o importante é desejar que isso aconteça.





Lembre-se de que você mesmo é o melhor secretário de sua tarefa, o mais eficiente propagandista de seus ideais, a mais clara demonstração de seus princípios, o mais alto padrão do ensino superior que seu espírito abraça e a mensagem viva das elevadas noções que você transmite aos outros. Não se esqueça, igualmente, de que o maior inimigo de suas realizações mais nobres, a completa ou incompleta negação do idealismo sublime que você apregoa, a nota discordante da sinfonia do bem que pretende executar, o arquiteto de suas aflições e o destruidor de suas oportunidades de elevação - é você mesmo.





Amigo é aquele que sabe tudo a seu respeito e, mesmo assim, ainda gosta de você.

Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo. Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem? As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo? DEUS.

Se você quiser alguém em quem confiar, confie em si mesmo. Quem acredita sempre alcança.

Se você sabe explicar o que sente, não ama, pois o amor foge de todas as explicações possíveis





Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação.

Porque sua consciência é o que você é,e a sua reputação é o que os

outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles.

Desejo que você

Não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la.

Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes.

Só é digno do pódio quem usa as derrotas para alcançá-lo.

Só é digno da sabedoria quem usa as lágrimas para irrigá-la.

Os frágeis usam a força; os fortes, a inteligência.

Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina,

Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas.

Seja um debatedor de idéias. Lute pelo que você ama.





Ei! Sorria... Mas não se esconda atrás desse sorriso...

Mostre aquilo que você é, sem medo.

Existem pessoas que sonham com o seu sorriso, assim como eu.

Viva! Tente! A vida não passa de uma tentativa.

Ei! Ame acima de tudo, ame a tudo e a todos.

Não feche os olhos para a sujeira do mundo, não ignore a fome!

Esqueça a bomba, mas antes, faça algo para combatê-la, mesmo que se sinta incapaz.

Procure o que há de bom em tudo e em todos.

Não faça dos defeitos uma distancia, e sim, uma aproximação.

Aceite! A vida, as pessoas, faça delas a sua razão de viver.

Entenda! Entenda as pessoas que pensam diferente de você, não as reprove.

Ei! Olhe... Olhe a sua volta, quantos amigos...

Você já tornou alguém feliz hoje?

Ou fez alguém sofrer com o seu egoísmo?

Ei! Não corra. Para que tanta pressa? Corra apenas para dentro de você.

Sonhe! Mas não prejudique ninguém e não transforme seu sonho em fuga.

Acredite! Espere! Sempre haverá uma saída, sempre brilhará uma estrela.

Chore! Lute! Faça aquilo que gosta, sinta o que há dentro de você.

Ei! Ouça... Escute o que as outras pessoas têm a dizer, é importante.

Suba... faça dos obstáculos degraus para aquilo que você acha supremo,

Mas não esqueça daqueles que não conseguem subir a escada da vida.

Ei! Descubra! Descubra aquilo que há de bom dentro de você.

Procure acima de tudo ser gente, eu também vou tentar.

Ei! Você... não vá embora.

Eu preciso dizer-lhe que... te adoro, simplesmente porque você existe.

Perguntas



Quantas vezes você andava na rua e sentiu um perfume e lembrou de alguém que gosta muito?

Quantas vezes você olhou para uma paisagem em uma foto, e não se imaginou lá com alguém...

Quantas vezes você estava do lado de alguém, e sua cabeça não estava ali?

Alguma vez você já se arrependeu de algo que falou dois segundos depois de ter falado?

Você deve ter visto que aquele filme, que vocês dois viram juntos no cinema, vai passar na TV...

E você gelou porque o bom daquele momento já passou...

E aquela música que você não gosta de ouvir porque lembra algo ou alguém que você quer esquecer mas não consegue?

Não teve aquele dia em que tudo deu errado, mas que no finzinho aconteceu algo maravilhoso?

E aquele dia em que tudo deu certo, exceto pelo final que estragou tudo?

Você já chorou por que lembrou de alguém que amava e não pôde dizer isso para essa pessoa?

Você já reencontrou um grande amor do passado e viu que ele mudou?

Para essas perguntas existem muitas respostas...

Mas o importante sobre elas não é a resposta em si...

Mas sim o sentimento...

Todos nós amamos, erramos ou julgamos mal...

Todos nós já fizemos uma coisa quando o coração mandava fazer outra...

Então, qual a moral disso tudo?

Nem tudo sai como planejamos portanto, uma coisa é certa...

Não continue pensando em suas fraquezas e erros, faça tudo que puder para ser feliz hoje!

Não deite com mágoas no coração.

Não durma sem ao menos fazer uma pessoa feliz!

E comece com você mesmo!!!



Eu creio em mim mesmo. Creio nos que trabalham comigo, creio nos meus amigos e creio na minha família. Creio que Deus me emprestará tudo que necessito para triunfar, contanto que eu me esforce para alcançar com meios lícitos e honestos. Creio nas orações e nunca fecharei meus olhos para dormir, sem pedir antes a devida orientação a fim de ser paciente com os outros e tolerante com os que não acreditam no que eu acredito. Creio que o triunfo é resultado de esforço inteligente, que não depende da sorte, da magia, de amigos, companheiros duvidosos ou de meu chefe. Creio que tirarei da vida exatamente o que nela colocar. Serei cauteloso quando tratar os outros, como quero que eles sejam comigo. Não caluniarei aqueles que não gosto. Não diminuirei meu trabalho por ver que os outros o fazem. Prestarei o melhor serviço de que sou capaz, porque jurei a mim mesmo triunfar na vida, e sei que o triunfo é sempre resultado do esforço consciente e eficaz. Finalmente, perdoarei os que me ofendem, porque compreendo que às vezes ofendo os outros e necessito de perdão.





DICAS PARA A PROSPERIDADE”



Muitos perguntam como obter a prosperidade?

São muitos os ensinamentos, o resumo de algumas humildes contribuições pesquisadas e anotadas:

• Um dos sentimentos que bloqueiam a prosperidade aprenda a perdoar, este é um conceito fundamental, pois, mesmo que fiques rico, mas na sabe perdoar, tua riqueza não será eterna. Para ter o corpo sadio é necessária a tolerância para as pessoas, coisas e fatos, eliminar o rancor e ódio, que se transforma em doença no corpo físico com o decorrer do tempo;

• Abandonar os sentimentos negativos, geralmente são sombras da ilusão do passado que não mais existe ou do futuro que estão na imaginação, portanto, não está no agora, concentre todos os seus esforços, pensamentos e sentimentos no agora, sempre cultuando bons pensamentos, mesmo que o ambiente não seja propício à situação, mude seu mental para o pólo positivo, como que virando a chave da fechadura da vida e portas abrirão.

• Pense na vida com gratidão, aprenda a apreciar e agradecer a natureza, olhar o complexo mundo das flores, com sutileza e cheia de inúmeros mistérios, sinta o vento suavizando o seu rosto, sinta o calor dos raios solares ou o brilho das estrelas, sinta o poder mágico da água que é a fonte da vida, saboreie um gostoso alimento lembrando de onde foi gerado, bem como explicar como é bela a sintonia da natureza, nos toques dos sinos ou nas sensações das notas musicais do seu mundo.

• Nada acontece por acaso, sem o poder da intenção, da vontade de realizar, a coragem de tentar, o acaso nada mais é que as sementes plantadas pela vida, que muitos falam de destino, mas na realidade foram suas opções.

• Controle os excessos do ego, dele receberá o egoísmo, aprenda a doar-se para vida sem buscar algo em troca e a vida lhe abençoará com seus frutos;

• Agradecer a tudo e a todos, os que têm a humildade de agradecer a tudo e a todos, desde um simples objeto ao solo sagrado em que pisa, dela receberá riquezas infinitas;

• Não cultue a pobreza honrada, assim será pobre, afirme para você que é rico e próspero, acredite nisto, quem acredita que é rico, terá maiores probabilidades de tornar-se rico;

• Dê e recebas abundância ilimitada, quem doa com sentimento de amor sem esperar qualquer gesto retorno, pela Terra será acolhido, quem contribui com o tempo, dinheiro e outros, para servir ao próximo, terão o retorno merecido, todos têm o direito de ter a abundância ilimitada em nossas vidas, todos os dias, para isso a necessidade de doar ao processo da vida;

• Ter pensamentos e sentimentos positivos, “já sou próspero”, “a vitória e o sucesso estão em minha vida todos os dias”, anote as pequenas vitórias diárias em uma folha de papel e aprenda a observar a abundância desabrochar nos seus dias.

• Não critique ou fale mal dos outros, isto fecha a porta da prosperidade, enquanto alguns choram na crise outros progridem vendendo lenços;

• Rejeite palavras e pensamento como “sou azarado, sou sofredor, sou miserável, coitado de mim, minha vida é só problema, pessoas me odeiam, nada dá certo”, todos são contrários a prosperidade.

• Não passar pela vida oferecendo mais do que recebe e nem ser mão fechada;

• Ame teu trabalho, quando aprender a amar e agradecer o que faz, outras oportunidades surgirão em sua vida e a harmonia manifesta em seu trabalho.

• Respeitar todas as pessoas, o respeito a todos que estão próximos de você, principalmente a tua família para busca do equilíbrio conjugal e seu esforço concentrará uma energia transformadora que reflete em alegria e abundância.

• Mostre amor ao mundo através de seu trabalho, quanto maior for o sentimento de gratidão e amor ao trabalho, no prazer de estar servindo ao próximo, maior será tua riqueza;

• Concentrar palavras em atos positivos e prosperidade, a língua de muitos é tão pesada, que a boca não consegue segurá-las, quando há concentração nas boas palavras, teu mundo transforma em uma fonte de riqueza, desde que, seus pensamentos sejam sinceros.

• Agreça a tudo, comece por suas raízes, seu pai e sua mãe, quem não agradece o que têm ou teve, não merece o pouco que tem. (Vou ilustrar a história de um mendigo, que ficava na rua e não tinha uma perna, além de sofrer de dor de estômago. Um dia intercedido por uma pessoa próspera ele perguntou por que sua vida era de escassez e sofrimento? O homem disse que ele não agradecia ao povo daquela cidade por usar as calçadas, não dava nenhuma contribuição por seu uso. O mendigo disse que não tinha nada para doar e que mal se sustentava. O homem disse, abençoe os que por aqui passar, imaginando fartura aos carentes, harmonia as discussões e agradeça ao povo desta cidade por usar esta calçada. O mendigo seguiu a risca o que o homem falou e no 8º dia estava curado da dor de estômago, abençoava todas as pessoas carentes com pensamentos e sentimentos de fartura, alguns dias passaram e uma pessoa chegou até ele e ofereceu um emprego, mesmo não tendo uma perna, passaram mais alguns dias e outra pessoa bondosa que passava por seu caminho lhe deu uma perna mecânica, ali estava um novo homem, feliz, trabalhando, com saúde e com vigor.) A vida pode ser cheia de boas surpresas. (retirado do livro Chave da Provisão Infinita de Masaharu Taniguchi – Seicho-no-ie)

• O amor é o princípio de toda criação, portanto quando pensamos com muita intensidade, tendo fé, manifestará em nossa vida aquilo que desejamos.

• A benção e a gratidão têm um grandioso poder.

• Domine seus pensamentos, a criatividade e a bondade são instrumentos da expansão da riqueza.

• Muito obrigado, palavras mágicas. Seja doce com as palavras e as pessoas darão muita atenção a você.

• Poupança positiva, poupar com sentimento de melhoria do conforto, da qualidade de vida, poupar com sentimento de reserva para crise, gastará todo dinheiro na primeira crise que surgir, este pensamento é de escassez, de cultivo a pobreza.

A prosperidade está em suas mãos, e a abundância já lhe pertence. Que o amor seja o símbolo de tua riqueza. Que sejas abençoado por estas palavras.



“DICAS DA FELICIDADE”

Para obter a felicidade, algumas regras são importantes:

• Cultuar a verdade;

• Distribuir carinho;

• Olhar pelos olhos do coração e não dos preconceitos;

• Agradecer a tudo;

• Policiar as palavras jogadas ao vento, lembre-se que a palavra tem poder! Cuidado com o peso da língua;

• Manifestar o talento natural;

• Acreditar no amor como ferramenta para felicidade;

• Espalhe amor, através de abraços, cartas, pinturas, poemas, beijos, sorrisos, música, esportes e outros;

• Pratique paz, através da oração, da meditação e nas ações do cotidiano;

• Respeite as pessoas, coisas e fatos. Aprenda suas lições;

• Olhe as pessoas em seus olhos;

• Ilumine as pessoas com seu olhar e sentimentos de gratidão;

• Cultive a paciência;

• Manifeste a tolerância em seus atos;

• Seja responsável com vida, incluindo a natureza;

• Olhe teu próximo como a si mesmo;

• Respeite suas vontades;

• Quebre as barreiras do pré-conceito;

• Abençoe as pessoas através de sentimentos, orações verdadeiras;

• Agradeça tuas raízes, cidade de nascimento, seus pais, mesmo que não concorde com eles, os pontos de vista são diferentes, porque são de outra geração. Mesmo que não conheça teus pais ou que eles tenham errado no passado, agradeça a seu papai e mamãe, pois, só assim o mundo abrirá as portas da alegria e união da vida, trazendo-lhe a merecida prosperidade em todos sentidos;

• Aprenda a ver a vida com os olhos do coração;

• Pratique e distribua o bem, sem olhar a quem;

• Contemple a natureza, veja como ela é rica de detalhes;

• Olhe para o céu nos momentos de aflição e tenha humildade de pedir ajuda;

• Respeite o alimento e não desperdice os recursos que são oferecidos;

• Doe seu tempo sem esperar recompensas daqueles que necessitam de sua atenção;

• Policie os pensamentos;

• Foco no positivo, evite fotos e imagens que tirem do foco;

• Observe seus atos, verifique o tempo disponível para servir a humanidade;

• Aprenda com erros;

• Viva no aqui e no agora;

• Tenha fé; acredite em você; etc.

Posso ficar horas enumerando a felicidade, mas o que importa agora é que através, de pensamentos, sentimentos, emoções reais, dignas e verdadeiras você pode transformar seu mundo em um lindo jardim, comece com um sonho e manifeste o grande amor em sua vida. Estou torcendo pelo teu sucesso!







9 DICAS PARA FESTEJAR A FESTA EM QUALQUER VITÓRIA:

1- Acreditar, sem duvidar, que somos o resultado de pequenas e constantes evoluções diárias; mais ou menos como perder peso.

2- Realizar um balanço diário de cada dia, resgatando pontos de superação, como evitar brigas desnecessárias ou dar um pequeno avanço na aula de seu hobby favorito.

3- Tomar consciência sobre a importância das suas obras, da sua vida, para a sustentabilidade de todos a sua volta.

4- As comemorações, ou os “registros” de avanços devem ser feitos com naturalidade e sempre.

5- É possível escolher um ou mais temas e estimular pequenas metas, comemorando quando forem atingidas.

6- Estabelecer uma forma de presentear-se (a cada número fixo de conquistas, ou período) com presentes simbólicos ou materiais, mantendo uma coerência.

7- Vibre com os pequenos avanços e demonstre que isso é ser bem-sucedido: parar é muito mais fácil do que avançar.

8- Faça um brinde com a sua equipe e com um discurso de agradecimento. Pode parecer antiquado, mas agradecer a quem colabora nunca sairá de moda.

9- Se somos capazes de ter pequenas conquistas, elas podem ser ampliadas, isso diminui nossa ansiedade. É comemorando que aprendemos a comemorar, portanto, é se valorizando que aprendemos a nos valorizar.



Dicas de auto-confiança

Para demonstrar auto-aceitação, arrume seu armário e deixe apenas as roupas que servem em você.

Para ter confiança em comer, anote tudo o que come para ter uma idéia exata do que realmente esta comendo.

Para ter a noção exata de sua auto-imagem, use hidratante no corpo todos os dias.

Tenha em mente suas qualidades e valorize a parte do corpo que você mais gosta.

Cuide de sua pele e cabelos.

Procure fazer mais as coisas que gosta, evidencie seus prazeres.

Quando sentimos que estamos nos cuidando, aumentamos a autoconfiança.

Compre um espelho de corpo inteiro.

Escolha as roupas que vai usar no dia, não pegue a primeira que encontrar.

Em vez de xingar-se, perdoe-se e procure aprender com seus erros.

Sempre que puder escolha o que há de melhor para você: alimentação, trabalho, companhia, passeios.

Não tente agradar a todos. Diga não quando necessário.

Não tenha vergonha de procurar apoio para adquirir autoconfiança.

Tenha autocrítica, não confie cegamente na opinião dos outros a seu respeito.

Faça uma lista das coisas que gosta em você e coloque num lugar visível. Leia sempre que estiver mal.

Não recuse convites para festas e viagens. Ficar em casa não vai ajudar.

Aprenda a aceitar elogios. Analise o elogio e veja o que tem de verdade.







SE MANTENHA MOTIVADO PARA ATINGIR SEUS OBJETIVOS

Desafie: quando não há desafios a capacidade criativa fica adormecida, criando uma rotina frustrante.

Descubra seu papel diante da vida e terá a verdadeira motivação.

Motive as pessoas ao redor para que façam mais do que o esperado. Troque elogios pois, esta é melhor forma de estimular e ser estimulado.

Lutar pelos próprios sonhos evita ser coadjuvante dos sonhos dos outros.

Nuca desista, pois você pode estar prestes a realizar seus objetivos.

Ao deitar planeje o seu despertar no dia seguinte.

Inove, surpreenda e encante as pessoas.

Descubra sua própria forma de administrar a pressão.

Descubra também o que realmente o motiva: reconhecimento, status, auto-estima, desafios.

A estrada da sua vida resulta de suas escolhas, experiências, aprendizado e do que você acredita.

Viva o que acredita para encontrar o que procura.

Encurte o caminho para o sucesso insistindo, tentando novamente.

Transforme todos os obstáculos em oportunidades de crescimento e amadurecimento.

Busque sempre o equilíbrio entre o profissional e o pessoal.

Procure conhecer o que o que deseja alcançar e defina uma estratégia para conseguir.

Se acreditar que pode, realmente poderá.

Seja extraordinário no que faz a fim de crescer em sua carreira.

Sobressaem-se as pessoas que tornam agradável o ambiente a sua volta.

Incorpore novas habilidades com o intuito de alcançar objetivos que estavam fora de alcance.





Vídeos motivacionais

http://www.youtube.com/watch?v=dB6EBuMmSWU

http://www.youtube.com/watch?v=7VGA5w1w2lk

http://www.youtube.com/watch?v=5hwxlrWO1z4

http://www.youtube.com/watch?v=OAED3hgl6cw

http://www.youtube.com/watch?v=E8M5SznHEVg

http://www.youtube.com/watch?v=qQhIDA5JWsg

http://www.youtube.com/watch?v=vB3hZAmJ37c

http://www.youtube.com/watch?v=C7hymnvZGRI

http://www.youtube.com/watch?v=l448y6ua304

http://www.youtube.com/watch?v=PH-Xxg2znE8

http://www.youtube.com/watch?v=LbYgFi_lbic

http://www.youtube.com/watch?v=w8rtHkt1yZ4

http://www.youtube.com/watch?v=iK_eDYmrEGI









CREDITOS DE PESQUISA

MARCELO SVOBODA

F: 418469-33-10 e-mail: marcelo.svoboda@gmail.com

msn olhovivo171@hotmail.com

Nenhum comentário: