CONTADOR DE VISITA

segunda-feira, 1 de março de 2010

Noticias do dia : 01/03/2010

Noticias do dia : 01/03/2010


Novos tremores atingem o Chile; país tem 711 mortos

País terá de aprender a conviver com "cultura do tsunami", diz especialista

Região tem mais de 140 tremores secundários em 48 horas, segundo agência geológica

Depois do terremoto de 8,8 graus que abalou o Chile na madrugada do último sábado (27), o país foi atingido na noite deste domingo (28) por três novas replicas de mais de 5 graus de magnitude na escala aberta de Richter, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Reflexos :

O terremoto deste sábado foi sentido em São Paulo e também no Paraná nas cidades de Foz Do Iguaçu E Cascavel. também nas Províncias argentinas de Mendoza e San Juan. Uma série de abalos subsequentes atingiram a região costeira do Chile.





Lula diz que Brasil está pronto para prestar ajuda ao Chile

O Brasil vai ajudar o Chile, país atingido por um terremoto de magnitude 8,8, um dos mais fortes já ocorridos, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no programa de rádio "Café como Presidente" nesta segunda-feira.

"Nós vamos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para ser solidário ao Chile, como estamos sendo solidários ao Haiti", declarou o presidente.

O terremoto que atingiu o Chile na madrugada de sábado ultrapassa em intensidade o ocorrido em janeiro, no Haiti. Segundo autoridades chilenas, o número de mortos ultrapassa 700 pessoas. Por ter ocorrido no mar, o tremor também provocou uma série de tsunamis (ondas gigantes).

De acordo com Lula, o governo brasileiro tem conversado com a embaixada Brasileira no Chile, mas ainda não conseguiu contato telefônico com a presidente Michelle Bachelet. O tremor de terra destruiu linhas de comunicação.

O presidente acrescentou que enviará equipes brasileiras para discutir com a presidente as necessidades do país. "Mais uma vez o Brasil será solidário com o povo chileno e com qualquer outro povo que sofra qualquer catástrofe."





Saúde e bem estar.

Abdominal elimina barriga FALSO. Exercícios abdominais fortalecem a musculatura, mas pouco contribuem para que a cintura diminua. Atividade física aeróbica como caminhada, corrida, natação e ciclismo é a forma mais eficiente de eliminar a gordura do abdome



Receita Federal atrasa liberação de programa do IRPF 2010.

A Receita Federal atrasou a liberação do programa para declaração do imposto de Renda 2010 (ano-base 2009).

A previsão era de que o programa estivesse disponível a partir das 8h, mas até as 8h45, não estava pronto. O site da Receita também está inconstante e às vezes sai do ar, por excesso de procura.

A assessoria de imprensa da Receita disse não saber o motivo do atraso.

O prazo para declaração vai até 30 de abril. A Receita espera receber 24 milhões de declarações do IR 2010, por intenet, disquete ou formulário em papel.

Para fazer a declaração pela internet, é preciso baixar, além do programa gerador da declaração, o Receitanet, arquivo responsável pelo envio do documento para a Receita. Após baixar os dois arquivos, o contribuinte poderá enviar a documento preenchido para a Receita Federal. O internauta terá como comprovação de entrega a gravação de um arquivo, em disquete, unidade removível (pen drive) ou no disco rígido do computador, contendo o recibo de entrega com data e hora da recepção e assinatura eletrônica. A Receita Federal espera receber neste ano 24 milhões de declarações do IR 2010, pela intenet, disquete ou formulário em papel. O volume deve ser menor do que o verificado em 2009, quando 25,5 milhões de pessoas entregaram a declaração --dessas, 100 mil declararam via formulário de papel.





SISU DO MEC INICIA NOVA ESTAPA DE SELEÇÃO NESTA SEGUNDA-FEIRA

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do MEC (Ministério da Educação) dá início à terceira etapa de seleção para vagas em instituições de ensino superior nesta segunda-feira (1º). Os interessados devem se inscrever até o dia 3 de março.

Lista de espera do Sisu

Para a terceira etapa de seleção, foi instituída a formação de listas de espera para os candidatos que não forem aprovados na última etapa - procedimento que não estava previsto na portaria de 26 de janeiro de 2010 que instituiu o sistema.

Segundo o texto da portaria publicada no dia 25 de fevereiro, "o candidato não selecionado na última etapa do processo seletivo do Sisu constará da lista de espera para o curso no qual efetuou sua inscrição".

Para permanecer nessa lista de espera, o candidato deverá "obrigatoriamente confirmar no sistema o interesse na vaga, durante o período especificado no edital do Sisu para realização das matrículas". Ou seja, candidatos ao Sisu 2010 que não forem selecionados na terceira etapa precisarão declarar sua intenção de ficar na lista entre os dias 9 e 12 de março de 2010.

Como se inscrever

Para concorrer, é preciso preencher ficha pela internet, no horário das 6h às 23h59, informando seu número de inscrição no Enem 2009 e sua senha de acesso.

No site é possível consultar as graduações oferecidas (na opção "Vagas"). O estudante deve escolher apenas uma única opção de instituição, curso, turno e modalidade de inscrição em que deseja concorrer.

Diariamente, o sistema fornecerá as notas de corte de cada curso, baseadas nas inscrições do dia anterior. Assim, o candidato poderá verificar se tem a pontuação necessária para ingressar no curso desejado. Caso não tenha, pode tentar outras opções de graduação, mudando a inscrição.

Ao final de cada etapa de inscrição, os candidatos serão classificados de acordo com o desempenho. A nota final pode variar de acordo com o peso que cada instituição dá para cada uma das provas do Enem 2009 e com eventuais bônus de políticas de ações afirmativas.





Fonte: CMA

Indicadores de câmbio

Moeda Compra Venda %

Dólar

Comercial 1.8050 1.8070 -1.31

Paralelo 1.7700 1.9200 -2.04

Turismo 1.7600 1.9100 -2.05

Euro 2.4564 2.4589 -0.87





Esportes

Torcedores do Coritiba se emocionam em retorno ao Couto.

Em clima de paz e calmaria, os torcedores do Coritiba retornaram ao Couto Pereira neste domingo, quando viram o triunfo por 4 a 1 sobre o Nacional depois de 84 dias longe de "casa". Com segurança reforçada, a torcida compareceu em bom número em relação aos jogos que estavam ocorrendo em estádio emprestado - 5.127 presentes.

"É emocionante voltar ao Couto. Não fui em outros jogos, porque tinha medo da Vila Capanema, por ser ao lado da torcida rival do Paraná. Mas aqui é outra coisa", disse o engenheiro mecânico Dinarte Bot, 34 anos.

Acostumados ao batuque da bateria da torcida organizada Império Alviverde, as arquibancadas viveram um jogo atípico e sentiram falta do barulho dos instrumentos musicais.

futebol

Após vitória sobre o Corinthians, atacante Neymar diz que foi ameaçado por Chicão

Neymar, que perdeu um pênalti no início do jogo, marcou

o primeiro gol da vitória do Santos sobre o Corinthians.

André provoca e diz que Santos ganhou "joguinho"

Vasco vence Volta Redonda, porém não convence

Mogi Mirim vence Paulista e deixa o rebaixamento

Palmeiras perde do Rio Claro e se afasta do G4





Violência bate recorde em 2010

Primeiro bimestre tem o dobro de mulheres assassinadas em relação a 2009. Fevereiro é o mês mais violento dos dois últimos anos

A violência não deu trégua em 2010. Seguindo a escalada de crimes registrados em janeiro, o mês de fevereiro também foi marcado por um alto índice de mortes brutais em Curitiba e região metropolitana. O que chama a atenção nos números contabilizados pela Gazeta do Povo é o crescente número de mulheres como vítimas. Indicativo de que elas estão mais ousadas no mundo do crime ficam vulneráveis à violênia do tráfico.

Ao todo, foram registradas nos boletins de ocorrência do Instituto Médico-Legal de Curitiba 214 mortes violentas até as 20 horas de ontem, o que torna fevereiro o mês mais violento desde 2008 (veja quadro). No fim de semana que encerrou o mês, 24 pessoas morreram por agressões físicas, golpes com armas brancas e disparos de armas de fogo. Ao mesmo tempo, uma operação do governo estadual de combate a homicídios envolveu cerca de 500 policiais civis e militares nas ruas da Grande Curitiba. No primeiro bimestre deste ano, 42 mulheres foram mortas violentamente – 19 em janeiro e 23 em fevereiro –, mais que o dobro do total de 18 mortes registradas no mesmo período de 2009.

O delegado Hamilton da Paz, da Delegacia de Homicídios, conta que muitas mulheres estão envolvidas com atos ilícitos há muito tempo. Elas deixaram de ser usuárias de drogas e passaram a traficar. Não são mais presas por tentar levar celulares, armas e entorpecentes para seus maridos e filhos em penitenciárias. Começaram a ir para o xadrez por roubos, homicídios e latrocínios. “Prendemos recentemente uma mulher que, mesmo sem uma perna, mandava matar e comandava o tráfico no Barreirinha. Hoje, há mulheres mais violentas que os homens”, conta Paz.

O tráfico de drogas está relacionado a cerca de 95% das mortes que ocorrem na capital, de acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari. “Prefiro ser mais cuidadoso com esses dados. A mulher é o principal alvo de crimes passionais. É um sinal do aumento da violência contra a mulher e de diminuição da eficácia investigativa e punitiva nessa área”, avalia o sociólogo Pedro Bodê, coordenador do Grupo de Estudo da Violência da Universidade Federal do Paraná. “O crime passional é quase inexpressivo. Quase todos os casos têm como motivador o tráfico”, rebate Paz.

Para a polícia, os crimes estão ligados a dívidas de drogas, confronto de grupos ligados a traficantes, disputas por pontos de venda e consumo de entorpecentes. O envolvimento com drogas está presente nas prisões de mulheres. “90% delas estão presas aqui por tráfico. Elas se envolvem com drogas para sustentar a família”, conta o delegado Ronald de Jesus, do 9.º Distrito Policial, para onde são encaminhadas as detentas.

Na avaliação do sociólogo Pedro Bodê, as autoridades brasileiras associam a violência ao tráfico e mascaram fatores mais relevantes. “Em outros países, em que o consumo de drogas também é alto, não se cometem tantos homicídios”, afirma. “A taxa de homicídios só cresce se temos outras fa¬¬lhas”, complementa. Bodê aponta, além do crescimento do tráfico, a diminuição da capacidade de resolução de homicídios, a falta de polícia técnica e a impunidade. “Te¬¬mos um conjunto de mortes que precisa ser qualificada. Não é suficiente relacionar apenas com o tráfico”, afirma o sociólogo.



Cultura em Curitiba.



10 peças que você não pode perder

Entre os dias 16 e 28 de março, uma seleção de alguns dos principais espetáculos que estiveram em cartaz recentemente em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais chega à capital paranaense

Veja lista:

Os tipos populares de Suassuna

Aposta nos jovens artistas de Rebu

Galpão visita a Idade Média

Lady Macbeth por Aderbal Freire-Filho

Beth Goulart como Clarice Lispector

O jogo da representação em In on It

Bia Lessa preenche o vazio em Formas Breves

O patético e o nonsense da repressão

Álbum de Família por Newton Moreno

Enfim, Não Sobre o Amor no Fringe





ANO ELEITORAL

Pesquisa Datafolha enterra plano de Ciro

de disputar Presidência, avaliam petistas.

A pesquisa mostrou que caiu de 14 para quatro pontos

a diferença entre Dilma e Serra na intenção de voto.

Oposição começa a pensar em plano B, diz PT

Para tucano, crescimento reflete congresso do PT

Dimenstein: Por que Dilma é a favorita





ECONOMIA

Mercado eleva projeção da inflação

para 4,9% em 2010, diz Banco Central

O mercado também manteve a projeção para o crescimento do PIB de 2010 em 5,5%. Para 2011, a previsão é de 4,5%.

AIG vende atividades asiáticas para a Prudential

Coreia do Sul tem superavit de US$ 2,33 bi

Manufatura da zona do euro cresce em fevereiro



CRISE NO DF

Legislativo do DF é o mais caro do Brasil; custo de cada deputado será de R$ 14 mi

Depois do DF, os legisladores que custam mais proporcionalmente são os de Minas Gerais e SC.

Habeas corpus de Arruda será julgado nesta quinta

Procuradoria manda Arruda continuar preso





1. 09h13
Economia e Negócios

Renova Energia pode levantar até R$867,9 milhões com oferta

2.

09h11
Mundo

Chile tenta retomar vida apos terremoto que matou mais de 700 no sábado

3. 09h09
Mundo

Estudo liga infidelidade masculina a QI mais baixo

4.

09h09
Brasil

Prefeitura de Campo Grande envia notificação sobre danos para Defesa Civil

5. 09h08
Mundo

Presidente russo pede a cabeça de responsáveis por fiasco em Vancouver

6.

09h08
Rio de Janeiro

Frente fria deixa dia chuvoso e com temperatura amena no Rio

7. 09h07
Pop & Arte

"Shrek" em 3D vai abrir Festival de Tribeca

8. 09h05
Economia e Negócios

DIs mais líquidos avançam na BM & F

9. 09h03
Mundo

Dúvidas sobre programa nuclear iraniano continuam, diz AIEA

10.

09h03
Rio de Janeiro

Chuva e bolsões d'água deixam o trânsito lento na cidade

11. 09h03
Economia e Negócios

Mercado mantém previsão para PIB e saldo comercial em 2010, traz Focus

12.

09h00
Concursos e Emprego

Marinha encerra inscrição para 2,2 mil vagas para aprendizes-marinheiros

13.

09h00
Cinema

Cientistas decifram a matemática do sucesso de Hollywood

14. 09h00
Economia e Negócios

Receita começa a receber hoje declaração do IR

15. 08h57
Economia e Negócios

Agentes elevam projeção para IPCA em 2011, para 4,53%, mostra Focus

16. 08h57
Brasil

Problema na CPTM aumenta intervalo entre trens de SP

17. 08h54
Mundo

SAIBA MAIS-Os 10 maiores terremotos desde 1900

18. 08h54
Mundo

SAIBA MAIS-Os 10 maiores terremotos desde 1900

19. 08h54
Mundo

Juiz é achado enforcado no Palácio da Justiça de Nuremberg

20. 08h52
Mundo

PIB italiano de 2009 foi o pior dado desde 1971, revela Governo

Nenhum comentário: