CONTADOR DE VISITA

quarta-feira, 10 de março de 2010

POLICIA : MILITAR,CIVIL,RODOVIÁRIA,DETRAM,DEFESA CIVIL, SECRETARIA DE SEGURANÇA

Secretaria de Estado da Segurança Pública - SESP


Rua Deputado Mário de Barros 1290 Ed. Caetano Munhoz da Rocha - Centro Cívico

Cep 80530-913 Curitiba - Paraná - Brasil Telefone: 41 3313-1900 Fax: 41 3254-8838

http://www.seguranca.pr.gov.br/index.php





A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP/PR) é a responsável por supervisionar e dirigir as atividades das polícias Civil, Militar e Científica, além do Detran e do Departamento de Inteligência do Paraná, possibilitando sempre a ampliação das ações na área da segurança pública para o bem-estar dos cidadãos.

É através da Sesp que são criadas, definidas e implementadas as políticas públicas de prevenção e combate à criminalidade.





TELEFONES ÚTEIS

Anote os telefones dos serviços que podem auxiliá-lo nos casos de emergência.

Listas dos principais telefones dos órgãos da SESP:



SESP: 3313-1900

PM: 190

PC: 197

IML: 3281-5600

SIATE: 193



SAMU: 192

Corpo de Bombeiros: 193

Defesa Civil: 199

Polícia Rodoviária Estadual: 198

Polícia Rodoviária Federal: 191



Polícia Federal: 194

Narcodenuncia: 181

Polícia Ambiental: 0800-643 0304

Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes: 100



Ouvidoria das Policias: 0800-41 0090

SICRIDE (Informações Sobre Crianças Desaparecidas): 3224- 6822

Delegacia de Vigilância e Capturas: 33221457

DETRAN: 0800-643-7373





DICAS DE SEGURANÇA :



Preste atenção a estas dicas para evitar a ação de bandidos em algumas situações do seu dia-a-dia:



Assalto em veículo

• Estacionar em lugar movimentado e iluminado.

• Usar sistema de alarme, chave geral e correntes na direção.

• Evitar armas e documentos no porta luvas.

• Ao estacionar ou parar em cruzamentos, principalmente a noite, observe pessoas suspeitas nas proximidades.

• Som, rodas e certos acessórios despertam a atenção de marginais.

• Evite deixar objetos de valor no interior de seu carro.

• EM CASO DE ASSALTO, NÃO REAJA.



Na residência

• Sistema de alarme é sempre eficaz.

• Não deixar luz acessa durante o dia.

• Um bom cão de guarda.

• Atender à porta após identificação prévia.

• Manter a porta da garagem sempre fechada.

• Aguardar o fechamento de portões de comando eletrônico.

• Não aceitar a entrada de técnicos não solicitados.

• Ao sair ou retornar da residência, observe as proximidades e se constatar a presença de estranhos, não entre.

• À noite, deixe pelo menos uma lâmpada acessa na área de maior risco da residência (utilizar fotocélulas).

• Manter escadas e ferramentas em lugar seguro.

• Na perda das chaves, troque os segredos das fechaduras.













Polícia Militar do Paraná

Av. Marechal Floriano Peixoto, 1401 - Rebouças

80230-110 - Curitiba – Paraná

http://www.policiamilitar.pr.gov.br/





Histórico

A Polícia Militar do Paraná ( PMPR ) tem por função primordial o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública no Estado do Paraná. Ela é Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro, e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil. Seus integrantes são denominados Militares dos Estados, assim como os membros do Corpo de Bombeiros.



História



A Polícia Militar do Paraná foi criada como uma unidade de Caçadores, em 10 de agosto de 1854; com a denominação de Companhia de Força Policial. A história da polícia militar paranaense mostra uma honrosa participação em episódios que marcaram a vida nacional.





Hinos e Canções

• Hino Nacional Brasileiro

• Hino à Bandeira Nacional

• Hino do Estado do Paraná

• Canção Soldado do Fogo

• Canção 10 de Agosto

• Canção da Cavalaria

Como Ingressar na PMPR



Sistema de Recrutamento na Polícia Militar



O sistema de recrutamento na Polícia Militar do Paraná tem fulcro na Lei Federal nº 4.375, de 17 de Agosto 1964 (Lei do Serviço Militar), regulamentada pelo Decreto Federal sob o nº 57.654, de 20 de Janeiro de 1966, que consideram como de interesse militar o serviço prestado nas Policias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, ao mesmo tempo que autoriza as Policias Militares a receberem como voluntários os reservistas de primeira e segunda categorias, e os portadores de Certificado de Isenção de Incorporação).



Na Polícia Militar do Paraná essa atividade é desempenhada pelo Centro de Recrutamento e Seleção.



O Centro de Recrutamento e Seleção da Polícia Militar do Paraná é o órgão de apoio da Diretoria de Pessoal, criado pelo Decreto sob nº 16.316 de 27 de Outubro de 1964, que tem sob sua responsabilidade a execução da política de aumento e recompletamento do efetivo, estabelecida pelo comando Geral, com base nas necessidades de recursos humanos na Corporação.



O aumento do efetivo ocorre pela autorização do Chefe do Poder Executivo, mediante proposta do Comandante Geral. (Lei nº 7047 de 21 de Novembro de 1978 - Lei de Fixação do Efetivo).



O recompletamento do efetivo é a atividade que se destina a preencher os claros decorrentes da evasão de pessoal por motivos de exclusões a pedido e disciplinares, passagem para a reserva remunerada e não remunerada, reforma, falecimentos e transferências em razão de concursos públicos estaduais e aumento do efetivo previsto.



Ao se definir o número de vagas resultantes da ocorrência de uma ou mais das situações assinaladas, o Comandante Geral autoriza o seu preenchimento, ocasião em que mediante o Plano de Recrutamento elaborado pelo Centro de Recrutamento e Seleção, disciplina a distribuição e prioridades de alocação dessas vagas nas Organizações Policiais Militares e Organizações Bombeiros Militares dos Comandos Intermediários.



Uma vez elaborado o Plano, ativa-se o processo de recrutamento, com sua ampla divulgação, informando ao público interessado o quantum de vagas, datas e locais de inscrição, o que é feito na capital com o apoio da 5ª Seção do Estado Maior, e no interior pelas Organizações Policiais Militares e Organizações Bombeiros Militares interessadas, utilizando-se da imprensa falada, escrita e televisionada, além de palestras e panfletos.



Em princípio as inscrições são realizadas na Sede do Centro de Recrutamento e Seleção, para inclusões na Capital, e fora dela nas respectivas Unidades do Comando do Policiamento do Interior e Comando do Corpo de Bombeiros, tendo em vista este critério evitar a movimentação do futuro miliciano de sua área natural, ensejando-lhe assim melhores condições sociais de subsistência, por ser radicado na região de origem.



Ingresso como Oficial



O ingresso para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Paraná, ocorre através de Concurso Público realizado através de convênio firmado entre a Universidade Federal do Paraná e a Polícia Militar.



O candidato interessado deverá, por ocasião da abertura de inscrições do Vestibular da UFPR, acessar a página da UFPR www.nc.ufpr.br , a fim de proceder à inscrição.



Por ocasião da inscrição o candidato terá acesso à todas as instruções e exigências do Concurso através da IPHEAM – Instruções para as Provas de Habilidades Específicas para Admissão e Matrícula no Curso de Formação de Oficiais. Antes de fazer a inscrição LEIA A IPHEAM .



Os requisitos básicos são:

• Ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a)

• Ter no mínimo 17 e no máximo 25 anos de idade (na data da inclusão)

• Ter o ensino médio completo.

• Ser solteiro, não viver em concubinato ou união estável e não Ter filhos.

• Ter comprovada moralidade

• Estar quite com o serviço militar

• Estar em dia com as obrigações eleitorais.

Durante o Concurso o candidato será submetido às Provas de Habilidades Específicas, sendo:

• Exame de Sanidade Física e Mental (exame médico e psicológico)

• Exames de Suficiência Física

• Exame de Informática

• Outros que poderão ser inseridos em Edital próprio.

Após aprovação nas provas de habilidades específicas e no vestibular da UFPR, o candidato ainda é submetido à Pesquisa Social, a qual verificará a conduta moral, criminal, policial e social dos candidatos.





Resistência às Drogas e à Violência



O PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - começou em 1982, na cidade de Los Angeles, EUA, em parceria com o Departamento de Polícia daquela cidade e escolas. No Brasil o programa foi introduzido no ano de 1992 na cidade do Rio de Janeiro, o qual foi difundido para outros Estados brasileiros.



O PROERD chegou no Paraná no ano 2000 e no ano 2001 foi implantado em Cornélio Procópio, ocasião em que foram formados 320 Proedianos no primeiro semestre.



O Programa é tido hoje como o melhor em prevenção primária, tendo bons resultados comprovados por pesquisas em todos os países onde são desenvolvidos.



O PROERD é desenvolvido nas Escolas de 1ª a 4ª Séries por Policiais Militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, e através de metodologia especialmente voltada para crianças, o policial passa a mensagem de valorização à vida e à importância de manter-se longe das drogas. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas.



Hoje contamos com sete instrutores PROERD no 18º Batalhão de Polícia Militar, os quais ministram aulas em todas as escolas públicas dos 20 municípios da Unidade.



Neste período já foram agraciadas com a formatura PROERD, um total de 15.000 alunos, e neste segundo semestre de 2005, também teremos algumas formaturas.



Após as formaturas do final de ano, passamos a ter mais de 18.000 alunos Proerdianos na área do 18º BPM.









O que é o 181 – NARCODENÚNCIA?

É um programa do Governo do Estado criado para combater o tráfico de drogas e prender os traficantes.

Como funciona?

Ao ligar para o 181, sua denúncia é registrada e será investigada, e se o tráfico estiver ocorrendo nesse momento, imediatamente será encaminhada uma viatura da PM para prender os traficantes.

Quando ligar para o 181?

Toda vez que tiver informações que possam levar a polícia até o traficante e prendê-lo.

De onde ligar?

De qualquer telefone, até mesmo o de sua casa, pois o número não é identificado e o governo do Estado do Paraná lhe garante sigilo absoluto sobre a sua denúncia.

Porque ligar para o 181?

Somente com a sua colaboração e de toda a população é que conseguiremos combater o tráfico e fazer com que a polícia prenda os traficante e os retire de circulação, salvando dessa maneira a vida de nossos filhos e evitando que mais jovens sejam destruídos pelas drogas.

A ligação é gratuita?

A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer município do Estado do Paraná a qualquer hora, pois o atendimento do 181 funciona as 24 horas do dia, todos os dias da semana.

Como fazer uma denúncia?

Ao ligar para o 181 procure ter o máximo de informações sobre o traficante, tais como: nome, apelido, local e horário onde ocorre o tráfico, e qualquer outro detalhe que possa observar, pois quanto mais detalhes, melhor será o trabalho da polícia no combate ao tráfico de drogas.

Posso fazer a denúncia pela Internet?

Somente a ligação telefónica poderá garantir sigilo absoluto das suas denuncias. Ligue 181.





Ligue 190

COMO AVISAR A POLÍCIA MILITAR: LIGUE "190"



Com calma identifique-se e informe:

• NOME E TELEFONE

• LOCAL DA OCORRÊNCIA

• PONTOS DE REFERÊNCIA

• O QUE ESTA OCORRENDO

“NÃO FAÇA TROTES E BRINCADEIRAS”



Sede do BPTran - 1999

Rua: Professora Antonia Reginato Viana, 411

Bairro: Capão da Imbuia CEP: 82810-300

E-mail: bptran@pm.pr.gov.br

Histórico BPTran

O Batalhão de Policiamento de Trânsito - BPTran é uma Unidade Especializada no policiamento de trânsito de Curitiba, subordinado ao Comando do Policiamento da Capital da Polícia Militar do Paraná.

O BPTran surgiu em 28 de fevereiro de 1952, quando o 1º Batalhão de Infantaria, hoje 12º BPM, cedeu parte de seu efetivo para compor o primeiro pelotão de trânsito, assumindo o Comando o 1º Ten REINALDO JOSÉ MACHADO.

Sua primeira e principal função era fornecer elementos necessários à Segurança Pública, fazendo a direção do trânsito por sinaleiros, função específica ainda não exercida, desenvolvendo-se tecnicamente fora do âmbito da caserna.







Histórico – Choque

Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1401

Bairro: Rebouças

CEP: 80230-110

E-mail: ciapchq-p5@pm.pr.gov.br



A Companhia de Polícia de Choque foi criada em 19 de Abril de 1977 pela 1ª Cia do Corpo de Operações Especiais.

Cabe-lhe especialmente ações de controle de distúrbios civis, repressão a rebeliões ou motins em presídios, execução de policiamentos especializados ou de características que exijam tropas altamente adestradas.



Subdivide-se em:



• RONE

• COE

• CANIL







Departamento de Trânsito do Paraná - DETRAN/PR

Av. Victor Ferreira do Amaral, 2940 - Capão da Imbúia - 82.800-900 - Curitiba - Paraná - Brasil

Fone: (41) 3361-1212 - Fax: (41) 3361-1086

http://www.detran.pr.gov.br/





Polícia Científica

Av. Visconde de Guarapuava 2652 - Centro - 80010-100

Curitiba - PR - 41 3281-5500

O Instituto de Criminalística é uma unidade de ação programática com funções definidas e missões de caráter permanente. É um Órgão de natureza técnico-científica, com atribuições em todo o Estado do Paraná. Suas atividades estão expressas na legislação Penal vigente, sendo imprescindível na formação do “Corpo de Delito”, materializado no Laudo Pericial, atendendo ainda, aos procedimentos administrativos da esfera estadual. Nas áreas de fronteiras internacionais, atende, também, as solicitações das Superintendências da Polícia Federal e Receita Federal.



Cuidados na Compra de um Veículo a Motor

A compra de um veículo a motor não pode ser transformado ou encarado como um jogo de loteria, razão pela qual alguns cuidados devem ser tomados quando da aquisição de um bem desta natureza.



Comprar o veículo de pessoa conhecida ou de empresa conceituada no mercado:

• Identificar plenamente o vendedor, através de documentos e endereço;

• Conferir os documentos do veículo, confrontando dados que nele constam com aquelas existentes no veículo, tais como, placas de licenciamento, lacre e numeração de chassi;

• Verificar se o veículo apresenta outros elementos de identificação além da numeração de chassi;



Obs. - Os veículos produzidos até 1988, apresentam uma plaqueta de identificação, que repete o número do chassi, sendo que após 1988, apresentam tal identificação em três (ou duas) etiquetas destrutíveis e em gravação existente nos vidros.

• Verificar se os dígitos constitutivos da numeração de chassi apresentam-se alinhados e com espaçamento regular entre si;

• Se possível, proceder a uma limpeza da superfície onde se acha gravada a numeração de chassi e verificar a existência ou não de desbastamento ou soldas, o que pode ser indício de alguma irregularidade;

• Retirar certidões negativas nos órgãos de Trânsito e na Delegacia de Polícia especializada;

• Adquirido o veículo, providenciar imediatamente a transferência da documentação;

• Os cuidados deverão ser redobrados quando da aquisição de veículos originários de outros Estados da Federação ou que possuam a indicação REM, na constituição da numeração do chassi, visto a maior incidência de adulterações nestes casos;

• Em caso de venda de veículo, comunicar imediatamente o Órgão de Trânsito, através de fotocópia do D.U.T.(Documento Único de Transferência).

Localização das numerações de Chassi:



1. Monza, Chevette, Opala e família, a partir de 1988 e Ômega, ano 1992: Interior do porta-malas, lado direito;

2. Kadett, Ipanema, até 1993: interior do porta-malas, lado direto;

3. Ômega, Suprema e Kadett, após 1993, Kadett conversível, Corsa, Vectra, Apolo, Verona: assoalho da carroçaria, entre o trilho do assento e a soleira da porta direita;

4. Royale, Versailles, Pointer: painel transversal traseiro, em seu terço médio, no compartimento do motor;

5. Parati, Gol, a partir de 1995: painel transversal traseiro, em seu terço direito, no compartimento do motor;

6. Uno e família, Tempra, SW, até 1995: caixa do rodado dianteiro direito, no compartimento do motor;

7. Uno e família, após 1995, Fiesta, Ka, Courrier: assoalho da carroçaria, à frente do assento dianteiro direito;

8. Tempra, e SW, após 1995: assoalho da carroçaria, sob o assento dianteiro direito;

9. Tipo: face superior da torre do amortecedor dianteiro direito;

10. Pálio e família: Assoalho da carroçaria, sob o assento dianteiro direito.





Segurança com Armas de Fogo

O cidadão ao adquirir uma arma de fogo, o faz unicamente com o intuito de defender a si mesmo, sua família ou seu patrimônio.



Esquece que uma arma de fogo, utilizada por pessoa inabilitada ou guardada sem os requisitos de segurança, pode acarretar sério risco à sua integridade física e a dos seus familiares.



Anualmente o Instituto de Criminalística atende a inúmeros casos de disparo de arma de fogo involuntário envolvendo menores, especialmente crianças até a faixa etária de dez anos.



A seguir, elencamos algumas medidas que poderão evitar tais acidentes:

• Guardar as armas de fogo no interior de cofres, armários ou gavetas, dotados de dispositivos de segurança (chave);

• Armazenar a munição embalada e separada da arma;

• Colocar a haste de um cadeado por trás do gatilho (conforme ilustração). Este procedimento inviabiliza a realização do disparo na maioria das armas de fogo.



Devemos lembrar, ainda, que o acesso a uma arma de fogo é de responsabilidade do seu proprietário, e, qualquer que seja ela, deve ser registrada na Delegacia de Explosivos, Armas e Munições e é obrigatório o “Porte de Arma de Fogo”, para se transitar com ela.





Instituto Médico Legal do Paraná - IML

Av. Visconde de Guarapuava, 2652 - Centro

80010-100 - Curitiba - PR - 41 3281-5600

O Instituto Médico Legal do Estado do Paraná

Histórico

O Instituto Médico Legal do Estado do Paraná, primeiramente denominado de Serviço de Medicina Legal, exerce atividades como órgão estatal desde 1º de setembro de 1899.

Informações institucionais

O Instituto Médico Legal é um órgão público subordinado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP).

O IML presta serviços de Polícia Científica na área de Medicina Legal. Realiza perícias médico-legais em cadáveres, partes de corpos, ossadas completas ou não, e em pessoas vivas, além de exames complementares (laboratoriais) nas áreas de anatomia patológica, toxicologia, química legal e sexologia forense, requisitadas por autoridades policiais e judiciárias, necessárias ao esclarecimento dos processos policiais, judiciários e administrativos.

O Instituto Médico Legal do Paraná possui competência para a realização de pesquisas científicas relacionadas à Medicina Legal. Exerce ação em todo o Estado possuindo uma sede na Capital, outra na Região Metropolitana e quinze no Interior, cabendo a Supervisão Geral a um Diretor médico legista.

Por ser um Serviço Técnico-científico à disposição da Polícia e do Judiciário, especialmente, o IML emite laudos sigilosos que representam peças fundamentais nas investigações, inquéritos policiais e demais encaminhamentos jurídicos.





Defesa Civil do Paraná

Palácio das Araucárias - Rua Jacy Loureiro de Campo, s/n°

80530-140 - Curitiba - Paraná 41 3350-2607 / 3350-2733 - 41 3254-7744

DEFESA CIVIL - O QUE É

O que é?

É a participação da comunidade na defesa da própria comunidade.

É o conjunto de medidas permanentes que visam evitar, prevenir ou minimizar as conseqüências dos eventos desastrosos e a socorrer e assistir as populações atingidas, preservando seu moral, limitando os riscos de perdas materiais e restabelecendo o bem-estar social.

Como atua?

Adotando medidas preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas.

Quando?

Tanto em situação de normalidade, quanto de anormalidade - Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública.

Para quê?

Para evitar ou minimizar conseqüências danosas, restabelecer o moral da população e o bem-estar social.

Como participar?

Para participar na Defesa Civil do seu município, cadastrar-se como Pessoa Física ou Pessoa Jurídica e seja um voluntário na Defesa Civil.







Polícia Civil do Paraná

Rua José Loureiro 540 - Centro - 80010-000 - Curitiba - PR - 41 3883-8100

http://www.policiacivil.pr.gov.br/



ENTREGA DA PROPOSTA DE AUMENTO SALARIAL DAS POLICIAS NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA



Governo do Estado quer definir por lei que a diferença entre os salários de diferentes funções com mesmo nível de ensino não seja superior a 40%.

________________________________________





O vice-governador Orlando Pessuti entrega nesta quarta-feira (10), às 14h, na Assembléia Legislativa Estadual, uma emenda de aumento salarial de policiais civis e militares do Estado. A proposta do Governo do Estado é de definir, por lei, que a diferença entre os salários de diferentes funções com mesmo nível de ensino não seja superior a 40%.



A diferença mínima deverá ser alcançada em um prazo de seis anos e, para que isso seja feito, a lei que promove o reajuste geral dos servidores públicos deve, todo ano, conceder um aumento especial para as categorias que não se enquadrem no índice.



A proposta será recebida pelo presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus, e acrescenta um artigo e um inciso na Constituição Estadual.







Data: 10/03/10 – quarta-feira



Horário: 14h



Local: Assembléia Legislativa do Paraná, Praça Nossa Senhora de Salete s/n, Curitiba/PR





Policiais da Delegacia de Piraí do Sul, com o apoio da equipe operacional da 13ª SDP, se dirigiram até a residência sita na Rua João Honório Muller, nº 145, Vila Dal Col, a fim de averiguar informação de queno endereço, estava operando uma rádio sem autorização.



No local, foram apreendidos uma espingarda, além e diversos aparelhos usados para operar a rádio clandestina, os quais foram apreendidos.



Os moradores foram identificados como Geziane Cunha de Paula, 18 anos e o adolescente G. S. A, de 17 anos, os quais não estavam no local. Ambos irão responder por crime e ato infracional previstos no art. 183 da Lei 9.472/97 e art. 12 da Lei 10.826/2003..







Policiais civis da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), núcleos de Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba, prenderam uma pessoa e apreenderam cerca de 100 gramas de crack, uma bucha de maconha, além de oito tubos plásticos com pólvora durante o cumprimento de dez mandados de busca e apreensão nas regiões dos bairros Butiatuvinha e Vila Hauer na manhã desta quarta-feira (10).

De acordo com o delegado Renato Bastos Figueiroa, chefe do núcleo de Curitiba da Denarc, os mandados foram solicitados a Vara de Inquéritos Policiais de Curitiba após o setor de inteligência da unidade ter identificado pontos de venda de drogas em diversos endereços das regiões.

Giovani Barbosa, 24 anos, foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, em uma residência na Vila Hauer durante um cumprimento de mandado de busca. Ele estava com seu irmão, que assinou termo circunstanciado por uso de entorpecente e foi liberado. Com eles a polícia apreendeu 100 gramas de crack, uma bucha de maconha, além de oito tubos plásticos contendo pólvora.

Ainda segundo o delegado Renato, várias denúncias apontavam que havia tráfico de drogas na residência de Barbosa. Por isso a polícia solicitou a expedição do mandado de busca que resultou na prisão do suspeito. “Este é um trabalho que será intensificado neste ano em parceria com a Delegacia de Homicídios. Serão elaboradas operações mensais em bairros com os maiores índices de tráfico, visando combater a compra e venda de drogas e diminuir os índices de criminalidade nos locais”, declarou o delegado.

Barbosa foi encaminhado para o Centro de Triagem II onde permanece à disposição da Justiça.





No dia 05 deste mês,foram retomadas as atividades do Grupo de Estudos dos Delegados da 12ªSDP de Jacarezinho.

O Delegado Dr.Tristão Borborema, ministrou palestra abordando as futuras modificações no CPP e suas implicações na primeira fase da persecutio criminis, bem como na atuação das Autoridades Policiais.

No mesmo evento foi apresentado o site do grupo, o qual já pode ser visitado no endereço: www.grupodeestudos12.com. Para acessar o fórum de discussões do site é só encaminhar um email para: falecom@grupodeestudos12.com e solicitar sua senha.















Policiais do Grupo de Diligências Especiais (GDE), da 6ª Subdivisão Policial de Foz do Iguaçu, localizaram na tarde desta terça-feira (09) o apartamento no centro da cidade onde morava Henrique de Melo Ribeiro, 18 anos. Ele foi preso por policiais militares na noite de segunda-feira (08), depois de uma tentativa de latrocínio em um supermercado localizado no bairro Morumbi II.

No apartamento, a polícia encontrou 700 gramas de maconha, duas buchas de cocaína, uma pistola calibre 380, munição, uma balança de precisão e um caderno, usado segundo a polícia, para contabilizar o movimento de venda de drogas.

Durante assalto, o proprietário do estabelecimento foi baleado por Ribeiro, que estava acompanhado de uma adolescente.

Além de indiciado por tentativa de latrocínio e corrupção de menores, ele vai responder também por tráfico e porte ilegal de arma de fogo.

Após prestar depoimento, Henrique Ribeiro foi removido para a Cadeia Pública da cidade e a adolescente encaminhada para a Delegacia do Adolescente.







Policiais do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) conseguiram comprovar, através de exame de DNA feito pelo Instituto de Criminalística, a morte de um menino procurado pela polícia desde 1990. Leandro Correia desapareceu em 22 de maio de 1990, quando tinha três anos de idade, na cidade de Roncador, a 100 quilômetros de Campo Mourão. A polícia prosseguiu com as investigações mesmo depois do arquivamento do inquérito pela Justiça e conseguiu comprovar agora que ossos encontrados próximos à região do crime logo após o desaparecimento são mesmo da criança. Os ossos foram encontrados em uma região próxima a Fazenda São Jorge, onde a criança foi vista pela última vez.

Segundo a delegada titular do Sicride, Ana Claudia Machado, os ossos foram submetidos a exame pericial logo que foram encontrados, mas na época o exame de DNA ainda não era uma realidade. De acordo com as investigações, a criança estava na lavoura com a mãe Djanira dos Santos Correia e com o padrasto Pedro Alexandre quando desapareceu. Após a realização de diversas diligências, o inquérito policial foi arquivado pela Justiça em 1994.

“Apesar disso, o Sicride continuou investigando o caso e agora com os avançados exames que podemos fazer na Criminalística comprovamos que os ossos encontrados eram compatíveis com o DNA da mãe da criança”, afirmou.

A delegada ainda explicou que agora cabe à Justiça decidir se reabre o caso para que a polícia possa então investigar as causas da morte da criança. “Nós vamos encaminhar um relatório sobre as novas descobertas, juntamente com o laudo do Instituto de Criminalística para o Fórum local, já que se tratava de um inquérito arquivado. Agora é da Justiça a decisão sobre a continuidade das investigações”, explicou. Ana Claudia Machado disse que, mesmo com o arquivamento dos casos, o Sicride não deixa de investigar o paradeiro das crianças desaparecidas no Paraná. “Com a elucidação deste caso fica a certeza de que o Sicride continua investigando independentemente do tempo em que o fato ocorreu, mantendo a excelência da delegacia que é pioneira e exclusiva em todo o país”, declarou.

Na tarde desta quinta-feira (04), uma equipe de policiais do Sicride juntamente com a delegada Ana Cláudia e a psicóloga da delegacia visitaram a mãe de Leandro para relatar sobre a confirmação da morte do menino. “A mãe ainda reluta em acreditar, mas é uma atitude comum nesses casos onde a esperança da família nunca morre. De qualquer maneira, estamos tentando ajudá-la com a psicóloga da nossa delegacia que é especialista em atender pessoas nestas situações de dor e tristeza”, disse.

Índice de casos resolvidos - O Sicride foi criado em 1996 e desde a sua criação foram registrados 1.176 casos de crianças desaparecidas, sendo que 1.166 foram resolvidos, índice de 99%. De acordo com a polícia cerca de 70% desses casos são de crianças que fugiram de casa e cerca de 30% são infrações penais como homicídio, sequestro e sonegação de incapaz.





Investigadores de Guaíra, identificaram a verdadeira identidade do preso envolvido em roubo e que foi preso por policiais militares de Terra Roxa/Pr. que a referida pessoa se identificou como sendo Elton Lucas dos santos, sendo seu verdadeiro nome Junior Ferreira Costa, alcunha “pão”. que o roubo aconteceu em 08/03/10, nas margens da Br 163, distrito de Bela Vista, nesta comarca, quando houve a subtração de malote do posto Sabiazinho, tendo em vista que a referida pessoa residia na cidade de Foz do Iguaçu/Pr, e após receber informações da delegacia de homicídios daquela cidade, policiais civis passaram a realizar investigações no sentido de obter a sua verdadeira identidade, obtendo êxito em identifica-lo, e constatando que contra a referida pessoa existem três mandados de prisão. das investigações ainda foi constatado que Junior é acusado de ser o autor do homicídio ocorrido no dia 26/12/2009, na cidade de Foz do Iguaçu/Pr, sendo a vitima o policial civil Francisco Marino dos Santos.





Corregedoria Geral da Polícia Civil

Rua Santo Antonio 231 - Rebouças - 80230-120 - Curitiba - PR - 41 3213-2700

13/01/2010 - Modelo de Requerimento

Segue abaixo, modelo de requerimento para Certidão de Antecedentes Administrativos para proceder registro de arma junto à Polícia Federal.





MODELO DE REQUERIMENTO




22/10/2009 - Alteração na Instrução Normativa nº 02/2009 – Normas Procedimentais de Polícia Judiciária e Investigativa

Está disponível, para download, a Instrução Normativa nº 02/2009 – Normas Procedimentais de Polícia Judiciária e Investigativa, alterada através da Deliberação nº 853/2009 do Egrégio Conselho da Polícia Civil.





Dipositivos alterados: artigos 10, 11 inciso III, IV e IV§6º, 46, 61, 109 incisos I a VI, 110, 111 §1, §2 e único, 185 incisos I a XVII e 186.

________________________________________



10/06/2009 - Nova Instrução Normativa – Normas Procedimentais de Polícia Judiciária e Investigativa

Já está disponível, para download, a Instrução Normativa nº 02/2009 – Normas Procedimentais de Polícia Judiciária e Investigativa, elaborada pela Corregedoria Geral e, aprovada pelo Egrégio Conselho da Polícia Civil.



________________________________________




05/03/2009 - Nova Instrução Normativa

Já está disponível para download a Instrução Normativa nº 01/2009 elaborada pela Corregedoria Geral e aprovada pelo Egrégio Conselho da Polícia Civil.



Segue abaixo o link para acesso às Instruções Normativas:



http://www.corregedoriapoliciacivil.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=8

________________________________________



09/02/2009 - Novos Provimentos

Estão disponíveis para download os Provimentos nº 01/2009 e nº 02/2009 da Corregedoria Geral.



Segue abaixo o link para acesso a todos os Provimentos da Corregedoria, incluindo os novos.



http://www.corregedoriapoliciacivil.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=5






DENARC – ULTIMAS NOTICIAS



DENARC

Rua Bispo Dom José, 2006, Batel - Curitiba - Paraná - CEP:80440-080 - Telefone:(41) 3270-1700.

Desenvolvido pela CELEPAR - Informática do Paraná



23/2/2010- Polícia apreende 19 quilos de crack no oeste do Estado - 19/02/2010 12:00

Policiais civis da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), em conjunto com o Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRv) de Quatro Pontes, a cerca de 80 quilômetros de Cascavel, realizaram uma das maiores apreensões de crack do ano, no oeste do Paraná. Foram apreendidos, na noite de quinta-feira (18), 19 quilos da droga, dentro do tanque de combustível de um Vectra, que tinha Curitiba como destino.

23/2/2010- Polícia prende onze suspeitos de tráfico no sudoeste do Estado - 10/02/2010 12:10

Policiais civis da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) de Pato Branco com apoio de outros núcleos, prenderam, na manhã desta quarta-feira (10), onze pessoas acusadas de movimentar, semanalmente, cerca de R$ 10 mil com tráfico de crack e cocaína, no sudoeste do Estado. As prisões foram realizadas em Pato Branco, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu, durante cumprimento de 11 mandados de busca e prisão preventiva relacio...

23/2/2010- Polícia prende casal com sete quilos de crack - 08/02/2010 15:30

Policiais civis da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), núcleos de Foz do Iguaçu e de Londrina, prenderam um casal com sete quilos de crack, na manhã de domingo (07), em Céu Azul, a 80 quilômetros de Foz do Iguaçu. Marli Alexandre, 34 anos, e Antônio Marculino da Silva Junior, 21, transportavam a droga em um veículo Captiva com destino a Curitiba, quando foram detidos. Segundo o delegado de Foz do Iguaçu, Renat...

23/2/2010- Denarc apreende 14 quilos de crack com auxílio de cão farejador - 03/02/2010 12:30

Policiais da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), núcleo de Curitiba, apreenderam mais 14 quilos de crack nesta terça-feira (2) depois de receber uma denúncia anônima. Com o auxílio de um cão farejador foram encontrados 10 quilos de crack escondidos na lateral de um veículo Stilo que havia sido apreendido pela polícia em dezembro, e mais quatro quilos da droga e uma metralhadora 9 melímetros enterrados ao lado...







Escola Superior de Polícia do Paraná - ESPC

Rua Tamoios 1200 - Vila Izabel - 80320-290 - Curitiba - PR - 41 3342-3311

A Escola Superior de Polícia Civil conta com 3 subdivisões: Subdivisão Administrativa, Subdivisão de Ensino e Subdivisão de Controle e Avaliação.

A estrutura da Escola Superior é composta por biblioteca, sala de musculação , ginástica , judô, estande de tiro e gráfica, objetivando a formação e atualiazação de seus alunos. São oito salas de aula com capacidade para trinta alunos, laboratório de informática, além de um auditório.

Anexo ao Prédio 1 , temos acomodação para sessenta e oito alunos em trinta e quatro confortáveis quartos duplos, uma sala de TV, duas salas de Reunião e duas copas.

A Escola Superior de Polícia Civil conta com um consultório odontológico (trabalho ininterrupto), consultório médico clínico geral e ainda oftalmológico, atendendo todo o quadro policial do Estado e seus dependentes diretos.

Na parte externa, há estacionamento para oitenta veículos, campo de futebol e área específica para treinamento em ação policial.



CONCURSOS

Para prestar concurso público para as carreiras de Delegado de Polícia, Escrivão, Investigador e Datiloscopista, são necessários os seguintes quesitos:

• Ser brasileiro nato ou naturalizado;

• Ter no mínimo 21 anos;

• Gozar dos direitos civis e políticos;

• Estar quite com as obrigações eleitorais;

• Estar quite com as obrigações do Serviço Militar (para os candidatos do sexo masculino);

• Não estar incompatibilizado para nova investidura em cargo público;

• Possuir diploma de Bacharel em Direito para Delegado e as demais carreiras, Curso Superior não especificado;

• Possuir Carteira Nacional de Habilitação;

• Não registrar Antecedentes Criminais.



DELEGACIA DA MULHER

A serviço da Mulher e da Família



A Delegacia da Mulher tem por princípios:

Assegurar tranqüilidade à população feminina vítima de violência, através das atividades de investigação, prevenção e repressão dos delitos praticados contra a mulher;

Auxiliar as mulheres agredidas, seus autores e familiares a encontrarem o caminho da não violência, através de trabalho preventivo, educativo e curativo efetuado pelos setores jurídico e psicossocial.

Crimes contra a mulher, segundo o Código Penal Brasileiro

Lesões corporais: ofensa contra a integridade corporal ou a saúde de outrem.

Ameaça: ameaçar alguém por palavras, escrito, gestos ou qualquer outro meio simbólico de causar-lhe mal injusto e grave.

Estupro: quando a mulher é forçada, obrigada a manter relação sexual completa ou incompleta, independente de ejaculação masculina.

Sedução: ato de conduzir, levar, conquistar a confiança com vista a ofensa à integridade de menores.



Rapto violento ou mediante fraude: ato de retirar a vítima de sua área de locomoção e proteção.

Rapto consensual: ato de retirar a vítima de sua área de locomoção e proteção com consentimento livre e consciente da vítima, maior de 14 e menor de 21 anos.



Também estão incluídos os crimes:

* Posse sexual mediante fraude;

* Atentado ao pudor mediante fraude;

* Atentado violento ao pudor;

* Perigo de contágio venéreo;

* Perigo de contágio de moléstia grave;

* Constrangimento ilegal;

* Seqüestro e cárcere privado;

* Redução à condição análoga a de escrava;

* Corrupção de menores;

* Favorecimento à prostituição;

* Mediação para servir a lascívia de outrem.



O que fazer se você foi vítima de agressão

Vá até a Delegacia da Mulher, que funciona 24 horas e relate o ocorrido. Você será orientada sobre o que fazer. Você poderá obter informações também pelo telefone: 3219-8600

Em caso de estupro não jogue as roupas fora, traga-as para a Delegacia da Mulher quando vier fazer a denúncia. Se for o caso, você será encaminhada para atendimento hospitalar conveniado.

Quando o autor da agressão for desconhecido procure guardar a aparência física, das roupas ou de outros detalhes que ajudem a identificá-lo.

Se puder, no momento da denúncia, traga seus documentos pessoais e endereço completo. Se possível o nome e endereço do autor do delito.



Prevenção é melhor que agressão

Evite andar sozinha por ruas poucos iluminadas e/ou movimentadas.

Geralmente as agressões ocorrem nos ambientes familiares. Procure ajuda para a solução de seus problemas, antes que se tornem insuportáveis.

Vale lembrar que os estupros em família não ocorrem repentinamente. Fique atenta(o) ao comportamento de pais, companheiros, parentes e vizinhos, evitando o assédio que pode incorrer em violência sexual. Crianças e adolescentes molestados devem avisar uma pessoa de confiança para a tomada de providências.

Existem diversos serviços públicos e privados de ajuda a população, tais como Conselho Tutelar, Defensoria Pública, Serviços de Psicoterapia e outros que podem ajudá-la. Informe-se sobre eles na Delegacia da Mulher.

Não espere que uma agressão ou estupro aconteça com você. Procure imediatamente a Delegacia da Mulher.



Informações importantes

A atuação da Delegacia da Mulher, em favor da mulher, tem limites legais, portanto, se ocorrer qualquer tipo de agressão a denúncia deve ser a mais imediata possível, no sentido de evitar a perda de evidências que comprovem o crime.

Por exemplo:Se houve agressão física ou estupro é importante o exame no Instituto Médico Legal. Esse exame só pode ser feito com guia expedida por autoridade policial.

Os crimes prescrevem. Situações antigas de agressão tornam-se difíceis de comprovar. Desta forma as punições ao autor, previstas em leis, são difíceis de serem aplicadas.

Quando um processo é aberto contra o autor de crime contra a mulher, torna-se difícil voltar atrás, logo, deve-se ter certeza, no momento da denúncia, sobre a verdade dos fatos e informar-se sobre os encaminhamentos do processo, evitando desta forma falsa comunicação de crime ou arrependimento futuro.

Na Delegacia da Mulher todas as informações prestadas são sigilosas e os sofrimentos enfrentados pelas vítimas são respeitados. Todas as providências necessárias de auxílio à mulher são tomadas, para a mais breve solução das denúncias.

Telefone: 41 3219-8600. Na dúvida sobre denúncia, ligue e peça informações.







Delegacia de Crimes Contra a Economia e Proteção ao Consumidor – DELCON

Alerta ao Consumidor



Sempre solicitar Notas Fiscais de compras e certificados de Garantia de bens duráveis;

Ao Adquirir um produto, verificar sempre sobre a procedência, datas de validade, e estado geral dos objetos duráveis e não duráveis;

Ler atentamente aos contratos celebrados antes de assinar precavendo-se de cláusulas abusivas ou não bem explicadas;

Antes de realizar negócios com empresas, certificar-se junto aos Órgãos de Defesa do Consumidor - PROCON, DELCON sobre a empresa;

Não adquirir produtos sem procedência e sem garantia tais como: fitas cassetes piratas, CDs, programas de computados, etc...

Observar em produtos como medicamentos, data de validade registros e embalagem;

Antes de adquirir um terreno em loteamentos, verificar junto da Prefeitura Municipal sobre a regularização do loteamento, registro de imóveis;

Ao adquirir um imóvel construído certificar-se da regularização do mesmo junto a Prefeitura Municipal e Registro de Imóveis, e com os imóveis em contrução verificarr os registros junto ao CREA, Prefeitura Municipal e sobre a idoneidade da construtora;

Antes de adquirir veículos usados, certificar-se da procedência, documentação junto ao DETRAN, precavendo-se de problemas mecânicos com vistorias junto a Oficinas idôneas;

Em casos de necessidade de empréstimos em dinheiro, somente fazer junto a Bancos autorizados pelo Banco Central e Financeiras, evitando agiotas particulares.

E-mail: delcon@pc.pr.gov.br







Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.



Meio Ambiente é uma expressão que traduz a interação do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas.

A proteção ambiental encontra assento na Constituição Federal , Titulo VIII, capítulo VI, em Leis infra constitucionais, ressaltando-se a Lei 9.605/98, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.

À Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente cabe adotar medidas necessárias para investigação, prevenção, repressão e apurando as infrações penais lesivas ao Meio Ambiente, incluindo-se os atos lesivos a fauna, pesca, flora, poluição, ordenamento urbano e patrimônio cultural. Podendo, para tanto, desenvolver programas, por iniciativa própria ou conjugadamente com organismos rurais e/ou entidades privadas, que objetivem a eliminação dos processos de poluição prejudiciais ao bem estar da comunidade, à sua saúde, segurança e outros pertinentes à proteção do meio ambiente.

Princípios Ambientais da Tutela Ambiental

• O homem tem direito fundamental a condições de vida satisfatórias, em um ambiente saudável que lhe permita viver com dignidade e bem estar, em harmonia com a natureza, sendo educado para defender e respeitar esses valores.

• O homem tem direito ao desenvolvimento sustentável, de tal forma que responda equitativamente às necessidades ambientais e de desenvolvimento das gerações presentes e futuras.

• Os países têm responsabilidade por ações ou omissões cometidas em seu território, ou sob seu controle, concernentes aos danos potenciais ou efetivos ao Meio Ambiente de outros países ou de zonas que estejam fora dos limites da jurisdição nacional.

• Os países tem responsabilidade ambientais comuns, mas diferenciadas, segundo seu desenvolvimento e sua capacidade.

• Os países devem elaborar uma legislação nacional correspondente à responsabilidade ambiental em todos os seus aspectos.

• Quando houver perigo de dano grave e irreversível, a falta de certeza científica absoluta não deverá ser utilizada como razão para adiar-se à adoção de medidas eficazes em função dos custos, para impedir a degradação do meio ambiente (princípio da precaução).

• O Poder Público e os particulares devem prevenir os danos ambientais, havendo correção, com prioridade, na fonte causadora.

• Quem polui deve pagar e, assim, as medidas resultantes das medidas de prevenção, de redução da poluição e da luta contra a mesma, devem ser suportadas pelo poluidor.

• As informações ambientais devem ser transmitidas pelos causadores, ou potenciais causadores de poluição e degradação da natureza, e repassadas pelo Poder Público à coletividade.

• A participação das pessoas e das organizações não governamentais nos procedimentos de decisões administrativas e nas ações judiciais ambientais deve ser facilitada e encorajada.

(MACHADO, Paulo Afonso Leme, Editora Malheiros, 7ª Edição, 1999).

Crimes Contra a Fauna

Entende-se por fauna o conjunto de espécies animais de um determinado país ou região. A Legislação Ambiental protege dois tipos de fauna, a Fauna Silvestre e a Fauna Nativa.

Fauna silvestre não é a fauna encontrada exclusivamente na selva, e sim aquela em que os animais vivem naturalmente em liberdade, ou seja, fora do cativeiro. A fauna aquática é considerada espécie de fauna silvestre, pois os peixes, os crustáceos, a baleia e outros vivem na água e naturalmente fora do cativeiro, amoldando-se perfeitamente ao sobredito conceito.

Proibem-se as práticas que coloquem em risco a função ecológica da fauna (essas práticas podem ser desde a aplicação de pesticidas, o desmatamento ou a destruição dos habitats). Assim como as que provoquem a extinção das espécies (além das práticas anteriores, mencionamos a abertura da caça em temporada inadequada). E, ainda, as que submetam os animais a crueldade.

Para o exercício da caça é obrigatório a licença anual, expedida pela autoridade administrativa (IBAMA), além de que, quando efetuada com arma de fogo, necessário se faz o porte de arma emitido pela Polícia Civil ou Federal.

Pune-se criminalmente a pesca em período na qual seja esta proibida ou a praticada em lugares interditados por órgão competente, considerando-se como pesca todo ato tendente a retirar, extrair, coletar, apanhar, apreender ou capturar espécimes dos grupos dos peixes, crustáceos, moluscos e vegetais hidróbios, sucetíveis ou não de aproveitamento econômico, ressalvadas as espécies ameaçadas de extinção.

Dicas

• Não use tarrafas, redes de arrasto, figas ou armadilhas.

• Informe-se sobre a época oportuna e obtenha permissão para pesca junto ao IBAMA e IAP.

• Não trafegue com seu veículo portando em seu interior materiais proibidos à caça e pesca.

Crimes Contra a Flora

Preserva-se as florestas assim como as demais formas de vegetação nativa, primitiva, vegetação existente sem intervenção do homem. Entende-se por vegetação natural aquela que pertence à natureza.

Dicas

• Não corte vegetação existente à beira de curso d'água (área de preservação permanente), lagoas nascentes, topo de montanhas, morros e serras.

• Não solte, fabrique, venda e nem transporte balões, pois além de causarem risco de incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, constituem crime punido com pena de prisão de um a três anos.

• Não compre palmito clandestino, pois é vedada a extração desta espécie de vegetação, sem autorização fornecida por orgãos administrativos (Instituto Ambiental do Paraná - IAP).

• Não receba madeira, lenha, carvão e outros produtos de procedência florestal, sem autorização administrativa ( IAP ).

Não utilize motosserras sem a licença conferida pelo IBAMA.

Crimes de Poluição

Protege-se o homem e sua comunidade, o patrimônio público e privado, o lazer e o desenvolvimento econômico através das diferentes atividades, a fauna e a flora (biota), a paisagem e os monumentos naturais, inclusive, os arredores naturais desses monumentos.

A Lei de Política Nacional do Meio Ambiente nos traz uma abrangente definição de poluição, como sendo a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente:

prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população;

• criem condições adversas às atividades sociais e econômicas;

• afetem desfavoravelmente a biota;

• afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente;

• lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos".

Dicas

• Não piche ou grafite propriedade pública ou privada, pois estas condutas constituem crime.

• Não danifique arquivo, registro, museu, bibliotecas ou pinacoteca, pois constitui infração grave.

• Não polua água potável de uso comum ou particular, você pode ser preso.

• Não exponha a perigo a incolumidade animal e vegetal ou, ainda, não agrave uma situação de perigo existente.



E-mail: meioambi@pr.gov.br







Centro de Operações Policiais Especiais - C.O.P.E.

Dentro da estrutura organizacional da Polícia Civil do Estado do Paraná, que é dividido em Direção, Assessoria, Instrumental e Executivo, o Centro de Operações Policiais Especiais - C.O.P.E., compõe este último, execução, ou seja, trata-se de um órgão eminentemente operacional.

O C.O.P.E. possui três organismos internos, a saber, Subdivisão de Operações - S.O., Subdivisão de Comunicações - S.C. e Grupo de Diligências Especiais - G.D.E.

É da competência do C.O.P.E. a organização, orientação, coordenação, supervisão e controle operacional das suas unidades fixas e rádio-móveis e das atividades por eles desenvolvidas na Capital e no interior do Estado, competindo-lhe, especialmente exercer a vigilância ininterrupta e seletiva de locais e elementos suspeitos que possuam antecedentes criminais, visando preservar a ordem e a tranqüilidade pública; realizar operações de natureza especial relacionadas com a segurança interna, nesta compreendida, entre outras, assaltos a estabelecimentos bancários, seqüestro de dignitários, segurança física, manifestações grevistas e demais formas atentatórias previstas na legislação especial; outras atividades correlatas.

À Subdivisão de Operações - S.O., compete a orientação, fiscalização, controle e supervisão dos recursos humanos equipamentos a sua disposição, bem como a coordenação das operações policiais que envolvam as unidades ou serviços do C.O.P.E., seja em colaboração a outras unidades da Polícia Civil ou outros órgãos da Segurança quando determinado pelo Secretário de Estado da Segurança Pública.

Para a Subdivisão de Comunicações - S.C., cabe a execução das atividades ligadas à transmissão e recebimento de mensagens, além do controle das unidades fixas e rádio-móveis, bem como outras atividades correlatas.

Ao Grupo de Diligências Especiais - G.D.E., cabe a parte de investigação, vigilância diurna e noturna destinada a prevenção dos delitos previstos no Código Penal e legislação penal especial e, a realização de diligências sigilosas e de caráter especial, além de apoio a ações de Delegacias de Polícia bem como outras atividades correlatas.

O C.O.P.E. é dirigido por cinco Delegados de Polícia sendo, um Delegado Titular, um Delegado Adjunto, um Delegado Chefe da Subdivisão de Operações, um Delegado Chefe da Subdivisão de Comunicações e um Delegado Chefe do Grupo de Diligências Especiais.







Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial - T.I.G.R.E.

Criado pelo Decreto número 7397, de 30.10.90, o T.I.G.R.E. veio preencher uma lacuna existente na estrutura policial do Estado do Paraná no que tange à recuperação do refém e nas ações de resgate, quando impossível a solução de um impasse pela negociação. O Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial, composto de três grupos distintos, volta-se às ações específicas em delitos em que haja a figura de refém, tais como seqüestro, roubo, cárcere privado, violação de domicílio, extorsão mediante seqüestro e rapto.

O Grupo de Apoio Técnico realiza as investigações necessárias, mantendo equipamentos e arquivos em condição de dar suporte à unidade, quando da existência de delito.

O Grupo de Resgate, composto de equipes treinadas nos mesmos moldes dos grupos internacionais, observa rigoroso e detalhado preparo em tiro instintivo e de precisão, com armas curtas e longas, escalada e rapel, mergulho, primeiros socorros, artes marciais, guerra química, além de manter permanente condicionamento nas técnicas de assalto e infiltração, objetivando perfeição no momento de resgatar uma vítima. Mantendo armamento moderno e eficiente, as equipes componentes do Grupo de Resgate estão aptas ao confronto com qualquer poderosa quadrilha. Toda ação tática é realizada com rapidez e surpresa.

Os fundamentos doutrinários que regem o T.I.G.R.E. são os mesmos de qualquer unidade internacional de resgate de reféns, com origem no conceito "SWAT", de ser uma unidade fundamentada na hierarquia, na disciplina e na lealdade; sendo que o recrutamento de seus integrantes é feito na base do voluntariado; são rigorosos e constantes os treinamentos; todos devem ter dedicação exclusiva ao grupo. Os fundamentos éticos são os da responsabilidade coletiva, com fidelidade aos objetivos doutrinários e o dever do silêncio.

E-mail: tigre@pr.gov.br



UNIDADES DA POLICIA CIVIL CURITIBA E REGIÃO.



Unidades

Cidade Telefone Endereço

01º Distrito Policial Curitiba (41) 32336672 FAX: (41) 32341166 Rua André de Barros, 1ºandar, 671 Centro - CEP: 80010080 1distritocapital@pc.pr.gov.br

02º Distrito Policial Curitiba (41) 33320110 FAX: (41) 33225565 Rua Baltazar Carrasco dos Reis, 2610 Água Verde - CEP: 80250130 2distritocapital@pc.pr.gov.br

03º Distrito Policial Curitiba (41) 33353838 FAX: (41) 33398256 Rua Solimoes, 1640 Mercês - CEP: 80810070 3distritocapital@pc.pr..gov.br

04º Distrito Policial Curitiba (41) 32361824 FAX: (41) 32361827 Rua Ary Barrozo, 377 Boa Vista - CEP: 82210600 4distritocapital@pc.pr.gov.br

05º Distrito Policial Curitiba (41) 32565233 FAX: (41) 32565581 Av. Erasto Gaertner, 1399 Bacacheri - CEP: 82515000 5distritocapital@pc.pr.gov.br

06º Distrito Policial Curitiba (41) 33663672 FAX: (41) 33663672 Rua Antônio Meirelles Sobrinho, 519 Capão da Imbuia - CEP: 82900240 6distritocapital@pc.pr.gov.br

07º Distrito Policial Curitiba (41) 33761055 FAX: (41) 33761449 Rua Professor João Soares Barcelos, 725 Vila Hauer - CEP: 81630060 7distritocapital@pc.pr.gov.br

08º Distrito Policial Curitiba (41) 33465644 FAX: (41) 33465644 Av. Presidente Wenceslau Bras, 3968 Portão - CEP: 81030030 8distritocapital@pc.pr.gov.br

09º Distrito Policial Curitiba (41) 32421312 FAX: (41) 32427570 Av. Arthur Bernardes, 375 Santa Quitéria - CEP: 80320300 9distritocapital@pc.pr.gov.br

10º Distrito Policial Curitiba (41) 33788382 FAX: (41) 33787056 Av. Izaac Ferreira da Cruz, 4210 Sítio Cercado - CEP: 81910000 10distritocapital@pc.pr.gov.br

11º Distrito Policial Curitiba (41) 33471122 FAX: (41) 33471608 Rua Manuel Valdomiro de Macedo, 2921 Cidade Indutrial - CEP: 81170150 11distritocapital@pc.pr.gov.br

12º Distrito Policial Curitiba (41) 33723111 FAX: (41) 33722827 Av. Manuel Ribas, 6693 Santa Felicidade - CEP: 82020000 12distritocapital@pc.pr.gov.br

13º Distrito Policial Curitiba (41) 33961471 FAX: (41) 32655418 Rua Manuel Eufrasio Assumpção, 414 Jardim da Ordem - CEP: 81480500 13distritocapital@pc.pr.gov.br

1º Distrito Policial - Londrina Londrina (43) 3325-7570 FAX: (43) 3325-7570 Rua Tupi ,363 1º Andar Centro - CEP: 86020-350 1distritolondrina@pc.pr.gov.br

Abatiá - Delegacia de Polícia Abatiá (43) 35561202 FAX: (43) 35561202 Rua Vicente Machado, 22 Centro - CEP: 86460000 dpabatia@pc.pr.gov.br

Adrianópolis - Delegacia de Polícia Andrianópolis (41) 36781231 FAX: (41) 36781231 Av. Marechal Mascarenhas Morais, 96 Centro - CEP: 83490000 dpadrianopolis@pc.pr.gov.br

Agudos do Sul - Delegacia de Polícia Agudos do Sul (41) 36241391 FAX: (41) 36241391 Av. Brasil, 531 Centro - CEP: 83850000 03sdp@pc.pr.gov.br

AIFU - Ação Integrada de Fiscalização Urbana Curitiba (41) 33044849 FAX: (41) 33243020 Rua Getulio Vargas, 430 Rebouças - CEP: 80230030

Almirante Tamandaré - Delegacia de Polícia Almirante Tamandaré (41) 36571220 FAX: (41) 36571220 Rua Coronel João Candido de Oliveira, 333 Centro - CEP: 83501010 dpalmirantetamandare@pc.pr.gov.br

Almoxarifado da Policia Civil Curitiba (41) 32223789 FAX: (41) 32223789 Rua Barão do Rio Branco, 399 Centro - CEP: 80010180





INSTITUTO DE IDENFICAÇÃO DO PARANA

Rua José Loureiro, 540 - Centro - 80010-000 - Curitiba - Paraná - Brasil

Telefone: (41) 3883-8150 - Fax: (41) 3883-8143

Serviços Prestados

 Expedição de Carteiras de Identidade para Brasileiros Natos e Naturalizados;

 Execução de serviços de identificação civil, com posterior expedição da Carteira de Identidade, em Escolas Especiais, Hospitais, Asilos, Casas de Detenção e Eventos de Cidadania;

 Identificação de cadáveres no IML;

 Fornecimento de Atestados de Antecedentes;

 Expedição de Boletim Positivo para "Silêncio";

 Elaboração de Laudos para confronto de Impressões Digitais;

 Informações diversas;

 Atendimento a local de crime com elaboração de Laudos Papiloscópicos.









PESSOAS/CRIANÇAS DESAPARECIDAS

© 2003 - SICRIDE - Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas - sicride@pr.gov.br

Rua José Loureiro, 376 - 2º andar - Centro - CEP 80.010-000 - Curitiba-PR - Tel/Fax: (41) 3224-6822



http://www.sicride.pr.gov.br/modules/noticias/







Situação de Veículos na Polícia Civil – CONSULTA DE FURTOS E VEICULOS

Informando o número da PLACA ou do RENAVAM, você poderá obter informações sobre a situação do veículo nos arquivos da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos no Estado do Paraná - DFRV.

http://www.policiacivil.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=13







E a PEC 300 continua se arrastando. Dessa vez, o Presidente da Câmara dos Deputados, deputado Michel Temmer, disse que pautará a PEC apenas em março. A notícia gerou desestímulo e protesto dos PM’s e BM’s que se encontram em Brasília lutando por sua aprovação. “Não temos mais condições de segurar o movimento”, disse o Deputado Federal Capitão Assumção, um dos líderes das reivindicações. Clique na imagem para saber mais no Congresso em Foco.

PEC 300 – Acordo: R$ 3,5 mil (praças) e R$ 7 mil (oficiais) .

E a Odisséia da PEC 300 continua. Dessa vez, a sinalização é de um acordo entre as partes (os dissidentes e os insistentes), onde se começa a ver um meio-termo para a aprovação do piso salarial para policiais e bombeiros militares brasileiros. Em vez dum piso de R$ 4,5 mil para praças e R$ 9 mil para oficiais, já se cogita a possibilidade do valor estar definido em R$ 3,5 mil para as praças e R$ 7 mil para os oficiais. É como falei a um policial hoje na viatura: acho que vamos conseguir algo, mas não vai ser tudo que queremos. Clique na imagem e leia mais sobre o acordo firmado entre os deputados.

PEC 300/446 só após as eleições?

Pelo menos é isso que quer o Governo Federal e os desinteressados na aprovação do Piso Salarial Nacional para as polícias e bombeiros militares do Brasil. Segundo o argumento em voga, é possível que isso ocorra para “evitar que, neste ano de campanhas políticas, a Constituição seja mudada por motivos eleitorais”. Se isso ocorrer, provavelmente não será aprovada qualquer proposta, pois a mobilização (daqui para novembro) irá fenecer, os já eleitos irão descumprir suas promessas e o Brasil dos policiais continuará com a mesma perspectiva que vivemos hoje: salários muito aquém do necessário. Clique na imagem acima e veja mais sobre a manobra que será decidida amanhã, numa reunião de líderes da Câmara dos Deputados.



Brasília - Líderes criam comissão para definir critérios de votação de PECs



Os líderes partidários decidiram hoje criar uma comissão para analisar as 63 Propostas de Emendas à Constituição (PECs) que estão prontas para serem analisadas em Plenário. O grupo, que será formado apenas por líderes, definirá os critérios de votação.



Em reunião encerrada há pouco, também foi acertada a suspensão das votações de PECs nas próximas três semanas.



Na próxima terça-feira, os líderes se reunirão para definir os projetos prioritários deste semestre e estabelecer um calendário de votação.





Fonte: Site da Câmara dos Deputados (http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/POLITICA/145716-LIDERES-CRIAM-COMISSAO-PARA-DEFINIR-CRITERIOS-DE-VOTACAO-DE-PECS.html)





NOTICIAS POLICIAIS.



10/03/2010 - PM dos Campos Gerais apreende 108 armas de fogo nos dois primeiros meses do ano


10/03/2010 - Operação Viva o Verão tem 75% de aprovação dos turistas no Litoral


10/03/2010 - Policiais detêm traficante com quase meio quilo de maconha em Sertaneja


09/03/2010 - Policiais evitam a entrada de aparelhos celulares e drogas na Cadeia Pública de Cornélio Procópio


09/03/2010 - Homem com Mandado de Prisão aberto é detido em Andirá


09/03/2010 - Policiais detêm homem com duas armas de fogo em Mandirituba, na RMC


08/03/2010 - PM homenageia mulheres com música e perfumes em terminais de ônibus e Boca Maldita


08/03/2010 - Aniversário da Academia da PM e dia da mulher são comemorados com lançamento de cartilha feminina


08/03/2010 - Policiais detêm dupla após roubo a posto de combustível


08/03/2010 - Homem é detido em flagrante após roubo de combustível


08/03/2010 - Mais de 30 policiais militares participam do Sesc Triathlon Caiobá 2010


08/03/2010 - PM de Tuneiras do Oeste prende dupla e apreende pistola 9mm


07/03/2010 - Segurança Social recebe instrumentos para Escola de Música do Osternack


07/03/2010 - PM apreende mais de 230 armas de fogo no norte pioneiro


07/03/2010 - Arma é apreendida pela PM em Assaí


06/03/2010 - PM homenageia mulheres com música, lançamento de cartilha e entrega de perfumes


05/03/2010 - Policia Ambiental de Londrina apreende 400 quilos de carvão vegetal clandestino


05/03/2010 - COE atende ocorrência e descarta possibilidade de bomba, em Curitiba


05/03/2010 - Policiais detêm traficante no centro de Londrina


05/03/2010 - Policia acaba com mais um ponto de distribuição de drogas, em São José dos Pinhais


05/03/2010 - Esquema de segurança para Atletiba inclui bafômetro e restrições a torcidas organizadas


04/03/2010 - Policiais rodoviários apreendem 67 kg de maconha em Lindoeste


04/03/2010 - Policiais da capital detém casal com crack e maconha


04/03/2010 - Operação de trânsito apreende carro e motos no interior do Estado


04/03/2010 - Policiais militares evitam roubo a banco e prendem trio catarinense em flagrante


03/03/2010 - Site reúne vídeos do seminário sobre soluções para o sistema penitenciário


03/03/2010 - 357kg de maconha, arma e agrotóxico são apreendidos e suspeitos de homicídio presos, no Oeste


03/03/2010 - Três homens são presos e cinco armas apreendidas pela Rone, na RMC


03/03/2010 - Mais de 8kg de crack são apreendidos na região noroeste do estado


03/03/2010 - Normas para o Atletiba serão divulgadas nesta quinta


02/03/2010 - Policiais detêm dois envolvidos com o tráfico, no CIC e no Tatuquara


02/03/2010 - Parceria com PM amplia serviços da ParanaPrevidência no interior


02/03/2010 - Rotam prende suspeito de tráfico de drogas em Cornélio Procópio


02/03/2010 - Motorista embriagado é detido em Bandeirantes


02/03/2010 - Policiais militares apreendem cerca de 13 mil maços de cigarros em Iporã


01/03/2010 - Curso de Formação de Cabos da Polícia Militar é iniciado em Ponta Grossa


01/03/2010 - Policiais detém dupla de traficantes em Bandeirantes


01/03/2010 - BPTran comemora 58 anos com passeio pela paz no trânsito e redução no número de acidentes


01/03/2010 - PM prende quatro e apreende pedras de crack e maconha no Prado Velho, em Curitiba .

AONDE DENUNCIAR :


• VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

www.abrapia.org.br

www.cedeca.org.br

• RACISMO

www.dialogoscontraoracismo.org.br/forms/default.aspx

www.rndh.gov.br/racismo.html

http://www.safernet.org.br/

http://www.prsp.mpf.gov.br/digidenuncia.htm

www.mp.rs.gov.br/infancia/pedofilia

www.hotline.org.br

www.violenciasexual.org.br

www.denuncie.org.br

www.censura.com.br/

www.dpf.gov.br

www.policiacivil.rj.gov.br

www.delegaciavirtual.rj.gov.br/delegacias.htm

www.delegaciavirtual.rj.gov.br

• INTERPOL

www.interpol.int/Public/contact.asp

• FBI

http://tips.fbi.gov

• ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROVEDORES DE ACESSO

www.abranet.org.br

• ORKUT - TERMOS DE SERVIÇO

www.orkut.com/Terms.aspx

• ORKUT HELP

http://help.orkut.com/support/bin/request.py

• DEFESA DOS ANIMAIS

www.institutoninarosa.org.br

www.pea.org.br


Criminoso se da mal - o crime não compensa


http://www.youtube.com/watch?v=EjLCD_zGb_8&feature=related

outro

http://www.youtube.com/watch?v=nINUZadGEpM&feature=related

mais

http://www.youtube.com/watch?v=LNlx-2EM4rg&feature=related

outro

http://www.youtube.com/watch?v=i4hRS7Gu6os&feature=related

mais

http://www.youtube.com/watch?v=tIKCDbAh4GQ&feature=related

outro

http://www.youtube.com/watch?v=mmF0UWL1hIA&feature=related

Nenhum comentário: