CONTADOR DE VISITA

domingo, 28 de fevereiro de 2010

ACUPUNTURA

ACUPUNTURA















A acupuntura trata não apenas o sintoma, mas também as doenças energéticas que são diagnosticadas clinicamente e que são a base dos quadros clínicos apresentados pelo paciente.



O reconhecimento do exercício da acupuntura como atividade profissional no Brasil é atualmente foco de grandes debates entre os diversos grupos de profissionais interessados em oferecer atendimento à população através desta técnica. A medicina tradicional chinesa (MTC) indica seu uso para cerca de 300 doenças, baseada na experiência de sua adoção como técnica de tratamento para a saúde ao longo dos 5.000 anos da cultura chinesa.

Stress, ansiedade, depressão, insônia, enxaqueca, impotência e até mesmo alterações menstruais ou hormonais são algumas das enfermidades que têm sido tratadas pela acupuntura por aqueles que não conseguem alívio com tratamentos convencionais. “A acupuntura é um tratamento que busca equilibrar o organismo através da inserção, em pontos específicos da pele, de agulhas especiais. Pode-se também utilizar conforme o caso, com estímulos térmicos e elétricos, laser de baixa intensidade, ventosas entre outras formas”.

Além da avaliação tradicional (exame clínico), o profissional de acupuntura utiliza também os recursos da Lei dos cinco elementos – madeira, fogo, terra, metal e água - que envolve o ser humano, os alimentos, a natureza e tudo que nos cerca. Na primeira consulta o profissional busca estabelecer um diagnóstico de acordo com os princípios da Medicina Tradicional Chinesa. “O profissional seleciona os pontos (prescrição) de acordo com o diagnóstico, orientando ou associando a outros métodos de acordo com o diagnóstico e prognóstico realizados.

Após a limpeza da pele, as agulhas descartáveis são inseridas de forma indolor e deixadas no local, sendo retiradas após vinte a trinta minutos. “Durante o período em que as agulhas estão inseridas, o profissional pode também associar um estímulo elétrico às agulhar e recomenda-se ao paciente não se mover bruscamente, evitando que haja algum desconforto ou complicação. As sessões posteriores podem ser iguais ou ter os pontos modificados, de acordo com a evolução de cada caso em particular”.

A acupuntura é indicada para pessoas de todas as idades, inclusive crianças que são submetidas a outro processo chamado auriculoacupuntura, que são pontos colocados no pavilhão auricular.

Quando funciona melhor?

Dores de coluna e de joelho, ciática, ombro e cotovelo doloroso, bursite, tendinite, artrite, torcicolo, lesões por esforços repetitivos (LER/DORT), gastrite, azia, constipação intestinal, bronquite, asma, rinite, sinusite, enxaqueca, cefaléias em geral, vertigem e zumbidos, dores dentárias, formigamentos, ansiedade, depressão, insônia, síndrome do pânico, stress, tensão pré-menstrual (TPM), distúrbios menstruais, corrimentos genitais, sintomas de menopausa, sintomas prostáticos e urinários, hipertensão arterial, palpitações, obesidade, tabagismo, gripe e resfriado, entre outros.

1. Inúmeras possibilidades de aplicação.

É útil em qualquer doença, não importando sua localização, oferecendo auxilio de uma maneira ou de outra em todas as faixas etárias e independente do sexo, podendo ainda ser facilmente associada a outras modalidades terapêuticas.

2. Diminuição do uso de medicamentos:

Atualmente o uso de drogas está se tornando abusivo, com freqüentes intoxicações. A acupuntura regula o equilíbrio do organismo, melhorando a circulação sangüínea, aumentando a resistência corpórea e sendo capaz de mudar a constituição corporal, por isso, reduz ao mínimo a necessidade de drogas e aumenta a eficácia terapêutica. Além disso, constitui-se num tratamento mais econômico.

3. Simplicidade da instrumentação necessária:

Muitos equipamentos médicos são hoje difíceis de transformar. A acupuntura utiliza materiais simples, de fácil transporte, principalmente em algumas emergências, como o colapso, insolação ou angina. Num meio onde não há facilidade médica é mais evidente sua utilidade.

4. Segurança no tratamento

A acupuntura é uma pratica extremamente segura exigindo, no entanto, um nível técnico do terapeuta.

5. Complementa as lacunas da medicina moderna:

Apesar do constante progresso, a medicina moderna ainda não conseguiu resolver muito dos problemas que atingem o ser humano, por exemplo, doenças como as espondiloses, as periarterites degenerativas, as colagenoses, e outras auto-imunes. Em muitas destas doenças, a acupuntura, isoladamente ou associada a medicação, obtém melhores resultados.

ACUPUNTURA










Técnica de 5000 anos, oriunda da medicina chinesa que atua em pontos localizado em canais de energia com objetivo de equilibrar o individuo mental, emocional e fisicamente com ação de agulhas, os profissionais utilizam combinados com esta técnica outras técnicas da medicina chinesa, como moxabustão, massagens,sangria, ventosas , auriculoterapia ,fitoterapia e dietoterapia .Acupuntura serve praticamente para as diversas formas de desequilíbrio.

Dentre as patologias ósteo - musculares, a Acupuntura apresenta grandes benefícios nas tendinites, fibromialgia, torcicolos, lombalgias, bursites, protusão e hérnia de disco, além de dores musculares, enxaqueca, alergia, asma, ansiedade, depressão, insônia, irritabilidade, TPM, obesidade, gastrite além de muitas outras doenças.




                                                                                    
Mais informações:














Zeila Bittencourt de Souza – Naturologista e acupunturista. 41 9647-7277

mocaderoma@gmail.com

Nenhum comentário: