CONTADOR DE VISITA

sábado, 27 de fevereiro de 2010

COMO EDUCAR OS FILHOS HOJE, PARA FORMAÇÃO DO HOMEN DO AMANHA

COMO EDUCAR OS FILHOS HOJE, PARA FORMAÇÃO DO HOMEN DO AMANHA






O mundo, hoje, assusta os pais, não só por causa da violência, mas também por conseqüência dos contra valores que entram em casa pela TV, Internet e revistas; e também pela convivência com outras crianças na escola, que nem sempre recebem os mesmos valores que gostariam para os seus filhos.

O que fazer diante desta situação?

Bem, não adianta a gente querer "isolar" os nossos filhos do mundo, colocando-os numa redoma. Isso seria utopia e contraproducente. O mais importante é você formar o seu filho para enfrentar “qualquer problema e ambiente” longe de você, sem sofrer possíveis malefícios para a sua educação.





Como Criar um Delinqüente: Onze Regras Fáceis - Os Pontos Negativos

1. Comece na infância a dar ao seu filho tudo que ele quiser. Assim, quando crescer, ele acreditará que o mundo tem obrigação de lhe dar tudo o que deseje.

2. Quando ele disser palavrões, ache graça. Isso o fará considerar-se interessante.

3. Nunca lhe dê qualquer orientação espiritual. Espere até que ele chegue aos 21 anos, e "decida por si mesmo".

4. Apanhe tudo o que ele deixar jogado: livros, sapatos, roupas. Faça tudo para ele, para que aprenda a jogar sobre os outros toda a responsabilidade.

5. Discuta com freqüência na presença dele. Assim não ficará muito chocado quando o lar se desfizer mais tarde.

6. Dê-lhe todo o dinheiro que ele quiser. Nunca o deixe ganhar seu próprio dinheiro. Por que ele terá que passar pelas mesmas dificuldades que você passou?

7. Satisfaça todos os seus desejos de comida, bebida e conforto. Negar pode acarretar frustrações prejudiciais.

8. Tome o partido dele contra vizinhos, professores, amigos. ( Afinal todos tem má vontade para com seu filhinho.)

9. Quando ele se meter em alguma encrenca séria, dê essa desculpa: "Nunca consegui dominá-lo."

10. Em ocasiões onde ele estiver reunido com amiguinhos ou com seus irmãos use e abuse das comparações que incitem disputa. Compare seu caráter, sua capacidade intelectual, e seus dotes estéticos; diga em alto e bom tom para que todos possam ouvir, ele inclusive, coisas do tipo: "Meu filho é mais inteligente que os outros, é mais bonito, é mais esperto, é um gênio."

11. Se tiver algum vício, demonstre-o em sua presença todos os dias. Assim ele vai achar tudo isto natural, e com certeza, mais tarde, vai ouvir suas repreensões sobre os males que estas imperfeições podem trazer.

12. Feito tudo isso, prepare-se para uma vida de desgostos. É sem dúvida seu mais que merecido destino!

Aja assim, e prepare-se para uma vida de desgosto. É o seu merecido destino.



Não é outro o motivo pelo qual muitos pais desconhecem os filhos, que passam a ser outra pessoa, dizem, quando chegam à adolescência.

E você sabia que até aos sete anos de idade a criança é mais suscetível aos ensinamentos?

Por isso devemos nos esmerar para dar-lhes uma educação efetiva, de forma que esta possa suplantar as informações equivocadas que por ventura traga o nosso filho, de existências anteriores.





CONSELHOS DE PAIS E FILHOS. – PARA UMA VIDA FELIZ EM FAMILIA.



1 - VALORIZE seu filho - Só assim ele progride e amadurece, porque percebe que está sendo valorizado e sente-se amado.

2 - ACREDITE em seu filho - Por mais “difícil” que ele se mostre, há bondade, há valores dentro dele. Manifeste seu interesse por essa descoberta, além dos sentimentos e pensamentos. Acredite em seu filho. Plantinha cultivada cresce e produz frutos.

3 - AME E RESPEITE seu filho - Não basta amá-lo e se sacrificar por ele. Ele precisa saber-se amado. Você o ama não porque ele é bom, ou porque você quer que ele seja bom. Você o ama gratuitamente. Desinteressadamente. Isto é amor verdadeiro.

4 - ELOGIE seu filho – Nada de bajular, ‘jogar confete’. Elogie com sinceridade, sempre que ele merecer. Para você, custa pouco. Para ele, vale muito. É impulso para ele se transformar e progredir.

5 - PROCURE ENTENDER seu filho – Sempre que possível, troque de lugar com ele, a fim de compreender por que é que ele está se comportando de determinada maneira. Pode ser que ele esteja inseguro, confuso, perdido, desesperado, PRECISANDO DE VOCÊ. Esperando apenas que você estenda a mão e o socorra. E pode ser que não seja nada disso, tratando-se apenas de carência: ELE PRECISA DE VOCÊ.

6 - ALEGRE-SE com seu filho - Um sorriso sincero e amoroso abre a porta de qualquer coração. Especialmente de seu filho. “Entre na dele”. Procure gostar das coisas que ele gosta. Você vai ver como tudo fica mais fácil, mais gostoso, mais divertido.

7 - APROXIME-SE de seu filho - Isso é fundamental. Aproveite a chance de prevenir para não ter que remediar. Participe da vida de seu filho. Conheça seus amigos. Procure saber aonde ele vai, com quem está. Favoreça ocasiões para que ele traga os amigos para sua casa. Participe da vida dele e dos amigos dele também.

8 - SEJA COERENTE com seu filho - Seu filho tem um “faro” especial. Ele conhece muito bem a sua vida. Não adianta tentar esconder. Você não pode exigir, nem mesmo aconselhar, o que você não vive. Não funciona. Só piora as coisas. Lute pela coerência de vida. Isso funciona!

9 - PREVENIR é melhor do que CASTIGAR seu filho - “A força pode corrigir o erro, mas nunca a pessoa errada”. Quem é feliz quer fazer o certo e não o errado. O castigo causa dor e revolta. Separam você de seu filho. Especialmente quando é aplicado na hora e do jeito errado. Pense sempre duas vezes antes de castigar seu filho.

10 - REZE com seu filho - Veja: não é só rezar por ele. É ousar rezar COM ELE. De início pode parecer “careta”. Educação não pode dispensar a religião. Lembre-se: se você reza por ele e com ele, seu filho vai pensar bem antes de fazer qualquer coisa errada. E sua oração vai ser eficaz!

De início, é comum não saber como e quando colocar tudo isso em prática. Pai e mãe são únicos. Cada um de seus filhos, também. É aconselhável ler e reler esses princípios. Assimilá-los todos e colocá-los em prática. Só a experiência vai revelar como e quando aplicá-los. Educação é coisa séria. Exige coragem e esforço.



1. Não dê à criança tudo quanto ela queira. Desde pequena a criança deve aprender a ouvir um não. Aprendendo agora a dizer um não ao lícito, mais tarde ela saberá dizer também não ao ilícito.

2. Aponte os erros que seu filho comete.

Quando ele se embrenha nas sendas do mal, mostre o caminho do bem.

Nos momentos de perplexidade, esclareça sua dúvida.

Ensine e ajude seu filho a escolher entre o certo e o errado, entre o bem e o mal. Ajude-o a seguir o caminho do bem abraçando sempre a verdade.

3. Dê a seu filho também uma educação espiritual. Seu filho não é apenas corpo e sensibilidade, mas possui também uma essência não física; uma essência que precisa conhecer e amar as forças superiores da natureza.

Se ele perder a confiança no supremo, se perder o sentido da vida, se desconhecer o destino imortal do homem, se não esperar mais nada para depois da morte, só lhe resta um caminho a seguir: gozar a vida no momento presente e, para isto, irá servir-se de todos os meios, bons e maus, proibidos ou permitidos.

Um homem que não nutre esta essência é uma caricatura humana.

Um homem que não enxerga o eterno é um homem morto antes do tempo.

4. Não confunda as Coisas...

Quando seu filho deixar espalhados pelo chão roupas, sapatos, livros, brinquedos, faça-o apanhá-los. Mas faça como amor, bondade e carinho e não de maneira agressiva ou irritada.

Com gritos nunca se educa uma criança. Educa-se com energia, amor, carinho, bondade e compreensão.

5. Não brigue nem discuta na presença do filho.

Quando os pais discordarem ou se desentenderem, procurem evitar a discussão diante dos filhos. Falem e discutam a sós.

Brigas e discussões na presença dos filhos, além do mau exemplo que os pais dão, provocam na alma da criança conflitos de ordem emocional irreversíveis e muitas vezes de graves conseqüências.

A harmonia e união entre os pais revertem em benefício para os próprios filhos.

6. Não dê a seu filho quanto dinheiro ele pedir.

Quem não se contenta com pouco, nem o muito o satisfará jamais.

O dinheiro fácil na mão do seu filho abre caminho para muitos erros, pois a riqueza mal empregada abre as portas do mal.

Seu filho deve aprender quanto custa ganhar dinheiro.

Se desde pequeno ele não sabe quanto custa o dinheiro, ele só deseja uma coisa na vida: ganhar muito dinheiro com o mínimo de esforço e gozar o máximo a vida.

Dinheiro fácil nas mãos do seu filho leva-o a confiar mais no poder da moeda do que em sua força de vontade, em sua dignidade moral e capacidade intelectual.

Faça com que seu filho mereça o dinheiro que recebe.

7. Não satisfaça todos os desejos e caprichos do seu filho em matéria de comida, bebida e conforto.

Ele deve aprender a fazer sacrifício, a renunciar um gosto pessoal, a dizer um não a um capricho e deixar de ser voluntarioso.

O comodismo enterra todas as aspirações humanas e é o maior obstáculo do progresso.

Formar a vontade do filho não é fazer todas as suas vontades.

Forme a vontade dele para que rejeite sempre o mal e queira sempre só o bem.

8. Quando seu filho entrar em conflito com professores, polícia, vizinhos e colegas, não tome seu partido sem antes examinar bem o fato e ver de que lado está a razão.

Um erro é tomar sempre o partido do filho apenas por ser filho, sem procurar saber a origem do conflito e ver com quem está a razão.

É preciso ver, analisar, julgar e dar razão para quem a merece.

Não é somente o filho do vizinho que pode errar; o seu também está sujeito ao erro.

Ninguém é perfeito; seu filho também está dentro desta regra.

Seja justo e dê razão a quem tem de fato.

9. Olhos Abertos significa atenção...

Quando ele entrar numa contenda mais séria, não o desculpe com estas palavras: "Ele sempre foi impossivel; ele é assim mesmo."

Isto fará com que seu filho permaneça no erro e abrirá caminho para faltas mais graves, pois ele sabe que pode contar sempre com a cumplicidade indulgente dos pais. A indulgência excessiva é sempre cúmplice do crime.

Seja indulgente, mas sempre dentro da ordem, da energia bondosa e da disciplina.

10. Não faça comparações das virtudes e dotes do seu filho em relação aos outros.

Fazendo isto, você estará implantando nele o vírus da intolerância, a discriminação pessoal e social, e o menosprezo pelos demais.

Um elogio deve ser feito de maneira discreta, a sós, e com muito cuidado.

Os pais, costumam rotular os filhos de acordo com sua própria conveniência, e isto abre espaço para que vejam nos filhos, qualidades que muitas vezes não possuem, causando frustrações nos mesmos com o tempo.

11. Qualquer tipo de vício é prejudicial para os adultos e muito mais às crianças.

Se tiver algum vício, lute para livrar-se dele, e o faça diante do seu filho, sempre demonstrando a ele os maléficios do mesmo e sua luta pela liberdade.

Sua criança não mereçe compartilhar de um capricho danoso como o seu.

Se você tem amor de fato por ele, livre-se do vício, só, e apenas desse modo, poderá lhe cobrar mais tarde com eficiência, caso ele se caia numa dessas armadilhas.

Para o filho, o exemplo de probidade dado pelo pai é mais importante do que todas as opiniões que ele vai encontrar pelo resto da sua vida.

12. Feito tudo isso, prepare-se para uma vida de harmonia, alegrias e felicidade.

É o seu merecido destino.

NORMAS EFETIVAS CONTRIBUEM PARA QUE SEU FILHO SE SINTA SEGURO

As normas a estabelecer dependerão de cada família. Antes de estabelecê-las convém que você observe detalhadamente a seu filho. Deve examinar seu comportamento fixando-se, não apenas naquilo que faz mal e gostaria de mudar, mas também naquelas coisas que ele faz bem. Isso pode lhe dar pistas para desenvolver nele o bom comportamento que deseja conseguir.

Na hora de ESTABELECER ALGUMAS NORMAS é importante que o pai e a mãe se sintam juntos e dediquem um tempo a colocar-se de acordo sobre tais normas. Ao fazê-lo deverão ter em conta uma série de recomendações:

As normas devem ser POUCAS: O mandar muito e mandar fazer coisas inecessárias acaba sendo uma perca de autoridade: nossos filhos se acostumam a escutar-nos "como quem ouve chover" e pensa que lhes damos ordens"apenas para aborrecer".

As ordens devem dar-se DE UMA EM UMA e suficientemente ESPAÇADAS NO TEMPO. Se você dá a seu filho uma série de ordens em cadeia, o mais provável é que a criança "passe" e faça como se não tivesse ouvido.

SER SÓBRIOS NO EXERCÍCIO DA AUTORIDADE

Portanto há que limitar a exigência a poucas coisas. O filho deve saber que, nestas coisas, seus pais vão perseverar na exigência. Devemos reservar nossa autoridade para questões mais importantes e nas outras questões apenas sugerir.

As normas e ordens devem ser, além disso, CLARAS e ESPECÍFICAS de forma que a criança saiba exatamente o que se espera dela. Devem descrever-se de forma precisa para que tanto a criança como seus pais possam determinar claramente se se cumprem ou não.

EXPLICAR-LHES BEM O QUE LHES PEDIMOS ANTES DE EXIGÍ-LO.

Se quando você sai de casa diz a seus filhos que, ao voltar, espera encontrar tudo arrumado, você não está lhe dando ordens claras. Se, pelo contrário, diz a João que deve fazer a cama, a Maria que deve arrumar a cozinha, e a Pedro que deve tirar o lixo antes das 12:00 hrs é mais provável que o cumpram.

Além disso, convém estabelecer um LIMITE DE TEMPO para seu cumprimento, já que, quando não se coloca, são freqüentes as discussões sobre quando se fará a tarefa ou se cumprirá a norma.

Se, por exemplo, decide que seus filhos deverão fazer as camas aos sábados e domingos e estabelece uma hora limite para que cumpram esta tarefa, evitará muitos aborrecimentos.

As ordens e as normas devem ser RAZOÁVEIS e adequadas à idade de seu filho: isto é, deve-se assegurar de que seu filho dispõe dos recursos necessários para cumpri-la e do tempo necessário para fazê-lo.

EXIGIR NO QUE É RAZOÁVEL E JUSTO

As ordens e normas devem ser RAZOÁVEIS. Para que a obediência se converta em uma virtude, os pais devem explicar aos filhos as razões pelas quais lhes pedem algo. A partir dos 4 anos você deve insistir, portanto, em explicar-lhe o porque do que lhe pede.

Convém, também, que lhe fale sobre o que significa "obedecer". Deve deixar-lhe claro que todas as pessoas, independentemente de nossa idade, temos que obedecer: obedecemos no trabalho, na rua, dirigindo, etc. Obedecer não é coisa de criança e eles não são uma exceção. Devemos obedecer porque é bom para nós, nos ajuda a viver em sociedade, a ser mais livres e mais felizes.

É melhor exigir POSITIVAMENTE: Muitos pais dizem continuamente a seus filhos o que não devem fazer mas não lhes dão dicas precisas sobre o que esperam deles. Não é o mesmo dizer a seu filho "Não perca tempo depois da aula" que "quando acabar a aula quero que venha direto para a casa". Se você utilizar palavras positivas estará ajudando seu filho a pensar e atuar positivamente. Assim saberá o que tem que fazer e não apenas o que deve fazer.

AS PALAVRAS POSITIVAS PRODUZEM CRIANÇAS COMPETENTES

Deveremos procurar exigir NO MOMENTO OPORTUNO. Não resultará muito eficaz se você pede a seu filho que vá tomar banho na hora que está vendo seu programa favorito, ou que tire o lixo quando está fazendo seus deveres. Comece exigindo-lhe naquelas coisas que sejam mais gratificantes para a seguir passar a insistir nas quais mais lhe custam.

REFORCE POSITIVAMENTE SEU FILHO QUANDO CUMPRE AS NORMAS

De fato, muitas crianças não aprendem a obedecer porque NÃO LHES MOTIVAMOS para que obedeçam. Freqüentemente, os pais nos esquecemos de reforçar-lhes quando se portam bem. Consideramos que portar-se bem é seu dever e que, portanto, não devemos reforçar tais comportamentos. Isto constitui um grave erro. Não devemos esquecer que, de acordo com as leis da aprendizagem:

SE REFORÇAMOS UMA CONDUTA O FILHO A MANTERÁ , SE A IGNORAMOS O FILHO A EXTINGUIRÁ

Portanto, você deve procurar surpreender a seu filho fazendo bem as coisas e elogiar-lhe. Quando você lhe pede algo e ele o faz logo ao primeiro pedido, dê-lhe um abraço e diga-lhe que está contente. É a melhor maneira de fazer com que ele o repita.

Deve existir alguma CONSEQÜÊNCIA prevista se se rompe o cumprimento de uma norma e utilizar aquelas conseqüências que forem importantes para a criança.

OS CASTIGOS PREVISTOS DEVEM SER TAMBÉM RAZOÁVEIS

As conseqüências do não cumprimento das normas devem ser consistentes: Em várias ocasiões, os pais não somos coerentes e, quando a criança faz algo, atuamos de forma contraditória. Por exemplo, se quando seu filho diz palavrões, algumas vezes você ri achando graça e em outras lhe castiga severamente, a criança não saberá diferenciar as situações e será difícil que aprenda a comportar-se de forma que interiorize as pautas de comportamentos que seus pais pretendem ensinar-lhe. Estas situações geram, além disso, desconcerto, e insegurança. Portanto, não se deve esquecer que, para que uma criança aprenda é necessário que uma conduta tenha sempre o mesmo tipo de consequências.

Tenha em conta que uma aplicação coerente da regra e um castigo suave são muito mais eficazes a longo prazo que a incoerência e os castigos severos. E lembre-se que OS CASTIGOS DEVEM CUMPRIR-SE. Não ameace, portanto, com castigos que não estamos dispostos a cumprir.

Seus filhos devem compreender que, quando livremente não cumprem uma norma, são eles próprios quem ganham o castigo. Os pais simplesmente vigiam o cumprimento das regras estabelecidas e sua conseqüências.





Todo filho é empréstimo sagrado que o Criador concede aos pais para que seja burilado com o cinzel do amor.

Quase sempre o filho rebelde é alguém que necessita de carinho e firmeza para que possa reencontrar o caminho para Deus.

Assim sendo, não importa o quanto custe de sacrifício e esforço, o melhor investimento que os pais podem fazer é devolver ao Genitor Celeste essas jóias com mais brilho na alma.

Afinal, quem são nossos filhos, o que representam em nossas vidas e o que representamos nós na vida deles, além do simples relacionamento pais e filhos?

O que herdam de nós ao nascer?

A educação sem um propósito de transcendência é uma idéia vazia e estreita e pode sempre se tornar instrumento de manipulação dos poderes sociais.



Como são os pais da nova era?

Que características fundamentais precisam ter esses que carregam tão importante missão?

Conscientes.

Sim, os pais da nova era assim o são.

Conscientes de que os cuidados e a educação que darão aos filhos auxiliarão o seu aperfeiçoamento e seu bem-estar futuro.

A cada pai e a cada mãe perguntará Deus: Que fizestes do filho confiado à vossa guarda?

Conscientes, também, de que seus filhos são Espíritos, que o ser que conduzem em seus braços carinhosos, não passa de milenário viajor da evolução para o Criador. As crianças miram-se nas atitudes de seus pais. Uma ação acertada ou desequilibrada fala mais do que mil palavras, ou mil tentativas de explicação verbal.

Presentes.

Sim, os pais da nova era estão presentes nas vidas de seus filhos, como nunca antes estiveram.

Sua presença não é apenas física, mas é sentimentalmente participativa. Se não conseguem passar todo tempo que desejam com eles, aproveitam o pouco tempo que têm e se envolvem profundamente em sua vida de descobertas.

Conhecem as músicas que eles ouvem e cantam; os personagens dos livros que leem, dos filmes que assistem.

Eles curtem cada momento juntos como se fosse o último, sem pressa de acabar, sem estar com os pensamentos em outras preocupações.

Sabem que tudo passa tão rápido, e por isso aproveitam muito cada pequeno prazer, cada pequena grande conquista...

Sensíveis.

Sim, os pais da nova era são sensíveis, expressam emoções com maior facilidade e utilizam frequentemente a empatia.

Demonstram carinho com mais frequência, e optam por uma vida de transparência no lar, onde os sentimentos de todos são acessíveis e devem ser compartilhados.

Não economizam beijos, abraços e palavras positivas, pois sabem que estes são parte fundamental na construção de uma nova personalidade.

O diálogo ganha papel imprescindível nos lares desses pais, pois se apresenta como a porta de entrada para uma vida mais alegre e um convívio mais harmônico. Os deveres dos pais em relação aos filhos estão inscritos na consciência.

Evidentemente as técnicas psicológicas e a metodologia da educação tornam-se fatores nobres para o êxito desse cometimento.

Entretanto, o amor, mais que tudo, possui os elementos essenciais para o feliz desiderato.





A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família. Família é 1 conjunto de pessoas que se defendem em bloco e se atacam em particular. Observa o teu culto a família e cumpre teus deveres p/ com teu pai, tua mãe e todos os teus parentes. Educa as crianças e não precisarás castigar os homens. Paz e harmonia: eis a verdadeira riqueza d uma família. A verdadeira família é aquela unida pelo espírito e não pelo sangue. A família pode ser uma de nossas maiores fontes d felicidade. Nenhum amor é tão profundo, nenhuma alegria tão plena quanto aquela q pode existir dentro do círculo familiar. A família pode ajudar-nos a receber o melhor que a vida tem a oferecer. Na família, é possível também sentir a mais profunda tristeza. As famílias podem vacilar, e até mesmo falhar. Contudo, é possível ser feliz em família, mesmo quando passamos por tristezas. Assim como com todas as outras coisas d valor, o relacionamento familiar dá trabalho, mas vale a pena; porque a família foi feita p/a ficar junta dar-nos alegria.







Mensagem à família

Na educação de nossos filhos

Todo exagero é negativo.

Responda-lhe, não o instrua.

Proteja-o, não o cubra.

Ajude-o, não o substitua.

Abrigue-o, não o esconda.

Ame-o, não o idolatre.

Acompanhe-o, não o leve.

Mostre-lhe o perigo, não o atemorize.

Inclua-o, não o isole.

Alimente suas esperanças, não as descarte.

Não exija que seja o melhor, peça-lhe para ser bom e dê exemplo.

Não o mime em demasia, rodeie-o de amor.

Não o mande estudar, prepare-lhe um clima de estudo.

Não fabrique um castelo para ele, vivam todos com naturalidade.

Não lhe ensine a ser, seja você como quer que ele seja.

Não lhe dedique a vida, vivam todos.

Lembre-se de que seu filho não o escuta, ele o olha.

E, finalmente, quando a gaiola do canário se quebrar, não compre outra...

Ensina-lhe a viver sem portas.



Se você passar por uma guerra no trabalho, mas tiver paz quando chegar em casa, será um ser humano feliz. Mas, se você tiver alegria fora de casa e viver uma guerra na sua família, a infelicidade será sua amiga. Amor , família , justiça , pátria ,são as pedras basilares sobre as quais devemos assentar a construção de nossas vidas . Sou muito feliz pq tenho td na minha vida,Deus,familia e amigos verdadeiros.Ñ precisamos de riquezas para sermos felizes é sim de pessoas especiais q possam fazer parte da nossas vidas.





Oração da Família



Que nenhuma família comece em qualquer de repente.

Que nenhuma família termine por falta de amor.

Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente.

E que nada no mundo separe um casal sonhador.



Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte.

Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois.

Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte.

Que eles vivam do ontem, no hoje em função de um depois.

Que marido e mulher tenham força de amar sem medida.

Que ninguém vá dormir sem pedir ou dar seu perdão.

Que as crianças aprendam no colo o sentido da vida.

Que a família celebre a partilha do abraço e do pão.



Que marido e mulher não se traiam nem traiam seus filhos.

Que o ciúme não mate a certeza do AMOR entre os dois.

Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho.

Seja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois.

DICAS PARA AS MAMAES

http://www.ebb.com.br/

mais este

http://www.ebb.com.br/dicas.php

e este

http://guiadobebe.uol.com.br/gestantes/index.htm







CREDITOS DE PESQUISA

MARCELO SVOBODA

F: 418469-33-10 e-mail: marcelo.svoboda@gmail.com

msn olhovivo171@hotmail.com

Nenhum comentário: