CONTADOR DE VISITA

quarta-feira, 3 de março de 2010

MAIOR DOSIE DE CORRUPÇÃO DO BRASIL - TODOS OS CANDIDATOS DO BRASIL.

Eleitor terá acesso pela internet a certidões criminais de candidatos













02 de março de 2010 - 23h47

Outra resolução aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na sessão administrativa desta terça-feira (2) foi a que trata da escolha e do registro de candidatos que vão concorrer às Eleições 2010.



A certidão criminal é um dos documentos exigidos no pedido de registro da candidatura. Uma das novidades da resolução é que, quando essa certidão for positiva, terão de ser apresentadas certidões de objeto e pé, com informações detalhadas sobre o andamento de cada processo criminal existente contra o candidato.



As certidões serão digitalizadas pela Justiça Eleitoral para que o eleitor possa consultar a situação criminal de cada candidato por meio do Sistema de Divulgação de Candidaturas, na página do TSE na internet.



Se o partido não apresentar a documentação sobre o andamento específico de cada processo de seu candidato, na hipótese de certidão criminal positiva, a Justiça Eleitoral dará prazo de 72 horas para que ele supra essa omissão. Caso não o faça, o candidato poderá ter o registro de candidatura negado por ausência de documentos exigidos no momento do pedido de registro.



Os ministros chegaram a discutir a possibilidade de a exigência de apresentação de certidões criminais ser estendida a processos de improbidade administrativa, mas entenderam que isso não seria possível, uma vez que a Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/92) é anterior à Lei das Eleições (nº 9.504/97). A Lei de Improbidade Administrativa é de 2 de junho de 1992.



Além das certidões criminais fornecidas pelas Justiças Federal e Estadual ou do DF, na via impressa do requerimento de registro deverão constar a declaração de bens do candidato, comprovante de escolaridade, prova de desincompatibilização (de cargo ou função pública), quando for o caso, e fotografia recente do candidato.



Do requerimento deverão fazer parte ainda as propostas dos candidatos a presidente da República e a governador de estado ou do Distrito Federal, que deverão ser entregues na forma impressa e digitalizada. Essa documentação ficará disponível no Sistema de Divulgação de Candidaturas na página do TSE na internet, facilitando a consulta do eleitor aos projetos de governo desses candidatos.



A declaração de bens apresentada no ato de pedido de registro terá que ser semelhante à remetida à Receita Federal. Segundo os ministros, seria uma maneira de a Justiça Eleitoral poder comparar ambas as declarações, para verificar eventuais inconsistências.



Convenções e impugnações de registro



A resolução de registro de candidatos assegura também aos partidos políticos autonomia para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações eleitorais, sem a obrigatoriedade de vínculo entre candidaturas de nível nacional, estadual e distrital.



As convenções que vão escolher os candidatos e definir coligações devem ocorrer de 10 a 30 de junho. Os partidos e coligações devem solicitar à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos até as 19h do dia 5 de julho de 2010. O texto estabelece que cada partido ou coligação preencherá um mínimo e um máximo (30% e 70%, respectivamente) com candidaturas de cada sexo.



Qualquer candidato, partido, coligação ou o Ministério Público poderá no prazo de cinco dias impugnar, em petição fundamentada, pedido de registro de candidato, a partir da publicação do edital relacionado ao pedido.



Ainda segundo a resolução, qualquer cidadão na posse de seus direitos políticos poderá, também no prazo de cinco dias a partir da publicação do pedido de registro, informar ao juiz eleitoral sobre inelegibilidade de candidato, mediante petição fundamentada.



Quitação eleitoral e substituição de candidato



A resolução dispõe que, para efeito de expedição de certidão de quitação eleitoral, será considerado em dia com a Justiça Eleitoral o candidato que, condenado a pagar multa, tenha comprovado seu pagamento ou parcelamento, até a data do seu pedido de registro.



Com base na legislação eleitoral, a resolução faculta ao partido político ou à coligação substituir candidato que tiver seu registro negado, inclusive em razão de inelegibilidade, cancelado ou cassado, ou ainda que renunciar ou falecer após o fim do prazo de registro.



Além disso, o partido poderá solicitar, até a data da eleição, o cancelamento do registro do candidato que dele for expulso, em processo no qual seja assegurada a ampla defesa.



Segundo o texto aprovado, a declaração de inelegibilidade de candidato a presidente da República, governador de estado ou do Distrito Federal não atingirá o candidato a vice-presidente ou a vice-governador, respectivamente, assim como a inelegibilidade destes últimos não afetará os candidatos a presidente da República ou aos governos estaduais ou do DF.
















Site :



http://www.tse.gov.br/internet/index.html



Ficha dos políticos do Brasil inteiro :

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=93582565&tid=5376445348268030822



O MAIOR E MAIS COMPLETO DOSIE DE CORRUPÇÃO DO BRASIL.



IMPUNIDADE

É um conceito que pode ter uma sentido objetivo (técnico) ou um sentido subjetivo (ligado a impressões individuais).

Do ponto de vista técnico, a impunidade consiste no não-cumprimento de uma pena por alguém formalmente condenado em virtude de um delito. Impunidade, nesse sentido, pressupõe, pelo menos, três premissas:

• a certeza do delito: se uma pessoa "parece" culpada e está em liberdade, não se pode dizer que, tecnicamente, ela esteja impune;

• o julgamento competente: somente uma Corte habilitada, obedecendo aos procedimentos previstos nos códigos de processo, pode determinar a punição;

• o desfecho do julgamento: se a impunidade decorre da não-aplicação de uma pena, ela só vai existir quando o processo estiver concluído.

Do ponto de vista subjetivo, a impunidade consiste na sensação compartilhada entre os membros de uma sociedade no sentido de que a punição de infratores é rara e/ou insuficiente. Disso deriva uma cultura marcada pela ausência de punição ou pela displicência na aplicação de penas. Nessa “definição”, podem ser incluídos casos que não se enquadram no aspecto técnico acima descrito:

• Lentidão excessiva no julgamento, que oferece ao suspeito mais liberdade do que "mereceria";

• Penas mais brandas do que as esperadas pela sociedade ou parte dela.



A rigor, a distinção entre impunidade e morosidade da Justiça é subjetiva, tanto quanto a percepção sobre a gravidade da pena atribuída ao infrator. Em ambos os casos, ocorrem avaliações sem critérios objetivos pré-definidos e, por isso, sujeitas à opinião de cada pessoa. Obviamente, pode-se argumentar que existiria um valor quantitativo nessa avaliação - ou seja: se a maioria da população julga que uma pena é branda ou que a Justiça é lenta, isso seria suficiente para identificar a existência da impunidade. Entretanto, além de essa "quantidade de opiniões" ser imprecisa, é controversa, no Direito, a idéia de que a Razão Legal deva derivar do clamor público, às vezes marcado por forte grau de irracionalidade.

Outra compreensão subjetiva de impunidade diz respeito a situações em que o próprio sistema judiciário absolve alguém que seja "sabidamente" culpado. Mais uma vez, trata-se de uma percepção pessoal, uma vez que não existiriam formas externas à Justiça para determinar a responsabilidade de alguém suspeito de um delito. A opinião pública, eventualmente estimulada por certas informações ou avaliações difundidas pelos meios de comunicação, pode acabar fazendo um pré-julgamento em que considera culpado um indivíduo que a Justiça absolveu, ou seja, de acrodo com o que se fala no texto, impunidade no modo subjetivo não passa apenas de uma visão povo, onde qualquer pena ou atitude tomada pelos que comandam a decisão da sentença a ser tomada, ou que estão envolvidos no caso de maneira a acusar o réu são inversa da vontade do povo, pode-se dizer que será declarada a impunidade de tal situação.



No Brasil, propina é o dinheiro obtido ou fornecido de forma ilícita, como suborno em atos de corrupção.





Escândalo do Mensalão ou "Esquema de compra de votos de parlamentares" é o nome dado à maior crise política sofrida pelo governo brasileiro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2005/2006. O neologismo mensalão, popularizado pelo então deputado federal Roberto Jefferson em entrevista que deu ressonância nacional ao escândalo, é uma variante da palavra "mensalidade" usada para se referir a uma suposta "mesada" paga a deputados para votarem a favor de projetos de interesse do Poder Executivo. Segundo o deputado, o termo já era comum nos bastidores da política entre os parlamentares para designar essa prática ilegal.

A palavra "mensalão" foi então adotada pela mídia para se referir ao caso. A primeira vez que a palavra foi grafada em um veículo de comunicação de grande reputação nacional ocorreu no jornal Folha de S.Paulo, na matéria do dia 6 de junho de 2005. A palavra, tal como ela é, foi utilizada também na mídia internacional sempre acompanhada de uma pseudo-tradução. Em espanhol já foi traduzida como "mensalón" e em inglês como "big monthly allowance" (grande pagamento mensal) e "vote-buying" (compra de votos).

Foi descoberto em julho de 2008, durante uma investigação sobre o banqueiro Daniel Dantas, que o Banco Opportunity foi uma das principais fontes de recursos do mensalão. Através do Banco Opportunity Daniel Dantas era o gestor da Brasil Telecom, controladora da Telemig e da Amazonia Telecom. As investigações apontaram que essas empresas de telefonia injetaram R$ 127 milhões nas contas da DNA Propaganda, administrada por Marcos Valério, o que, segundo a PF, alimentava o Valerioduto, esquema de pagamento ilegal a parlamentares. A Polícia Federal pôde chegar a essa conclusão após a Justiça ter autorizado a quebra de sigilo do computador central do Banco Opportunity



Palavras utilizadas ao longo da crise e de uso pouco comum fora do Brasil.

• acordão - usado para referir-se a acordos políticos clandestinos entre integrantes do partido do governo (PT), de seus aliados e da oposição, a fim de controlar o rumo das investigações do escândalo e proteger determinados políticos, tanto da oposição quanto do governo.

• caixa dois - recurso financeiro clandestino não declarado aos órgãos de fiscalização competentes (no caso de partidos políticos: a Justiça Eleitoral). O termo é fortemente associado a desvio de dinheiro público a empresas ou interesses privados, o que justificaria o custo e risco de se manter um "caixa dois".

• CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito.

• cueca (ou cuecão) - indumentária masculina. Em Portugal, "cueca" é tanto a peça íntima usada pelos homens e mulheres que a vestem. No Brasil, é mais conhecido como apenas a peça íntima usada pelos homens, já que calcinha é a peça íntima usada pelas mulheres. A peça íntima ficou bastante associada ao caso quando o assessor do irmão de José Genoíno foi flagrado num aeroporto transportando ilegamelmente dólares na cueca.

• dança da pizza ou dança da impunidade - apelido com conotação pejorativa referente à comemoração feita pela deputada petista Ângela Guadagnin quando do anúncio da absolvição de seu colega de partido, João Magno, em 23 de março de 2006.

• mensalão - apareceu pela primeira vez nas declarações do deputado Roberto Jefferson para designar o susposto pagamento mensal feito para deputados. Com a descoberta de que alguns deputados recebiam recursos com uma certa regularidade, porém nem sempre mensal (semanal, quinzenal, diária, etc), o significado da palavra foi expandido e passou a designar pagamentos com uma certa regularidade para comprar deputados. Num sentido mais amplo pode significar todo pagamento feito a deputado com fins de suborno. A CPMI dos Correios definiu "mensalão" em seu relatório de 21 de dezembro de 2005 como:



"Fundo de recursos utilizados, especialmente, para atendimento a interesses político-partidários". Algumas pessoas usam a palavra como sinônimo de "propina" ou "suborno".

• pizza - gíria para designar que os culpados não serão punidos.

• propina - em Portugal é a quantia que se paga ao Estado em certas escolas. Também pode significar "gorjeta". No Brasil, é mais lembrado o sentido pejorativos da palavra: "suborno", "pagamento feito a alguém para fazer algo geralmente ilegal ou antiético".

• recursos não contabilizados - o mesmo que "caixa dois". Usado pela primeira vez eufemisticamente pelo tesoureiro do Partido dos Trabalhadores Delúbio Soares.

• valerioduto - aglutinação do nome próprio (Marcos Valério
Valério]] + duto (ou valério + oleoduto) expressando o esquema de repasse de recursos financeiros operado pelo empresário Marcos Valério.



Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) é uma investigação conduzida pelo Poder Legislativo, que transforma a própria casa parlamentar em comissão para ouvir depoimentos e tomar informações diretamente, quase sempre atendendo aos reclamos do povo.

Segundo alguns historiadores, tem origem remota na Inglaterra, durante o reinado de Eduardo II, no fim do século XIV, já outros autores dizem que foram criadas pela primeira vez na Câmara dos Comuns no século XVIII e mais modernamente descobriu-se que há milhares de anos eram essas reuniões eram praticadas por monges budistas no sopés das montanhas quando sentavam-se em círculo (ombro a ombro ) para meditar, em todos esses casos, nasceram mesmo do clamor do povo, que exigiam uma investigação para apurar e punir as causas do mal estar geral. No Himalaia, essas comissões de monges budistas, que exerciam a mesma função dos nossos parlamentares, se formavam num círculo fechado onde os parlamentares se sentavam lado a lado e frente a frente (cruzando o círculo) com seus opositores para legislar sobre o assunto, dai a sua associação com as mandalas que reproduziam uma imagem do mundo fracionada em forma de uma roda com raios.



Abaixo, algumas das principais CPIs da História do Brasil:

• CPI de PC Farias, que investigou denúncias de corrupção próximas ao presidente Fernando Collor, e terminou com a renúncia do mesmo (antes que o Senado decidisse pelo impeachment).

• CPI do Orçamento, que ficou famosa ao revelar o esquema dos chamados "anões do orçamento" (grupo de parlamentares que controlava o orçamento, e que foi acusado de corrupção massiva. O nome "anões" é referente à altura dos parlamentares).

• CPI do Narcotráfico e roubo de cargas.

• CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do Mensalão, denúncia de compra de votos de deputados ou escândalo do mensalão.

• CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) dos Correios, denúncia de corrupção na empresa estatal, que desembocou no escândalo do mensalão.

• CPI dos Bingos, denúncia de utilização das casas de bingo para a prática de crimes de lavagem de dinheiro e a relação dessas casas com o crime organizado. Parte das investigações apuraram fatos relacionados ao mensalão.

• CPI do Judiciário, apuração de denúncias concretas da existência de irregularidades praticadas por integrantes de tribunais superiores, de tribunais regionais e de tribunais de Justiça.

• CPI do Apagão Aéreo, apuração de denúncias sobre irregularidades no sistema aéreo brasileiro.



HACKERS CONTRA A CORRUPÇÃO:

HACKERS CONTRA A CORRUPÇÃO:



O portal do PT foi invadido nesta quarta-feira por hackers que divulgaram mensagens contra o partido

OBS. IMAGINA SE ELES CONSEGUEN INVADIR ALGUMAS CONTAS DE DEPUTADOPS SENADORES, ALGUNS PCS, IMAGINA QUANTA INFORMAÇÃO SIGILOSA, QUANTA MARACUTAIA, IA APARECER ? QUANTOS PODERS REVELADOS. QUANTO CAIXA DOIS, QUANTA PROPINA QUE O POVO BRASILEIRO NEM PENSA EM EXISTIR.





INJUSTIÇA

É quando, além de a justiça não ser respeitada por algum(ns) indivíduo(s), houver impunidade para esses que burlaram o sistema jurídico, ético ou moral.A injustiça também existe como causa de problemas de relacionamento.

De todas as calamidades que afligem a Humanidade nos tempos modernos, guerras, miséria econômica, epidemias, ignorância, terrorismo, contaminações e muitas outras perversidades, a que mais dói é a injustiça. Há muitos conceitos divergentes sobre o tema, porque se sabe muito pouco e aceita-se menos. O que é a injustiça? Onde está? É a que aparece nos códigos e na Filosofia do Direito? Podem os juizes ser justos? Nenhuma destas perguntas obtém uma resposta que satisfaça a sede de justiça que padecem os desamparados. Os homens necessitam regulamentações para desenvolver-se, por mais defeituosas que sejam, e quando estas desaparecem, sobrevém o caos, o delito e a morte da sociedade. Se os poderes do Estado não podem dar-nos leis eqüitativas por incapacidade estrutural, devemos corrigir a balança desequilibrada por meio de atos de desprendimento. Se um ser padece e se queixa porque estima que se cometeu injustiça para com ele, reverta a situação, e oferende o que lhe pertence. A Renúncia vence os desequilíbrios e reestabelece a paz. Para revoltar-se contra a injustiça não é preciso nenhum senso de justiça: basta um interesse pisado, um calote, uma inveja, um ciúme, o desconforto visual do burguês que contempla a multidão esfarrapada. Ninguém se indigna mais com a injustiça do que o injusto quando a sofre.



NEGLIGÊNCIA

Ato de omissão do responsável pela criança ou adolescente em prover as necessidades básicas para o seu desenvolvimento. Negligência com crianças é maltrato e deve ser punida.

Os números relativos às denúncias de maus-tratos contra crianças no Brasil mostram que a negligência da família com suas crianças está em primeiro lugar. Seguem-se os maus-tratos físicos, a seguir, o abuso sexual e por fim os maus-tratos psicológicos. Também entre as freqüentes denúncias de maus-tratos que chegam por e-mail ao Observatório da Infância, a negligência está em primeiro lugar. A participação dos vizinhos ou membros da família nas denúncias é o fator que mais influencia essa classificação.



Transparência Brasil

(TBrasil) é uma organização independente e autônoma brasileira, que tem como principal objetivo a luta contra a corrupção no Brasil. A organização foi fundada em abril de 2000 por um grupo de pessoas e organizações não-governamentais e encontra-se sediada em São Paulo.[1] O empresário Eduardo Ribeiro Capobianco é o atual presidente do Conselho Deliberativo, o matemático Cláudio Weber Abramo é diretor executivo da organização.

A Transparência Brasil disponibiliza diversos publicações, serviços, ferramentos e bancos de dados para monitorizar a corrupção política no Brasil, accessíveis gratuitamente pela internet. Entre outros:

• Às Claras: Banco de dados sobre o financiamento eleitoral das eleições de 2002, 2004 e 2006.

• Deu no Jornal: Clipping de notícias ligadas à corrupção em mais de 60 jornais e revistas brasileiras, atualizado diariamente.

• Excelências: Banco de dados sobre o histórico da vida pública de todos os parlamentares federais e estaduais brasileiros, além dos vereadores das capitais de estado.

O Projeto "Excelências" recebeu em 2006 o Prêmio Esso de Jornalismo na categoria "Melhor Contribuição à Imprensa em 2006". A continuação do projeto foi garantido por um financiamento da organização das Nações Unidas United Nation Democracy Fund (em português: Fundo das Nações Unidas para a Democracia).[2]

Até 31 de julho de 2007 a Transparência Brasil estava associada à Transparência Internacional, uma organização não-governamental internacional com sede em Berlim, Alemanha, conhecida principalmente pela produção anual de um relatório no qual se analisam os índices de percepção de corrupção dos países do mundo. A Transparência Brasil não aceitou a autoridade da organização e decidiu, para preservar a autonomia, em não continuar a ligação.













PREÇO DA CORRUPÇÃO

No mundo, são desviados US$ 1 trilhão por ano, podendo chegar a US$ 3 trilhões. No Brasil, a cifra alcança os R$ 380 bilhões anuais. Não é fácil medir o quanto nos custa a corrupção. A maior parte do dinheiro desviado nos esquemas de pagamento de subornos não chega ao conhecimento público. Mas levando-se em conta as variáveis envolvidas no pagamento de propinas e tantas outras práticas ilegais, é possível estimar-se o preço desse mal que é um dos maiores obstáculos ao desenvolvimento do país, contribui para aprofundar a desigualdade entre ricos e pobres e solapa a confiança no Estado e a legitimidades dos governos.

No Brasil, isso começa pela integração e coordenação do trabalho dos órgãos de combate à corrupção – Polícia Federal, Ministério Público, Receita Federal, Tribunais de Contas, entre outros –, o que certamente contribuirá para aumentar a eficiência dessas instituições.

Outro mecanismo que muito contribuiria para inibir a corrupção seriam as concorrências públicas por meio eletrônico e as bolsas eletrônicas de compras. "A informatização dos governos gera uma grande transparência e ajuda a controlar a corrupção. As licitações via internet ficam muito menos suscetíveis a fraudes. Isso é uma coisa que tem de entrar na pauta eleitoral.



30 projetos endurecem tratamento aos corruptos

Tramitam na Câmara dos Deputados 30 projetos que tratam do tema da corrupção. O controle de crimes contra a administração pública é o principal foco dos textos que se encontram nas comissões técnicas para análise.

Um deles, a Proposta de Emenda Constitucional 422/05, sugere a criação de varas especializadas em julgamento de crimes contra a administração pública. Outro, propõe a criação do Juizado de Instrução Criminal e dá ao Ministério Público poderes para investigar, inclusive com a participação direta de juízes, crimes de maior potencial ofensivo, como aqueles contra a administração e o patrimônio públicos, a ordem tributária, o sistema financeiro e a lavagem de dinheiro, entre outros.

Está também sendo analisada uma proposta de alteração do Código Penal para que seja punido, com pena de reclusão de 2 a 12 anos e multa, o enriquecimento ilícito de funcionários públicos ou ocupantes de cargos eletivos.



PARA SE CANDIDATAR O MINIMO EXIGIDO DEVERIA SER :

Conhecimentos teóricos relevantes

- Política

- Estado

- Administração pública

- Organização social

- Direito

- Economia

- Relações internacionais

- Noções de educação, saúde e saneamento, urbanização, segurança pública e nacional, indústrias, comércio, pesquisa e tecnologia, entre outros.

Conhecimentos concretos relevantes

- Sistema político brasileiro

- Estrutura do governo brasileiro

- Divisão de atribuições e poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, União, Estado e Município, Subprefeituras, etc.

- Constituição

- Legislação

- Principais instituições e empresas estatais e terceirizadas responsáveis por serviços essenciais.

- História política brasileira, principalmente os últimos 50 anos.

- Cenário político atual. Partidos, candidatos, governantes, suas relações, disputas, conflitos. Denúncias e suspeitas de corrupção.

- História e proposta dos atuais governantes e partidos (estatutos), seus rivais, e outros candidatos e partidos de interesse. As políticas propostas e implementadas por eles e seus rivais, seus sucessos, fracassos e críticas.

- Acontecimentos recentes relevantes.

- Situação do país, estado e cidade hoje. Seus problemas e possíveis causas, suas perspectivas futuras, possíveis soluções, propostas para o desenvolvimento. Políticas implantadas em cada setor, seus sucessos, problemas e críticas, etc.

- Cenários políticos e acontecimentos em países semelhantes ao Brasil, países de importância ao Brasil (vizinhos, importadores, exportadores, etc), países com modelos políticos de interesse.

Valores políticos e morais

- Qual deve ser o papel do estado, até que ponto ele deve intervir e garantir direitos individuais, bem-estar social, organização social, desenvolvimento econômico, etc.? Como deve ser organizada a sociedade? Qual deve ser nossa atitude em relação aos outros países?

- O que devemos valorizar e desvalorizar, promover, tolerar e reprimir, na sociedade, e nas políticas de cada setor, na educação, na saúde, na segurança pública, nos direitos e legislações, na atuação das indústrias, comércios, nos serviços públicos, etc.?

- Devemos decidir politicamente no interesse de quem? No nosso? No dos outros à medida que nos importamos com eles? Nos da população em questão?



- Devemos ser pragmáticos, racionais ou empíricos nos julgamentos políticos?

O problema da tendenciosidade e da informação confiável

- Onde obter informação relevante?

- Quais os meios mais confiáveis, seguros para se obter informação sobre acontecimentos de relevância política?

- A que viéses estão sujeitos? Quais críticas são feitas a eles?

- Que pessoas são úteis para se informar?

Problema práticos

- Como escolher um candidato? Que características são desejáveis? Que características são e quais não são relevantes?

- Pesquisas de intenção de voto (popularidade)

- Plano de governo

- Experiência e habilidade política (negociação, retórica, diálogo, malícia, etc)

- Relacionamentos políticos

- Desempenho nos debates

- Perfil dos eleitores

- Patrocinadores da campanha

- Eficiência, prudência, agilidade, organização.

- Capacidade de ação diante de imprevistos e emergências

- Inteligência

- Interesses secundários

- Coerência

- Carisma e habilidades sociais, firmeza, ousadia, serenidade

- Honestidade e moral

- Princípios e fidelidade a princípios

- Partido e compromisso com o partido

- Como avaliar o desempenho de um governante?

- Plano de governo inicial

- Desempenho, eficiência

- Aprovação, críticas, popularidade

- Melhora durante o mandato e após ele.

- Aproveitamento de projetos de turnos anteriores.

- Discursos e desempenho público

- Como interpretar acontecimentos políticos? No que se deve prestar atenção? Em quem se deve prestar atenção?

- Como votar? Votar é relevante? Que outros tipos de atuação política uma pessoa na minha posição pode exercer? Quando votar em branco?

- Como decidir sobre assuntos políticos? O que procurar? Quais os aspectos relevantes?

A pergunta fundamental: Como desenvolver competência política? Qual a maneira mais curta e eficiente?

- Estudar teoria política e econômica, e todas as outras coisas que listei acima.

- Ler planos de governo oficiais.

- Se informar com “pessoas competentes”, de tendências políticas diversas.
















CORRUPÇÃO

A palavra corrupção deriva do latim corruptus que, numa primeira acepção, significa quebrado em pedaços e numa segunda acepção, apodrecido, pútrido. Por conseguinte, o verbo corromper significa tornar pútrido, podre.

Numa definição ampla, corrupção política significa o uso ilegal - por parte de governantes, funcionários públicos e agentes privados - do poder político e financeiro de organismos ou agências governamentais com o objetivo de transferir renda pública ou privada de maneira criminosa para determinados indivíduos ou grupos de indivíduos ligados por quaisquer laços de interesse comum – como, por exemplo, negócios, localidade de moradia, etnia ou de fé religiosa.

Em todas as sociedades humanas existem pessoas que agem segundo as leis e normas reconhecidas como legais do ponto de vista constitucional. No entanto, também existem pessoas que não reconhecem e desrespeitam essas leis e normas para obter benefício pessoal. Essas pessoas são conhecidas sob o nome comum de criminosos. No crime de corrupção política, os criminosos – ao invés de assassinatos, roubos e furtos - utilizam posições de poder estabelecidas no jogo político normal da sociedade para realizar atos ilegais contra a sociedade como um todo. O uso de um cargo para estes fins é também conhecido como tráfico de influência.

A corrupção ocorre não só através de crimes subsidiários como, por exemplo, os crimes de suborno (para o acesso ilegal ao dinheiro cobrado como impostos, taxas e tributos) e do nepotismo (nomeação de parentes e amigos aos cargos de administração pública). O ato de um político se beneficiar de fundos públicos de uma maneira outra que a não prescrita em lei – isto é, através de seus salários - também é corrupção.



A corrupção no Brasil , está classificada junto a 163 países na base na percepção de corrupção entre autoridades públicas e políticos , no chamado INDICE DE PERCEPÇÃO DE CORRUPÇÃO. O Brasil caiu oito posições esse ano, comparado ao ano passado e está em 70° lugar no ranking total. E em 14° entre os países da América. Mas por que desse resultado? O Brasil é tão grande e tão rico, porque está tão alto seu índice de corrupção? Será que faltam leis ao combate da corrupção?

É duro que não, as leis penais brasileiras são o suficiente para combater a corrupção. O problema é o jeito que se aplica às leis nesses atos corruptos por parte da policia, o que é muito mal feito aqui no Brasil infelizmente.

A corrupção existe sim e ela está por toda parte, nos bancos nas lojas nos dinheiros , ela é inestimável, o que está acontecendo hoje em dia e que a mídia está cada vez mais e mais denunciando atos corruptos de deputados,prefeitos,senadores,policiais e etc , mas o problema é muito mais do que falta de aplicações de leis penais na criminalidade, mas sim como devemos lidar com ela.

No nosso país não existe uma justiça séria, é claro que no Brasil existi sim pessoas honestas, mas há também um numero muito maior de pessoas sem ética e

sem respeito pelo próximo, que pensam só em si mesmas.

Existe um sistema de corrupção tão forte aqui que, as faltas de cumprimentos de leis, e a falta de valores humanos estão exterminando os valores éticos brasileiros, fazendo com que muita pessoas não pensem no futuro do Brasil , fazendo que o Brasil se torne cada vez mais um país mal visto por todos, em outras palavras, o Brasil ficara cada vez mais infernal para viver, o que já está acontecendo em alguns lugares do Brasil.
ANALFABETO POLÍTICO




O pior analfabeto é o analfabeto político .



Ele não ouve, não fala nem participa dos acontecimentos políticos .



Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas . SUJOS QUE NÃO ESTÃO NEM AI COM A MISÉRIA DO POVO,COM A FOME DOS BRASILEIROS,COM A EDUCAÇÃO, SAÚDE. O povo se ferra com salário mínimo e arroz com feijao enquanto os políticos engordam suas contas bancárias! É dinheiro na cueca na meia na sacola. E o povo com o salário mínimo. ?





O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política .



Não sabe o Imbecil que de sua ignorância política nasce prostituta, o menor abandonado, o assaltante, o corrupto das empresas nacionais e multinacionais e o pior

de todos os bandidos, que é o político vigarista e pilantra .



Depois de tantos episódios de corrupção e tantos candidatos TOSCOS, que aparecem a cada eleição, na intenção de serem eleitos, eu pergunto:

- As eleições viraram Circo, ou melhor um circo de horrores?



Se Você está indignado com a política nacional, mas tem a consciência de que a culpa é do próprio eleitor, haja vista, que a cada dia o mesmo mostra o seu desinteresse e vota em qualquer um que o faça "rir".



Fazer piada sobre a situação, tudo bem, mas dar moral a estas Palhaçadas, isto já é demais.



Somente com uma ampla reforma política, tirando dos parlamentares o poder de decidir sobre seus próprios direitos e deveres, é que esse país poderá caminhar para a frente. O fim do foro privilegiado para políticos, - Referendos populares para decisões que envolvam deveres e direitos dos políticos.

Os caras roubam, subornam, desviam e corrompem e fica tudo por isso mesmo?

pegos roubando são punidos exemplarmente para desestimular que outros tentem fazer o mesmo.
















Como podemos reclamar de pivetes roubando nas ruas se todos os dias eles vêm na TV que quem rouba mais paga menos?



O exemplo de conduta não deveria vir de cima?



Nesse país todos os dias aparece um escândalo novo.

Não podemos deixar que essa fartura mine o mais precioso de nossos direitos: de nos indignar, de nos revoltar e de exigir justiça.



Cadeia para quem rouba.

Cadeia para quem rouba de nós.



Um exemplo a ser seguido! Nos Estados Unidos, político corrupto vai para cadeia. A lista de políticos presos e condenados por corrupção ou desvio de dinheiro público não é curta.



Lá não existe foro privilegiado. Todos são julgados pela mesma Justiça que julga o cidadão comum.



Casos de políticos acusados de corrupção são comuns nos Estados Unidos, quase sempre investigados pela Polícia Federal. Quando há provas, eles são levados a julgamento e, se condenados, cumprem penas de prisão.



no Brasil os políticos têm imunidade. “A política cria muitas oportunidades para corrupção”. Por isso é essencial punir os políticos corruptos, culpados de crimes altamente destrutivos para a sociedade.

ESSE BLOG é para pedir punição exemplar para servidores públicos corruptos de qualquer escalão.



Somente quando toda nossa sociedade protestar, é que talvez deixaremos de ser considerados a grande piada do planeta.

Política não é algo sujo, que traz a corrupção embutida dento de si, como querem fazer crer alguns, que vivem dela. Exatamente por viverem às suas custas, é que essas pessoas não desejam que a maioria da população se interesse e procure também participar, atrapalhando seus péssimos propósitos.



Somente através da Conscientização Política nós, brasileiros, poderemos nos defender de políticos inescrupulosos, oportunistas e corruptos.

utilizamos este canal com propósito especifico de potencializar ações de combate a corrupção visando:



* Combate a memória curta

* Controle do legislativo

* Protestos pela internet



PARA TODOS OS BRASILEIROS QUE ESTAO CANSADOS DE TANDA SAFADEZA ACONTECIDA EM NOSSO PAIS NOS ULTIMOS TEMPOS, E O PIOR USAM O NOSSO BOLSO PARA ENRIQUECIMENTO ILÍCITO E MORDOMIAS. CHEGA!!!!!














O TRE esclareceu que, com as regras eleitorais, nenhum candidato pode tomar posse quando os votos nulo e em branco alcançam um coeficiente maior do que a soma dos votos dados aos candidatos.

Nas duas cidades, os candidatos rejeitados pela população ficarão inelegíveis. "Agora será estabelecido um novo prazo para inscrições, propaganda eleitoral e os eleitores terão que voltar às urnas", informa nota do TRE.

Mas também vamos fazer a nossa parte, abrindo mão do famoso jeitinho brasileiro...

Se cada um de nós fizer a sua parte com certeza as coisas mudam, não adianta a gente ficar falando dos corruptos mas quando o guarda para a gente dar uma gorjetinha pra ele, ir no médico e pedir pra fazer sem recibo que é mais barato. Enfim... vamos descruzar os braços e partir para a ação, fazendo a nossa parte o Brasil se livra dessa praga.



PARA TODOS OS FILHOS DESSE PAIS QUE ODEIAM ESSES POLITICOS TRAIDORES QUE SÓ PROCURAM O POVO NA HORA DA ELEIÇÃO. E PESSOAS QUE SE ENOJAM COM TAMANHA VERGONHA QUE É A POLITICA NESSE PAIS.











URNA ELETRôNICA - EU NÃO ACREDITO NELA! ASSISTA O VIDEO É TIRE SUAS CONCLUSÕES.

http://www.youtube.com/watch?v=iOHM97QNLQY



COBRE, PROTESTE E PRINCIPALMENTE QUESTIONE . . .



Segue a lista com os emails:



PT - dep.henriquefontana@camara.gov.br / delcidio.amaral@senador.gov.br



PMDB - dep.wilsonsantiago@camara.gov.br / neysuassun@senador.gov.br



PFL - dep.rodrigomaia@camara.gov.br / jose.agripino@senador.gov.br



PP - dep.josejanene@camara.gov.br / valmir.amaral@senador.gov.br



PSDB - dep.albertogoldman@camara.gov.br / arthur.virgilio@senador.gov.br



PL - dep.sandromabel@camara.gov.br / crivella@senador.gov.br



PTB - dep.josemuciomonteiro@camara.gov.br / mozarildo@senador.gov.br



PSB - dep.renatocasagrande@camara.gov.br / capi@senador.gov.br



PPS - dep.dimasramalho@camara.gov.br /



PDT - dep.severianoalves@camara.gov.br / osmardias@senador.gov.br



PCdoB - dep.renildocalheiros@camara.gov.br /



PV - dep.sarneyfilho@camara.gov.br /









Uma democracia direta é qualquer forma organização na qual todos os cidadãos podem participar directamente no processo de tomada de decisões.



PLEBISCITO é uma consulta ao povo antes de uma lei ser constituída, de modo a aprovar ou rejeitar as opções que lhe são propostas; o referendo é uma consulta ao povo após a lei ser constituída, em que o povo ratifica a lei ou a rejeita.



REFERENDO é um instrumento de democracia directa por meio do qual os cidadãos eleitores são chamados a pronunciar-se por sufrágio directo e secreto, a título vinculativo, sobre determinados assuntos de relevante interesse nacional.



INICIATIVA POPULAR é o direito que os cidadãos brasileiros têm de apresentarem projetos de lei para serem votados e eventualmente aprovados pelo Congresso nacional. Para os cidadãos apresentarem um projeto de lei é necessário a assinatura de 1% dos eleitores do país, distribuídos em pelo menos cinco Estados brasileiros.
















Votar Nulo resolve? já é um começo. É um recado claro de que já sabemos que não adianta só eleger. Que queremos fiscalizar, que queremos voto optativo, que queremos o fim da impunidade, que queremos poder tirar de lá quem nos enganou, que queremos votar as nossas leis, que queremos menos impostos, menos governo, que queremos partidos responsáveis, que queremos poder eleger candidatos independentes dos partidos, que queremos ser cidadãos e não súditos. O Voto Nulo é só um recado. É só um começo. Mas já é alguma coisa. É o começo de uma tomada de consciência.



VOTO NULO! VOTO ÚTIL! Quero que meu voto seja útil. Não utilizado por este ou aquele candidato para "arrumar" sua vida e a vida de seus cupinchas. Útil para dizer que não concordo mais com tanta impunidade, tanta roubalheira e tanta podridão! Que também quero: Reforma Política eJurídica Já!!!





"O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons." "Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje." "Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país."



-" Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado !



DISCUTIR POLÍTICA É UMA ARTE. SABER RESPEITAR AS DIVERGÊNCIAS DE IDÉIAS É COERÊNCIA. AGREDIR É FALTA DE EDUCAÇÃO, PRINCÍPIOS E ARGUMENTOS.





Um comentário:

Aparício Fernando disse...

Em Saquarema-RJ aconteceu um fato muito estranho. Antes das eleições era só andar pelas ruas e perguntar em quem o eleitor iria votar que a resposta era unânime: Pedro Ricardo, candidato da oposição. Pois bem, o rapaz perdeu em todas, eu disse todas as 173 urnas da cidade. Perdeu e perdeu de muito. O mais estranho é que hoje, um mês após as eleições, você vai às ruas e os eleitores continuam unânimes em dizer que votaram em Pedro Ricardo. Seria muito mais cômodo pro eleitor dizer que votou na candidata vitoriosa. Mas não, o eleitor bate o pé afirmando que votou no outro. Curiosamente, é difícil encontrar alguém que confirme que votou na candidata vencedora, que coincidentemente é a esposa do deputado estadual Paulo Melo, presidente da ALERJ. Existem vários relatos da internet e inclusive vídeos no YOUTUBE atestando a vulnerabilidade das urnas eleitorais. Está lá pra quem quiser assistir. O fato é que esse triunvirato: Cabral, Zveiter e Paulo Melo atenta contra a democracia. Todos os poderes encontram-se de um lado só da balança, prejudicando a alternância do poder, principal filosofia da democracia. O fato é que não adianta espernear, pois o TSE, por mais que existam evidências que comprovem, jamais irá admitir fraudes em suas 'caixas pretas'. O ideal seria que a urna eletrônica emitisse, também, um cupom onde mostrasse em quem o eleitor votou. E que esse cupom fosse colocado numa urna tradicional ao lado dos mesários, para fins de comprovação posterior. Uma coisa é certa: nenhum outro país no mundo, depois de examinar, quis comprar nosso ‘avançadíssimo, rápido e moderno' método de escrutínio, nem o Paraguai.