CONTADOR DE VISITA

segunda-feira, 10 de maio de 2010

ACUPUNTURA / Moxabustão / Auriculoterapia / Ventosaterapia / ACUPUNTURA E ESTÉTICA.

ACUPUNTURA














 Medicina tradicional chinesa (MTC) indica seu uso para cerca de 350 doenças, baseada na experiência de sua adoção como técnica de tratamento para a saúde ao longo dos 5.000 anos da cultura chinesa.


A partir das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sugerindo seu oferecimento entre as formas de medicina complementar.


Acupuntura ou acupunctura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa e um método de tratamento considerado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS - Organização Mundial da Saúde.

A acupuntura consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos", para obter efeito terapêutico em diversas condições.



Moxabustão



De história milenar, originária do norte da China, moxabustão - 灸 - jiŭ (pinyin) significa, literalmente, "longo tempo de aplicação do fogo", uma espécie de acupuntura térmica, feita pela combustão da erva Artemisia sinensis e Artemisia vulgaris.

É uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa. Baseia-se nos mesmos princípios e conhecimento dos meridianos de energia trabalhados na acupuntura, sendo amplamente utilizada nos sistemas de medicina tradicional da China, Japão, Coréia, Vietnam, Tibete, e Mongólia. Acredita-se que seja anterior à acupuntura.

A moxabustão trata e previne doenças através da aplicação de calor em pontos e/ou certos regiões do corpo humano.




Auriculoterapia





É uma técnica de diagnóstico e tratamento baseada no pavilhão auricular. Aurículo (orelha) + terapia (tratamento), ou seja, um tratamento através da orelha. O têrmo se refere a uma modalidade de reflexoterapia, não deve ser confundido com a Auriculopuntura, especialidade da acupuntura.

A Auriculopuntura se baseia em princípios distintos da reflexoterapia (apesar de muitas semelhanças), associados ao conhecimento dos meridianos trabalhados pela medicina tradicional chinesa.

Auriculopuntura ou Acupuntura auricular (耳燭療法) é uma especialidade da Acupuntura que tem como foco o tratamento do quadro apresentado, diretamente no pavilhão auricular tonificando assim os pontos patógenos, através de agulhas previamente preparadas para este fim. Existem mais de 200 pontos de acupuntura na orelha.

Na acupuntura as diversas regiões ou pontos podem ser estimuladas de diversas maneiras, como através de agulhas colocadas por 20 a 30 minutos, ou pequenas agulhas semi-permantentes que podem permanecer por até 5 dias.

São utilizadas também sementes de diversas plantas para massagem dos pontos, sendo a mais utilizada a de mostarda.

Mapa Auricular

O mapa auricular é um desenho ou foto na qual localizam-se as áreas reflexas do corpo inteiro. Existem diversos tipos de mapas com poucas divergências, mas o padrão é sempre o mesmo.



Yin/Yang e anatomia.


Quanto a descrição e classificação anatômica a cultura chinesa possui ampla nomenclatura que descreve as diversas partes, pontos, regiões, órgãos e sistemas do corpo onde os princípios do Yin - Yang são aplicados, diferenciando tanto as formas como funções, por exemplo:

• Yin : lado direito; parte anterior (ventral); parte palmar; interior do corpo; membros inferiores; tronco; cheio (sólido); órgãos /meridianos zang: fígado, coração, rim, pulmão, baço-pancreas, pericárdio.

• Yang: lado esquerdo; parte posterior (dorsal); parte volar; exterior; membros superiores; cabeça; oco, vazio (luz); órgãos/meridianos fu: intestino delgado, i. grosso, estômago, bexiga, vesícula - biliar, tríplice aquecedor (san jiao), cérebro, útero.


Eis uma breve síntese da aplicação desses conceitos ao conjunto de sinais e sintomas usualmente identificados na semiologia médica.

• Yin: processos crônicos; tendência à obesidade; congestão; passiva; hipotermia; tonus muscular diminuído; flacidez; sensibilidade diminuída; pele úmida, fria; sonolência; voz apagada; pessimismo; olhar apagado; aspecto alquebrado; timidez; depressão; inibição; distensão; contração; equilíbrio estático; coma, estupor.

• Yang: processos agudos; tendência ao emagrecimento; inflamação; febre; tonus muscular aumentado; espasmo; sensibilidade aumentada; pele seca, quente; insônia; voz vibrante; otimismo; olhar brilhante; aspecto arrogante; desembaraço; ansiedade; excitação; tensão; dilatação; alteração dos movimentos; convulsão.


Ventosaterapia


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
É um tipo de terapia adotado em diversas correntes da medicina tradicional que emprega ventosas. Em chinês é representada pelo ideograma 拔罐.


Esta forma de terapia é utilizada desde tempos remotos em quase todas as civilizacões, como a européia, oriental, africana e indígena.

Os indios usavam chifres e faziam a vácuo sugando o ar, os orientais costumavam empregar o bambu, e a europa desenvolveu a ventosa como conhecemos hoje, empregando o vidro.

Os copos redondos de vidro são aquecidos internamente com fogo, que cria um vácuo em seu interior, gerando uma força de sucção. Os copos são aplicados imediatamente após o aquecimento em áreas especificas da pele que necessitam de tratamento, principalmente nas costas.




A EVOLUÇÃO DA ACUPUNTURA CONTRA O TABAGISMO.


ACUPUNTURA PARA PARAR DE FUMAR - TERAPIA AURICULAR CONTRA O HABITO DE FUMAR .


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Este novo e exclusivo método para deixar de fumar, foi desenvolvido recentemente. É comprovadamente eficaz e, sendo um método não invasivo, torna-se mais confortável para o fumante do que o ponto cirúrgico.


Este método consiste em uma única aplicação de dois minúsculos selos aderentes totalmente invisíveis. Eles são descartáveis, vão permanecer por quinze a vinte dias, em um local bem definido do pavilhão de uma das orelhas. Trate-se de uma forma de “sensibilização”. Nenhuma medicação, radiação, choque, pressão ou calor esta sendo aplicada ou utilizada. Esta técnica é totalmente “não invasiva”. Não há necessidade de tomar um antidepressivo como o Zyban ou fazer a reposição de nicotina com adesivos, gomas de mascar, cigarro eletrônico etc.

A atuação destes selos aderentes evita o aparecimento das reações da síndrome de abstinência, caracterizada por ansiedade, insônia e nervosismo. É interessante notar que, em nossa experiência, quanto maior é o grau de dependência da nicotina (o período de tempo fumando e a quantidade de cigarros por dia), melhor é a probabilidade de êxito.

Com isso, o fumante deixa o cigarro sem dificuldade na grande maioria dos casos. O efeito ocorre algumas horas após a sensibilização da área. Não há contraindicações ou efeitos colaterais. As únicas reações físicas eventuais podem ser sono e dores de cabeças passageiras, nas primeiras 48 horas.


Princípio da auriculoterapia, que é uma disciplina terapeutica voltada para a cura e o bem estar através da estimulação do pavilhão auricular(orelha).

A estimulação do ponto atinge um dos 4 nervos auriculares que mandam um mensagem ao cérebro através o SNC com a liberação de endorfinas que um ormonio endogeno e que funciona como uma substância inibitória, que promove as sensações de calma, tranqüilidade, relaxamento e prazer.

Os ímãs devem ser aplicados durante, pelo menos, 3 horas e um maximo de 4 horas por dia.


Outros tratamentos da acupuntura

Dores na coluna, enxaqueca, Lesão por Esforço Repetitivo, insônia e estresse são problemas comuns para muitos trabalhadores.





Acupuntura é a melhor opção para gravidez e no período de amamentação .

É sabido sobre as restrições terapêuticas que o período de pré-natal impõe à gestante. O que poucos conhecem é que a acupuntura pode amenizar e resolver problemas como enxaqueca, enjôos etc. Durante o pré-natal, a acupuntura é o tratamento mais seguro e que quase não tem efeitos colaterais. “A técnica é indicada para tratar problemas como dor de cabeça, enxaqueca, enjôo, lombalgia, dor abdominal, ansiedade/estresse, depressão, gastrite, dor nas pernas por causa de peso, rinite, depressão pós-parto”, afirma. “Nas primeiras sessões a gestante já pode se sentir melhor”, disse a especialista.


A prática de acupuntura ganhou credibilidade principalmente por seu efeito no alívio da dor de várias origens. Além do efeito analgésico, provoca múltiplas respostas biológicas.

Estudos mostram que a prática pode ativar o hipotálamo e a glândula pituitária, resultando num amplo espectro de efeitos sistêmicos, aumento na taxa de secreção de neurotransmissores e neurohormônios, melhora do fluxo sanguíneo.



ACUPUNTURA E ESTÉTICA.

 
 
 
 
 
 
 
A acupuntura invadiu as clínicas estéticas e tem apresentado significativos resultados nos tratamentos de beleza, melhorando os casos de acne, flacidez, celulite, rugas de expressão e excesso de peso, mostrando que as agulhadas compensam.






O QUE É TERAPIA DAS PEDRAS QUENTES?


 

O contato com a natureza pode trazer benefícios que a gente, às vezes, nem desconfia. Imagina a cena: você, andando pelo campo, aquelas pedras ali, jogadas, no caminho, meio estorvando, meio decorando. Você passa e simplesmente esquece. Não dá importância. Passados alguns minutos e você nem lembra mais do que viu. Já aconteceu algo parecido, ou não? Quem poderia imaginar que elas, as pedras do caminho, agora passariam a ser o centro das atenções do mundo da estética?

A terapia das pedras quentes, ou o fato de massagear o corpo com pedras aquecidas e frias, de acordo com a necessidade do paciente, é um conceito moderno se considerarmos a regularização

da técnica (na Europa e Estados Unidos existe há oito anos), mas existem referências do seu uso já no Egito antigo e no Velho Testamento.



As manobras utilizadas na técnica são herança da massagem sueca e do shiatsu. Isso somado às teorias de moxa, a técnica oriental que usa a termoterapia para curar, os conhecimentos de Geoterapia e Massoterapia. Alternando a aplicação no corpo de pedras frias e quentes, consegue obter uma sinergia, reações fisiológicas e orgânicas que fazem muito bem. As pedras são dispostas ao longo dos músculos, no intuito de transmitir energia que religa a força interior. A aplicação é profunda.



Conheça outras aplicações das pedras quentes.

Melhora as funções orgânicas

A aplicação das pedras permite que se realize massagem profunda sem as dores da massagem convencional. O calor aplicado também vai atuar em profundidade, possibilitando atingir benefícios inalcançáveis pela termoterapia convencional. O poder das pedras sobre os receptores dos



sentidos faz com que se forme uma mensagem intercelular conectando o corpo e a mente que, reenergizada, passa a ter maior influência no comando da saúde geral do organismo.



Harmoniza corpo, mente e espírito

O contato com as pedras ajuda o cliente a reconectar-se com suas raízes, com a energia da Terra, trazendo equilíbrio à sua vida diária, usando a energia eletromagnética que existe em todas as coisas. A Termoterapia induz à liberação de emoções bloqueadas e a técnica de massagem utilizada facilita ao máximo essa liberação. A terapia das pedras quentes ultrapassa a experiência física de massagem típica e entra em dimensões mais profundas de relaxamento, saúde e bem-estar, criando uma linha positiva para a cadeia "Corpo-Mente-Espírito".

Equilibra o sistema nervoso

A sinergia da massagem com pedras quentes e a termoterapia não se limitam a deslizamento sobre os músculos. As manobras executadas com pedras quentes permitem alcançar as terminações nervosas superficiais que comunicam ao sistema nervoso a energia positiva que equilibra a perfeita união do corpo e mente. O relaxamento obtido atingirá níveis nunca antes experimentados.





BAMBUTERAPIA OU BAMBOO MASSAGE.


A Bambuterapia ou Bamboo Massage,como também é conhecida, estimula as glândulas, proporcionando um efeito drenante e redutor de gordura localizada.


A celulite, o grade vilão da beleza feminina, esta presente em 80% das mulheres ocidentais. Cada vez aparece mais cedo, atingindo mesmo jovens adolescentes e ao receitando até as mulheres magras. Tem como maior conseqüência o componente estético, onde, em muitos casos, se faz notar na pele com a formação tipo “casca de laranja” causada pelas aderências fibrosas que forçam a retração da derme.

O excesso de gordura corporal e a ação hormonal podem levar ao depósito de tecido gorduroso em determinadas partes do corpo. No homem o local prefercial é a barriga e os “pneuzinhos” e na mulher é a região do quadril, onde aparece o famoso “culote”. Na mulher andróide, é na barriga, como o homem. O excesso de gordura pode existir mesmo em pessoas sem excesso de peso, o que explica presença de culote ou barriga, mesmo em mulheres aparentemente magras.

Flacidez

A flacidez dérmica é um processo lento e progressivo que faz com que as fibras de sustentação da pele, o colágeno e a elastina, enfraqueçam com o passar do tempo, principalmente por causa do envelhecimento natural do organismo. Além deste fator, a genética influencia consideravelmente no aparecimento da flacidez, além da raça, uso de corticóides, dietas hipopreteicas e, principalmente, o fotoenvelhecimento.

A Flacidez muscular é ocasionada pela falta de atividade física, de contração muscular, imobilidade, deixando o músculo com espessura diminuída e ondulações na pele que comprometem o visual estético.




Diante de tantas possibilidades terapêuticas para tratamento destes distúrbios estéticos surge a bambuterapia, técnica que se utiliza de bambus como recurso massageador. A técnica é originaria na França.


A massagem é feita com bambus de diferentes tamanhos e, além de relaxar e despertar a energia, ainda promove uma drenagem linfática. A técnica de massagem com bambu funciona da seguinte forma: as varas de bambu agem como se fossem o prolongamento dos dedos, e por isso, dá a possibilidade de alcançar todas as regiões do corpo, proporcionando novas sensações para quem a recebe, além do efeito de relaxamento, drenagem, equilíbrio energético, modelagem e tonificarão muscular.

A bambuterapia colabora como conduta terapêutica para os tratamentos de celulite, flacidez e gordura localizada.






Objetivos da técnica: Melhorar a oxigenação, nutrição, promover aquecimento, vasodilatação, limpeza cutânea, renovação celular, desintoxicação, drenagem venosa, circulação artéria, liberar aderências, induzir ao relaxamento, renovação celular, renovação de manto hidrolipidico, estimulo a diurese, sudorese, tonificação muscular e melhoria da permeabilidade dos ativos cosméticos.



Não devemos esquecer, embora a Bambuterapia seja um recurso estético extremamente eficaz é necessário seguir algumas orientações, tais como:

• Tomar muita água;

• Atividade Física;

• Diminuir a ingestão de sal;

• Alimentação balanceada;

• Assiduidade nos tratamentos estéticos;

• Cuidado cosmético diários.





A NATUROLOGIA utiliza-se de técnicas naturais de tratamento sobre a prevenção, a promoção e a manutenção da saúde tendo como apoio pesquisas e estudos que contribuam para a validação das mesmas.












A NATUROLOGIA é uma profissão da área da saúde que utiliza métodos naturais, tradicionais e modernos de cuidado, visando a promoção, manutenção e recuperação da saúde, a melhoria da qualidade de vida e o equilíbrio do ser humano com o meio em que vive.















Entre os conhecimentos usados por esta prática, destacam-se disciplinas da área de humanas (como: fundamentos de psicologia, fundamentos de naturologia: embasamentos filosóficos, antropologia, gestão em saúde), disciplinas da área da saúde (morfologia humana, processos funcionais e patológicos, físico-química dos sistemas biológicos, relação parasito-hospedeiro, farmacologia) e disciplinas específicas à formação do naturólogo envolvendo outras pseudociências como: terapias orientais (chinesas e japonesas), ayurvédicas, vibracionais e antroposóficas, técnicas de meditação, arte integrativa, aromaterapia, hidroterapia, massoterapia, fitoterapia, reflexologia, iridologia, essências florais e vibracionais, nutrição e dietas naturais, entre outras.



Shantala:


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A massagem especial para bebes, consiste em movimentos lentos, suaves compressões e alongamentos passivos por todo o corpo do bebê, tais como: peito, braços, mãos, barriga, pernas, pés, costas e rosto.




Shantala possui inúmeros benefícios no desenvolvimento global do bebê, tais como:

Melhora o relacionamento mãe-pai-bebê e fortalece o vínculo afetivo;

Ativa a circulação sanguínea e linfática;

Promove o relaxamento, diminuindo stress;

Tranqüiliza e melhora qualidade do sono;

Aliviará ou previnirá gases, cólicas ou prisão de ventre;

Amplia capacidade respiratória;

Aumenta resistência imunológica;

Auxilia no crescimento físico;

Favorece o ganho de peso;

O bebê desenvolve atenção para o próprio corpo;

Auxilia no desenvolvimento motor;

Minimiza o stress na fase de dentição;

Os pais aprendem a conhecer melhor o bebê.

Shantala também contribui no tratamento de crianças especias, tais como:

Auxilia o pleno desenvolvimento de crianças prematuras;

Auxilia no tratamento de crianças portadoras de necessidades especiais como Síndrome de Down e Paralisia Cerebral;

Contribui no tratamento de crianças autistas e hiperativas.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
MAIS INFORMAÇÕES:



ZEILA BITTENCOURT DE SOUZA – NATUROLOGISTA E ACUPUNTURISTA. 41 9647-7277


mocaderoma@gmail.com





CURSOS/QUALIFICAÇÕES


Terapias:


• Instituto Brasileiro de Therapias e Ensino - IBRATE

Curso de Formação em Acupuntura

Período: 27 de março de 1999 a 13 de janeiro de 2001 - 600 horas - Curitiba/PR

Tema da Monografia: Estresse - Um estudo bibliográfico da Medicina Ocidental e da Medicina Tradicional Chinesa.



• Akwavita – O Espaço da Saúde Integral

Curso de estética Corporal, com Técnicas de Acupuntura, Auriculoterapia microrregionalizada e dietas; e estética Facial com o uso de Soft Laser e Massagem

Período: 29 a 30 de março de 2003 – 16 horas – São Paulo/SP



• SIPAF – 1º Simpósio Paranaense de Acupuntura e 1º Simpósio Paranaense de Fisioterapia Dermato Funcional - Participante

Mini Curso de Craneopuntura de Yamamoto

Período: 10 e 12 de outubro de 2003 – Curitiba/PR



• Associação Nacional de Terapeutas Naturistas

Curso Aperfeiçoamento em Massagens Terapêuticas e Desportivas

Período: 15 a 17 de janeiro de 1999 – 30 horas - Curitiba/PR



• Instituto da Saúde "Dr. Bezerra de Menezes"

Seminário de Teorias Básicas da Medicina Tradicional Chinesa

Período: 20 a 23 de julho de 1998 – 15 horas – Curitiba/PR



• Instituto da Saúde " Dr. Bezerra de Menezes"

Curso de Acupuntura Auricular

Período: Agosto a Dezembro/1998 - 68 horas - Curitiba/PR



• Renascer 4 - Espaço de Educação e Saúde

Curso de Massagem Anti-Stress e Relaxante

Período: Abril a Jullho/1997 - 40 horas - Curitiba/PR



• Escola Tradicional de Reiki Mikao Usui

Curso de Reiki - Praticante de Nível I

Período: abril 2000 -Curitiba/PR



• Instituto da Saúde " Dr. Bezerra de Menezes"

Curso de Estudos em Anatomia Humana

Período: julho/1996 - 45 horas - Curitiba/PR



• Sawabona Cosméticos

Curso de Bamboo Massagem

Período: abril/2010 - 10 horas - Curitiba/PR



• Sawabona Cosméticos

Curso de Massoterapia com Pedras Quentes, Frias e Argila

Período: fevereiro/2010 - 20 horas - Curitiba/PR



• Centro Universitário Campos de Andrade - UNIANDRADE

Curso de Interpretação de Exames Clínicos

Período: 09 e 10 de abril de 2003 – 06 horas – Curitiba/PR



• Eventos & Inventos Consultoria em Palestras, Treinamentos e Cursos

Treinamento e Palestra sobre Qualidade de Vida

Período: 04 de abril de 2003 – 02 horas – Curitiba/PR



• HERBALIFE Internacional

1º Simpósio Médico Científico

Período: 30 de agosto de 2003 – 10 horas – Curitiba/PR



• II Congresso Nacional de Terapias Naturais e III Congresso Brasileiro de Massoterapia e Terapias Corporais

CEATA e SATOSP

Congressista - 4 a 6/07/1999 - São Paulo /SP



• II Congresso Internacional de Acupuntura e Medicina Oriental

Meiji College of Oriental medicine USA e SATOSP

Congressista - Período: 22 a 24 /10/1999 - São Paulo/SP



• Instituto da Saúde "Dr. Bezerra de Menezes"

Participante da I Semana de Naturologia Aplicada

Período: 30/11 a 4/12/1998 - Curitiba/PR



• Associação Paranaense dos Hemofílicos

1ª Jornada Paranaense sobre Hemofilia

Período: 26de abril de 1997 – 08 horas – Curitiba/PR

Nenhum comentário: