CONTADOR DE VISITA

quarta-feira, 24 de março de 2010

O QUE É A GINÁSTICA CEREBRAL

O QUE É A GINÁSTICA CEREBRAL















INTRODUÇÃO

Hoje, é grande a preocupação das pessoas em melhorar sua qualidade de vida, para que possam enfrentar, com maior possibilidade de sucesso, as diversas situações que surgem no dia-a-dia da vida pessoal e profissional.

Há um consenso de que, para se obter e manter uma boa qualidade de vida, não é suficiente desenvolver apenas o potencial físico, preparando o corpo através de ginástica, exercícios e atividade aeróbica. Numa visão holística do ser humano, é necessário também o desenvolvimento do potencial interno.

O interesse pelo desenvolvimento físico deve ser igual ao interesse pelo desenvolvimento emocional e psicológico. Mas, ao contrário do que ocorre com a “febre” do condicionamento físico, que leva milhares de pessoas às academias, parques e à compra de equipamentos específicos, não se percebe a mesma movimentação no sentido de uma preparação interna, com atividades que desenvolvam o saber, a concentração, a inteligência, a disposição, a criatividade e o reforço das forças interiores.

O cuidado com o espírito e a consciência é tão necessário no momento atual quanto a preparação do corpo, e deve ser uma preocupação de todos nós. É o que irá levar ao despertar de todo o nosso potencial como indivíduos, através da fundamental integração entre mente e corpo.

O DESENVOLVIMENTO CEREBRAL

Um importante (se não o mais importante) órgão do corpo humano, responsável pela inteligência e pelos sucessos e insucessos pessoais e profissionais, é o cérebro, a estrutura mais complexa existente e o mais desafiante instrumento criado pela natureza. Tão importante que é o único órgão que tem uma “embalagem” rígida para sua proteção, que é o crânio.

É ele que cuida não só da manutenção da nossa vida como, também, das nossas emoções, da capacidade de raciocinar mais claramente, da facilidade maior ou menor de encontrar soluções para as diversas situações enfrentadas, pelo desenvolvimento da criatividade, pela nossa inteligência e pela aprendizagem.

Ao contrário dos demais órgãos, o cérebro é o único que pode melhorar seu desempenho com o passar do tempo, quanto mais for utilizado. Um cérebro que está sendo constantemente exigido, treinado, utilizado e desafiado, terá um desempenho cada vez melhor; independente da idade da pessoa.

O TREINAMENTO DO CÉREBRO

E como o cérebro é treinado? Como podemos melhorar seu desempenho? Existem diversas maneiras e uma delas é através da utilização da técnica chamada GINÁSTICA CEREBRAL.

O QUE É GINÁSTICA CEREBRAL?

O cérebro funciona através dos estímulos que recebe dos sentidos da audição, visão, olfato, tato, e paladar, que estão constantemente municiando-o de informações que captam do ambiente.

Estas informações são recebidas e transformadas em descargas elétricas e transmitidas de neurônio para neurônio (as células do cérebro) através dos dendritos e sinapses (ligações cerebrais entre neurônios) para as diversas memórias que compõem nosso cérebro, onde ficam arquivadas aguardando o momento de serem utilizadas.

Poderíamos pensar que mais inteligente será uma pessoa quanto mais informações forem captadas pelos sentidos e arquivadas nas memórias cerebrais. Mas será isso mesmo? É assim que funciona?

Não é bem assim, porque não basta, apenas, ter as informações arquivadas nas memórias cerebrais. A medida da inteligência é dada, principalmente, pela rapidez e pela presteza com que essas informações são resgatadas no arquivo cerebral onde estão arquivadas, são cruzadas com informações que vêem de outros arquivos, e colocadas à disposição da pessoa para as decisões necessárias.

Para que todo esse trabalho de resgate e cruzamento de informações aconteça com eficácia e rapidez, é preciso que o cérebro esteja com todos os seus “caminhos de informação” ou sinapses devidamente desimpedidos, ativos, em forma e prontos para serem utilizados. Só assim as informações arquivadas serão resgatadas no momento certo, no tempo necessário e circularão com rapidez, auxiliando nas decisões.

Daí a necessidade do cérebro ser constantemente exercitado para “abrir” os caminhos e aumentar as ligações, e isso pode ser feito através de exercícios e movimentos coordenados do corpo que, executados de maneira apropriada, acessam e estimulam partes específicas do cérebro, antes pouco utilizadas e desconectadas do conjunto cerebral.

Como o cérebro é dividido em duas partes chamadas hemisférios (direito e esquerdo), e como essas duas partes são responsáveis por atividades e controles diferentes no corpo, é necessário ativar e estimular esses hemisférios para que trabalhem simultânea e integralmente, oferecendo a possibilidade de utilização do cérebro de maneira total, em todo o seu potencial. Esses movimentos têm, também, essa finalidade.

Esta é a base da GINÁSTICA CEREBRAL, desenvolvida a partir da década de 70 por uma equipe de cientistas da Universidade da Califórnia, coordenada por um médico indiano radicado nos Estados Unidos chamado Paul Denisson, que uniu a pesquisa científica de laboratório com alguns princípios de filosofias e técnicas orientais, como o tai chi chuan, acupuntura, yoga e outros, criando uma série de exercícios.

Executados diariamente, esses exercícios têm, entre outros objetivos, “dar a partida” ao cérebro de maneira que possamos aproveitar eficazmente todo o seu potencial, tornando-o mais alerta, mais claro na maneira de pensar, mais energético e mais positivo.

VANTAGENS DA GINÁSTICA CEREBRAL

Os exercícios da GINÁSTICA CEREBRAL têm, como um dos seus méritos, o fato de serem de fácil assimilação e execução por qualquer pessoa de qualquer idade, sem necessidade de um acompanhamento técnico para sua realização, pois são todos exercícios físicos baseados em movimentos naturais.

Qualquer pessoa informada de como realizá-los, como e porque devem ser feitos e quais as vantagens que eles trazem, pode começar a trabalhar seu cérebro imediatamente, de maneira a torná-lo mais positivo e energético, pois não existe nenhuma contra-indicação.

As vantagens da GINÁSTICA CEREBRAL são evidentes. Com o cérebro exercitado vivemos mais e melhor, evitando ou diminuindo os efeitos de alguns problemas característicos da velhice, como a perda de memória e a senilidade. Desenvolvemos, também, um entendimento melhor das coisas, despertamos a criatividade e aumentamos a capacidade de aprendizagem de raciocínio e de memória, utilizando todo o nosso potencial cerebral.

GINÁSTICA CEREBRAL NO TRABALHO

No trabalho, a GINÁSTICA CEREBRAL propicia facilidades como falar em público com mais desenvoltura, participar mais produtivamente de reuniões, entender melhor as coisas que são faladas (imagine a importância disso para quem trabalha com telemarketing, ou quem participa de reuniões), elaborar melhor planejamento e agenda de trabalho e aumentar a capacidade de concentração.

Como alguns exercícios são específicos para aumentar o magnetismo pessoal, o desgaste diminui durante o dia de trabalho e o rendimento profissional aumenta. Um vendedor, por exemplo, com seu magnetismo pessoal aumentado, se posiciona melhor frente ao cliente.

A GINÁSTICA CEREBRAL também ajuda no combate ao estresse, um dos males do homem moderno. Movimentos específicos ativam partes do cérebro onde, geralmente, o estresse se acumula, provocando seu desaparecimento e liberando essas regiões para acumularem energia positiva.

Com a prática constante da GINÁSTICA CEREBRAL o cérebro torna-se mais ativo, energético e disposto para o trabalho e nos torna pessoas mais inteligentes, com auto-estima reforçada e vitoriosas em nossa vida pessoal e profissional.



• A GINÁSTICA CEREBRAL® procura, entre outras coisas, ativar as chamadas “zonas de sombra” existentes em nosso cérebro, prevenindo a decadência desse órgão tão importante.

Para isso, seus exercícios fortalecem a comunicação entre as células do cérebro (os neurônios) fazendo com que continuem sempre ativas, limitando suas perdas e mantendo clareza de raciocínio. Ela também é uma arma eficaz no combate ao estresse e a depressão, mantendo o equilíbrio emocional.



• As empresas que buscam melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores estão preocupadas em desenvolver não apenas o físico mas, também, a mente. Por isso, a SERAP tem realizado apresentações da GINÁSTICA CEREBRAL® em diversas organizações, ensinando os participantes a desenvolverem mais ligações entre os neurônios e a manter o equilíbrio entre os hemisférios cerebrais. Contate a SERAP para realizar essa palestra em sua empresa.



• O computador já pode ser operado pela mente humana. Cientistas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) elaboraram um software que decodifica os sinais cerebrais responsáveis pelos movimentos de esquerda e direita realizados pela mão do homem e, com isso, conseguiram desenvolver a primeira interface de comunicação cérebro/computador da América Latina.

A conexão entre a pessoa e o computador é feita por meio de eletrodos em contato com regiões específicas do cérebro. No monitor, é visto um círculo branco sobre um fundo escuro. O usuário deverá, então, imaginar que está movendo o círculo para a esquerda ou para a direita, como se utilizasse um mouse. O resultado pode ser observado na tela: o círculo caminha de acordo com o comando mental da pessoa.

• Nosso cérebro fica “sujo” porque, no nosso cotidiano, vamos arquivando coisas desnecessárias, como informações improcedentes, dúvidas existenciais, uma pequena depressão, medos diversos e outras coisas que, na verdade, não nos interessam, mas que ficam por lá, ocupando espaço e tornando nosso cérebro menos eficaz e mais lento. Por isso, recomendamos que, periodicamente, se faça uma “faxina geral” no cérebro, mas parece que as pessoas não priorizam essa atividade, e continuam com um cérebro “sujo”, lento e cansado.

Como limpar o cérebro? Veja algumas sugestões simples de serem aplicadas:

- Férias, mas férias mesmo, mantendo distância do noteboock, celular, televisão;

- Leitura de bons livros;

- Um curso de auto-ajuda, para balançar seu emocional;

- Terapia;

- Um bom programa de meditação;

- Retiro espiritual, desses feitos em épocas de carnaval, fim de ano etc.

• Há muito que os cientistas descobriram que é possível aumentar o número de sinapses, que são as ligações existentes entre os neurônios. Quanto mais informação e conhecimento, mais sinapses vão se formando, porque as células nervosas não trabalham isoladas, dependem da rede a que pertencem. E, quanto mais ligados entre si os neurônios estiverem, melhor será o desempenho das funções cerebrais.



Na prática funciona da seguinte forma: quanto maior o conhecimento de uma pessoa e sua diversidade de interesses, maior é o número de sinapses. E, neste caso, quantidade é qualidade: “O aumento das sinapses melhora o raciocínio e a memória, pois há um incremento da velocidade da transmissão de informações entre os neurônios”. É o mesmo raciocínio de estradas e ruas. Quanto mais vias de acesso, maior a possibilidade de atalhos e rapidez de deslocamento.



Até bem pouco tempo, acreditava-se que era possível aumentar apenas o número de sinapses. Porém, estudos recentes atestam que é possível aumentar o número de neurônios que possuímos: cientistas conseguiram provocar a proliferação de células nervosas no cérebro de ratos submetidos a estímulos cerebrais e a exercícios físicos. A partir desta informação, a conclusão óbvia é que o desenvolvimento do cérebro humano é ilimitado.



• Luiz Eduardo Gasparetto, diretor da SERAP, detentora da marca GINÁSTICA CEREBRAL® no Brasil, fez neste mês palestras sobre o assunto no III Simpósio de Psicologia e Fonoaudiologia em Poços de Caldas, patrocinado pela Interclínica Ribeiro do Valle e na Escola de Natação Takeda, de São Paulo, para fisioterapeutas e professores de natação. Ainda na programação deste mês está prevista uma palestra aberta à participação dos interessados. Entre em contato com a SERAP através de e-mail, se tiver interesse em participar.



• Se você fica muito tempo sentado em frente ao computador, é provável que acumule tensões em partes específicas do corpo, como nos ombros e na parte da nuca. Para aliviar essa tensão, faça um dos exercícios recomendados pela GINÁSTICA CEREBRAL® chamado CORUJA.



Segure o ombro direito com a mão esquerda e aperte os músculos do ombro com firmeza. Gire a cabeça olhando para trás por cima do ombro direito. Mantenha essa posição, respire fundo e puxe os seus ombros para trás. Mantenha a posição por 1 minuto. Em seguida, olhe por cima do outro ombro por mais 1 minuto sem soltar a mão do ombro. Descanse o queixo no tórax e respire fundo, relaxando os músculos. Repita o exercício segurando o ombro esquerdo com a mão direita, olhe por cima do ombro e volte a abrir os ombros. Mantenha por 1 minuto. Em seguida olhe por cima do outro ombro e volte a abrir os ombros. Descanse o queixo no tórax e respire fundo.



Repita esse exercício sempre que sentir acúmulo de tensão nos ombros e nuca.

CÉREBRO ÁGIL, MENTE SAUDÁVEL , INTELIGÊNCIA, MELHOR PERCEPÇÃO, RESPOSTAS RÁPIDAS










A Neuróbica é composta de exercícios para o cérebro.

A Neuróbica ou Ginática Cerebral capacitará você a aprender mais rápido, fortalecer a concentração, o raciocínio, a memória e liberar a criatividade.

Com a Neuróbica quebramos a rotina do cérebro deixando-o mais ativo para vencer os desafios no trabalho e nos estudos.

A neuróbica é o resultado prático dos estudos da Neurociência.





DICAS DE NEURÓBICA



Quebre a rotina. Saia do piloto automático, pois ele enfraquece o cérebro e a mente. Dezenas de exercícios podem ser praticados. Veja alguns deles:



1. Feche os olhos e escute só os pássaros.

2. Mude o trajeto de casa para o trabalho e vice-versa.

3. Faça massagem suave na testa e na cabeça.

4. Crie desafios para o cérebro, ex.: faça palavras-cruzadas.

5. Diminua a dependência dos olhos.Vista-se com os olhos fechados.

6. Mude o que come no café da manhã.

7. Mude de supermercado para ver o que encontra de novo no outro mercado.

8. Mude de lugar na sala de aula.

9. Experimente algo inesperado toda a semana.

10. Crie uma nova posição para fazer amor!

Nenhum comentário: