Natal, dia de confraternização das pessoas, dia de reencontro daqueles indivíduos que a tempo não víamos. Esqueçamos as trocas de presentes, a beleza das ruas iluminadas, o que comeremos neste dia, não importando as diferenças sociais, religiosas, culturais: somos todos filhos de um mesmo Deus, e por conseqüência irmãos. Falaremos de um irmão querido: Jesus. Lembrando o seu nascimento, sua vida e seus ensinamentos. Tudo isso nós concordamos ser o mais importante.
Que neste Natal e nos outros dias do ano lembremos dos ensinamentos de Jesus, aplicando-os em nossas vidas, seja neste mundo físico, seja no mundo espiritual. Um bom Natal a todos e que Deus e Jesus possa iluminar e abençoar a todos nós nos propósitos felizes, nos mostrando o caminho do bem, do amor e da fraternidade, que possamos retribuir a todos que encontramos esta paz que Deus e Jesus estão nos dando hoje e sempre.
Origem do Natal e o significado da comemoração
O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.
As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.
Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.
A Árvore de Natal e o Presépio
Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.
Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.
Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.
O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. As músicas de Natal também fazem parte desta linda festa.
O Papai Noel : origem e tradição
Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.
Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.
A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.
A roupa do Papai Noel
Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.
Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.
Curiosidade: o nome do Papai Noel em outros países
- Alemanha (Weihnachtsmann, O "Homem do Natal"), Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai (Papá Noel), Chile (Viejito Pascuero), Dinamarca (Julemanden), França (Père Noël), Itália (Babbo Natale), México (Santa Claus), Holanda (Kerstman, "Homem do Natal), POrtugal (Pai Natal), Inglaterra (Father Christmas), Suécia (Jultomte), Estados Unidos (Santa Claus), Rússia (Ded Moroz).
NATAL É TEMPO.
De olhar para o mundo, alimentar a chama do amor
e apreciar o milagre da vida.É tempo de seguir com atenção e humildade
os passos dos pastores e os daqueles que têm coração simples e,
em gestos de ternura, sintonizar mentes e aconchegar corações.
De mais uma vez ouvir, acolher e repetir a mensagem alegre
dos Anjos de Deus. É tempo de acalentar sonhos de harmonia
e paz e, olhando para os “anjos aqui na Terra”,
dar a nossa contribuição, para tornar este nosso espaço
Um pouco mais parecido com o Céu.
"A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações
e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham
em nossa caminhada pela vida"
"Que o Natal seja mais um momento em que as pessoas acreditem
que vale a pena viver um Ano Novo".
ORAÇÃO PARA A NOITE DE NATAL
Senhor, enfim é Natal!
E neste ano não quero presentes...
Quero mais que presentes... Quero FELICIDADE! Ao invés de receber uma jóia, eu quero sorrisos de diamantes.
Troco qualquer presente material pela felicidade da minha família e de todo o mundo, pela paz em nossos corações, pela coragem para lutarmos, pela bravura de não desistirmos, pela perseverança de viver.Aprendi que "presente" é o que conquistamos no decorrer da vida, dos atos que praticamos, do amor incondicional, da bondade que exercemos, das amizades que fazemos e preservamos.
Aprendi que "presente" é a saúde que temos, a casa que moramos, a comida na mesa, o trabalho que glorificamos, o aconchego dos amigos, os filhos que abençoamos, a harmonia em nosso lar e a paz em nosso espírito.
Descobri quais são as maiores riquezas... são as dádivas, que com muito amor cultivamos pela vida.
E sei que por isso, hoje sou rico.. muito rico Hoje posso presentear a todos que desejo:
Se posso doar tudo isso, sei que existe alguém, eternamente superior a mim, muito mais rico e poderoso. Por isso tomo a liberdade de pedir-lhe o que foge de meu alcance:- aos pobres, desamparados e menos favorecidos, coragem, proteção, oportunidades e conquistas;
- aos ricos e poderosos, benevolência, caridade, justiça e atitudes;- aos enfermos, saúde, esperança e força;
- a humanidade, paz e muita luz.Aprendi também o verdadeiro significado do Natal e do Papai Noel. O verdadeiro Papai Noel é aquele que ama a Jesus e ao próximo como a si mesmo, aquele que dá, sem nada pedir ou esperar em troca, aquele que ajuda e orienta sem egoísmo, aquele que dá o que possui de sobra e divide o que tem com quem mais precisa.
E o verdadeiro Natal vem de todas essas conquistas e glórias. Vem da certeza de que podemos, a cada ano, dar o melhor de nós, tendo a certeza de estarmos enobrecendo nossa alma e evoluindo nosso espírito.TODOS nós portanto, podemos ser o verdadeiro Papai Noel.
Sei que não sou perfeito pois sou um ser humano, sujeito a erros e provações. Por isso não estou impune de cometer erros. Portanto, peço perdão aqueles que, por acaso, magoei e feri e desculpas se alguém prejudiquei.
Mas graças ao Senhor, tenho a oportunidade de acordar todos os dias e poder consertar os meus erros e defeitos, esperando o seu perdão e pretendendo ser, cada vez mais, uma pessoa melhor.
Não devo esquecer também de agradecer ao Senhor, por tudo que recebo e por tudo o que sou, por todos os acertos, as oportunidades, pelo sol de cada amanhecer.Agradeço também a oportunidade de poder estar aqui reunido nesta noite, com as pessoas que mais amo e que você permitiu que eu as escolhesse, celebrando a união e a paz entre nossa família.
Tudo isso é mais do que um presente e agradeço também por merecê-lo.
Espero que nesta data, todos os seus filhos te louvem pelas dádivas alcançadas e que brote, no coração de cada um, a semente do amor, da justiça, da humildade, da igualdade e da fraternidade, da mesma maneira que você sempre fez conosco.
Que sejamos sempre abençoados e merecedores dessas bênçãos.
AMÉM.
DESEJO DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO PARA VC E SUA FAMILIA. UM FELIZ NATAL E UM PROSPERO ANO CHEIO DE PAZ, AMOR, CARINHO, FÉ, ESPERANÇAS REALIZAÇÕES E SUCESSOS. FORTE ABRAÇO CARINHOSO E FICA COM DEUS , VC É MUITO ESPECIAL PARA MIM .
CASAS BENEFICIADAS PELA CAMPANHA :
APAV - Associação Paranaense Alegria de Viver CRIANÇAS COM HIV
Rua Capiberibe 1546 Portão, Curitiba - PR, CEP 80330-020 - (0xx41) 3229-4779/ 9997-6930 apav@apav.com.br.
APACN - Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia
Sede Administrativa e Casa de Apoio Rua Oscar Schrappe Senior, 250 Tarumã - CEP: 82810-690. apacn@apacn.org.br Telefone: (41) 3024 7475 (41) 3024 7475
ACOA - Associação Curitibana dos Órfãos da AIDS Rua Isaac Guelmann, 4043 - Bairro Novo Mundo. Qualquer informação, ligue para 3248-0583.
O Instituto AMA – Associação Mantenedora de Apoio à Criança de Risco e Com Câncer . Endereço: Rua Emma Euvira Biancolini Bini, 33 – Capão da Imbuia - Curitiba - PR - Fones: 41 3267-4819 41 3267-4819 / 3026-4819
O Lar Amor Real – LAR - é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que abriga crianças abandonadas ou em situação de risco. (VIOLENCIA-ESTUPRO) Rua Alzira Moraes P. Machado, nº 385, São Braz. contato@laramorreal.org.br ou pelo telefone (41) 3022-7389 .
LAR BATISTA ESPERANÇA - CNPJ Nº 00.359.450/0001-75 Endereço: Rua Ten. Cel. Manoel M. Ribeiro, 233 Bom Retiro - CEP 80520-090 - Curitiba - PR - Brasil Fone/Fax(41) 3338.7989 - Fone : (41) 3016-7751 (41) 3016-7751
SEGUE AS FOTOS DAS ENTREGAS DOS BRINQUEDOS.
ACOA - Associação Curitibana dos Órfãos da AIDS Rua Isaac Guelmann, 4043 - Bairro Novo Mundo. Qualquer informação, ligue para 3248-0583.
APAV - Associação Paranaense Alegria de Viver CRIANÇAS COM HIV
Rua Capiberibe 1546 Portão, Curitiba - PR, CEP 80330-020 - (0xx41) 3229-4779/ 9997-6930 apav@apav.com.br.
O Lar Amor Real – é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que abriga crianças abandonadas ou em situação de risco. (VIOLENCIA-ESTUPRO) Rua Alzira Moraes P. Machado, nº 385, São Braz. contato@laramorreal.org.br ou pelo telefone (41) 3022-7389 .
CA SA 01
CASA 02
Que neste Natal e nos outros dias do ano lembremos dos ensinamentos de Jesus, aplicando-os em nossas vidas, seja neste mundo físico, seja no mundo espiritual. Um bom Natal a todos e que Deus e Jesus possa iluminar e abençoar a todos nós nos propósitos felizes, nos mostrando o caminho do bem, do amor e da fraternidade, que possamos retribuir a todos que encontramos esta paz que Deus e Jesus estão nos dando hoje e sempre.
Origem do Natal e o significado da comemoração
O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.
As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.
Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.
A Árvore de Natal e o Presépio
Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.
Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.
Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.
O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. As músicas de Natal também fazem parte desta linda festa.
O Papai Noel : origem e tradição
Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.
Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.
A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.
A roupa do Papai Noel
Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.
Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.
Curiosidade: o nome do Papai Noel em outros países
- Alemanha (Weihnachtsmann, O "Homem do Natal"), Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai (Papá Noel), Chile (Viejito Pascuero), Dinamarca (Julemanden), França (Père Noël), Itália (Babbo Natale), México (Santa Claus), Holanda (Kerstman, "Homem do Natal), POrtugal (Pai Natal), Inglaterra (Father Christmas), Suécia (Jultomte), Estados Unidos (Santa Claus), Rússia (Ded Moroz).
NATAL É TEMPO.
De olhar para o mundo, alimentar a chama do amor
e apreciar o milagre da vida.É tempo de seguir com atenção e humildade
os passos dos pastores e os daqueles que têm coração simples e,
em gestos de ternura, sintonizar mentes e aconchegar corações.
De mais uma vez ouvir, acolher e repetir a mensagem alegre
dos Anjos de Deus. É tempo de acalentar sonhos de harmonia
e paz e, olhando para os “anjos aqui na Terra”,
dar a nossa contribuição, para tornar este nosso espaço
Um pouco mais parecido com o Céu.
"A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações
e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham
em nossa caminhada pela vida"
"Que o Natal seja mais um momento em que as pessoas acreditem
que vale a pena viver um Ano Novo".
ORAÇÃO PARA A NOITE DE NATAL
Senhor, enfim é Natal!
E neste ano não quero presentes...
Quero mais que presentes... Quero FELICIDADE! Ao invés de receber uma jóia, eu quero sorrisos de diamantes.
Troco qualquer presente material pela felicidade da minha família e de todo o mundo, pela paz em nossos corações, pela coragem para lutarmos, pela bravura de não desistirmos, pela perseverança de viver.Aprendi que "presente" é o que conquistamos no decorrer da vida, dos atos que praticamos, do amor incondicional, da bondade que exercemos, das amizades que fazemos e preservamos.
Aprendi que "presente" é a saúde que temos, a casa que moramos, a comida na mesa, o trabalho que glorificamos, o aconchego dos amigos, os filhos que abençoamos, a harmonia em nosso lar e a paz em nosso espírito.
Descobri quais são as maiores riquezas... são as dádivas, que com muito amor cultivamos pela vida.
E sei que por isso, hoje sou rico.. muito rico Hoje posso presentear a todos que desejo:
Se posso doar tudo isso, sei que existe alguém, eternamente superior a mim, muito mais rico e poderoso. Por isso tomo a liberdade de pedir-lhe o que foge de meu alcance:- aos pobres, desamparados e menos favorecidos, coragem, proteção, oportunidades e conquistas;
- aos ricos e poderosos, benevolência, caridade, justiça e atitudes;- aos enfermos, saúde, esperança e força;
- a humanidade, paz e muita luz.Aprendi também o verdadeiro significado do Natal e do Papai Noel. O verdadeiro Papai Noel é aquele que ama a Jesus e ao próximo como a si mesmo, aquele que dá, sem nada pedir ou esperar em troca, aquele que ajuda e orienta sem egoísmo, aquele que dá o que possui de sobra e divide o que tem com quem mais precisa.
E o verdadeiro Natal vem de todas essas conquistas e glórias. Vem da certeza de que podemos, a cada ano, dar o melhor de nós, tendo a certeza de estarmos enobrecendo nossa alma e evoluindo nosso espírito.TODOS nós portanto, podemos ser o verdadeiro Papai Noel.
Sei que não sou perfeito pois sou um ser humano, sujeito a erros e provações. Por isso não estou impune de cometer erros. Portanto, peço perdão aqueles que, por acaso, magoei e feri e desculpas se alguém prejudiquei.
Mas graças ao Senhor, tenho a oportunidade de acordar todos os dias e poder consertar os meus erros e defeitos, esperando o seu perdão e pretendendo ser, cada vez mais, uma pessoa melhor.
Não devo esquecer também de agradecer ao Senhor, por tudo que recebo e por tudo o que sou, por todos os acertos, as oportunidades, pelo sol de cada amanhecer.Agradeço também a oportunidade de poder estar aqui reunido nesta noite, com as pessoas que mais amo e que você permitiu que eu as escolhesse, celebrando a união e a paz entre nossa família.
Tudo isso é mais do que um presente e agradeço também por merecê-lo.
Espero que nesta data, todos os seus filhos te louvem pelas dádivas alcançadas e que brote, no coração de cada um, a semente do amor, da justiça, da humildade, da igualdade e da fraternidade, da mesma maneira que você sempre fez conosco.
Que sejamos sempre abençoados e merecedores dessas bênçãos.
AMÉM.
DESEJO DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO PARA VC E SUA FAMILIA. UM FELIZ NATAL E UM PROSPERO ANO CHEIO DE PAZ, AMOR, CARINHO, FÉ, ESPERANÇAS REALIZAÇÕES E SUCESSOS. FORTE ABRAÇO CARINHOSO E FICA COM DEUS , VC É MUITO ESPECIAL PARA MIM .
CASAS BENEFICIADAS PELA CAMPANHA :
APAV - Associação Paranaense Alegria de Viver CRIANÇAS COM HIV
Rua Capiberibe 1546 Portão, Curitiba - PR, CEP 80330-020 - (0xx41) 3229-4779/ 9997-6930 apav@apav.com.br.
APACN - Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia
Sede Administrativa e Casa de Apoio Rua Oscar Schrappe Senior, 250 Tarumã - CEP: 82810-690. apacn@apacn.org.br Telefone: (41) 3024 7475 (41) 3024 7475
ACOA - Associação Curitibana dos Órfãos da AIDS Rua Isaac Guelmann, 4043 - Bairro Novo Mundo. Qualquer informação, ligue para 3248-0583.
O Instituto AMA – Associação Mantenedora de Apoio à Criança de Risco e Com Câncer . Endereço: Rua Emma Euvira Biancolini Bini, 33 – Capão da Imbuia - Curitiba - PR - Fones: 41 3267-4819 41 3267-4819 / 3026-4819
O Lar Amor Real – LAR - é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que abriga crianças abandonadas ou em situação de risco. (VIOLENCIA-ESTUPRO) Rua Alzira Moraes P. Machado, nº 385, São Braz. contato@laramorreal.org.br ou pelo telefone (41) 3022-7389 .
LAR BATISTA ESPERANÇA - CNPJ Nº 00.359.450/0001-75 Endereço: Rua Ten. Cel. Manoel M. Ribeiro, 233 Bom Retiro - CEP 80520-090 - Curitiba - PR - Brasil Fone/Fax(41) 3338.7989 - Fone : (41) 3016-7751 (41) 3016-7751
SEGUE AS FOTOS DAS ENTREGAS DOS BRINQUEDOS.
ACOA - Associação Curitibana dos Órfãos da AIDS Rua Isaac Guelmann, 4043 - Bairro Novo Mundo. Qualquer informação, ligue para 3248-0583.
APACN - Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (CANCER)
Sede Administrativa e Casa de Apoio Rua Oscar Schrappe Senior, 250 Tarumã - CEP: 82810-690. apacn@apacn.org.br Telefone: (41) 3024 7475 (41) 3024 7475APAV - Associação Paranaense Alegria de Viver CRIANÇAS COM HIV
Rua Capiberibe 1546 Portão, Curitiba - PR, CEP 80330-020 - (0xx41) 3229-4779/ 9997-6930 apav@apav.com.br.
O Lar Amor Real – é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que abriga crianças abandonadas ou em situação de risco. (VIOLENCIA-ESTUPRO) Rua Alzira Moraes P. Machado, nº 385, São Braz. contato@laramorreal.org.br ou pelo telefone (41) 3022-7389 .
CA SA 01
CASA 02
LAR BATISTA ESPERANÇA - CNPJ Nº 00.359.450/0001-75 Endereço: Rua Ten. Cel. Manoel M. Ribeiro, 233 Bom Retiro - CEP 80520-090 - Curitiba - PR - Brasil Fone/Fax(41) 3338.7989 - Fone : (41) 3016-7751 (41) 3016-7751
PRESTAÇÃ DE CONTAS AOS DOADORES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário