CONTADOR DE VISITA

terça-feira, 23 de março de 2010

DENGUE 2010 NO BRASIL - URGENTE

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (26) que o número de casos de dengue registrados no país neste ano, entre 1o. de janeiro e 13 de fevereiro, somaram 108,64 mil registros, o que significa um crescimento de 109% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram detectados 51,87 mil casos no país. A dengue é trasmitida por meio da picada do mosquito Aedes aegypti.









O coordenador-geral do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, negou que haja uma epidemia da doença no país - que se caracteriza pelo aparecimento de casos em todos os municípios do Brasil. Ele não afastou, porém, a possibilidade da eclosão de uma epidemia de dengue neste ano. "Existe o risco", afirmou a jornalistas.



Razões do aumento

Segundo Giovanini Coelho, algumas variáveis podem explicar a elevação no número de casos registrados no país, como o alto volume de chuvas e, também, as altas temperaturas registradas.





A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

Tipos de Dengue

Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

No Brasil, já foram encontrados da dengue tipo 1, 2 e 3. A dengue de tipo 4 foi identificada apenas na Costa Rica.

Formas de apresentação

A dengue pode se apresentar – clinicamente - de quatro formas diferentes formas: Infecção Inaparente, Dengue Clássica, Febre Hemorrágica da Dengue e Síndrome de Choque da Dengue. Dentre eles, destacam-se a Dengue Clássica e a Febre Hemorrágica da Dengue.

- Infecção Inaparente

A pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma. A grande maioria das infecções da dengue não apresenta sintomas. Acredita-se que de cada dez pessoas infectadas apenas uma ou duas ficam doentes.

- Dengue Clássica

A Dengue Clássica é uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.

Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.

- Dengue Hemorrágica

A Dengue Hemorrágica é uma doença grave e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. Inicialmente se assemelha a Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.

Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

- Síndrome de Choque da Dengue

Esta é a mais séria apresentação da dengue e se caracteriza por uma grande queda ou ausência de pressão arterial. A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência. Neste tipo de apresentação da doença, há registros de várias complicações, como alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural.

Entre as principais manifestações neurológicas, destacam-se: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia, paralisias e sinais de meningite. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.



Modo de transmissão

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti ou Aedes albopictus. (ambos da família dos pernilongos) infectados com o vírus transmissor da doença.

A transmissão nos mosquitos ocorre quando ele suga o sangue de uma pessoa já infectada com o vírus da dengue. Após um período de incubação, que inicia logo depois do contato do pernilongo com o vírus e dura entre 8 e 12 dias, o mosquito está apto a transmitir a doença.

Nos seres humanos, o vírus permanece em incubação durante um período que pode durar de 3 a 15 dias. Só após esta etapa, é que os sintomas podem ser percebidos.

É importante destacar que não há transmissão através do contato direto de um doente ou de suas secreções com uma pessoa sadia. O vírus também não é transmitido através da água ou alimento.

Lembrete: Quem estiver com dengue deve se prevenir de picadas do mosquito Aedes aegypti para evitar a transmissão da doença para o mosquito. Assim, é possível cortar mais uma cadeia de transmissão do vírus. Portanto, quem estiver com dengue deve usar repelentes, mosquiteiros e/ou outras formas de evitar a picada do mosquito (confira formas de prevenção).

Prevenção

A ação mais simples para se prevenir a dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.

A regra básica é não deixar a água, mesmo quando limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.

Como a proliferação do mosquito é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Para se ter uma idéia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.

Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

É bom lembrar que o ovo do mosquito pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.

Também encontrei um texto falando da borra de café no combate à dengue:

"Café, a nova arma contra o mosquito da dengue.Uma cientista paulista, a bióloga Alessandra Laranja, do Instituto de Biociências da UNESP (campus de São José do RioPreto), durante a pesquisa da sua dissertação de mestrado, descobriu que a borra de café produz um efeito que bloqueia a postura e o desenvolvimento dos ovos do Aedes Aegypti.O processo é extremamente simples: o mosquito pode ser combatido colocando-se borra de café nos pratinhos de coleta de água dos vasos, no prato dos xaxins, dentro das folhas das bromélias, etc.A borra de café, que é produzida todos os dias em praticamente todas as casas tem custo zero.

O único trabalho é o de colocá-la nas plantas, inclusive sendo jogada sobre o solo do jardim e quintal.Os especialistas em saúde pública, entre eles médicos sanitaristas, estão saudando a descoberta de Alessandra, uma vez que, além da ameaça da Dengue 3, possível de acontecer devido às fortes enxurradas de final de ano, surge outra ameaça, proveniente do exterior: a da Dengue tipo 4.Conforme explica a bióloga, 500 microgramas de cafeína da borra de café por mililitro de água bloqueia o desenvolvimento da larva no segundo de seus quatro estágios e reduz o tempo de vida dos mosquitos adultos.Em seu estudo ela demonstrou que a cafeína da borra de café altera as enzimas esterases, responsáveis por processos fisiológicos fundamentais como o metabolismo hormonal e da reprodução, podendo ser essa a causa dos efeitos verificados sobre a larva e o inseto adulto.A solução com cafeína pode ser feita com duas colheres de sopa de borra de café para cada meio copo de água, o que facilita o uso pela população de baixa renda e pode ser aplicada em pratos que ficam sob vasos com plantas, dentro de bromélias e sobre a terra dos vasos, jardins e hortas.O mosquito se desenvolve até mesmo na película fina de água que às vezes se forma sobre a terra endurecida dos jardins e hortas, também na água dos ralos e de outros recipientes com água parada (pneus, garrafas, latas, caixas d'água etc.)."A borra não precisa ser diluída em água para ser usada", diz a bióloga. Pode ser colocada diretamente nos recipientes, já que a água que escorre depois de regar as plantas vai diluí-la.Ou seja: ela recomenda que a borra de café passe a ser usada, também, como um adubo ecologicamente correto.Atualmente, o método mais usado no combate ao Aedes aegypti é o da aspersão dos inseticidas organofosforados, altamente tóxicos para homens, animais e plantas."



,Sintomas

O vírus da dengue pode se apresentar de quatro formas diferentes, que vai desde a forma inaparente, em que apesar da pessoa está com a doença não há sintomas, até quadros de hemorragia, que podem levar o doente ao choque e ao óbito.

Há suspeita de dengue em casos de doença febril aguda com duração de até 7 dias e que se apresente acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo.

- Infecção Inaparente

A pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma.

- Dengue Clássica

Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.

Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.

- Dengue Hemorrágica

Inicialmente se assemelha à Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.

Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

- Síndrome de Choque da Dengue

A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência. Neste tipo de apresentação da doença, há registros de várias complicações, como alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural.

Entre as principais manifestações neurológicas, destacam-se: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia, paralisias e sinais de meningite. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

É importante destacar que a dengue é uma doença dinâmica, que pode evoluir rapidamente de forma mais branda para uma mais grave. É preciso ficar atento aos sintomas que podem indicar uma apresentação mais séria da doença.

SINAIS DE ALERTA - DENGUE HEMORRÁGICA

1. Dor abdominal intensa e contínua (não cede com medicação usual);

2. Agitação ou letargia;

3. Vômitos persistentes;

4. Pulso rápido e fraco;

5. Hepatomegalia dolorosa;

6. Extremidades frias;

7. Derrames cavitários;

8. Cianose;

9. Sangramentos expontâneos e/ou prova de laço positiva;

10. Lipotimia;

11. Hipotensão arterial;

12. Sudorese profusa;

13. Hipotensão postural;

14. Aumento repentino do hematócrito;

15. Diminuição da diurese;

16. Melhora súbita do quadro febril até o 5 dia;

17. Taquicardia.

Fonte: Dengue - Aspectos Edipemiológico, diagnóstico e tratamento (Ministério da Saúde)

Tratamento

O tratamento da dengue requer bastante repouso e a ingestão de muito líquido, como água, sucos naturais ou chá. No tratamento, também são usados medicamentos anti-térmicos que devem recomendados por um médico.

É importante destacar que a pessoa com dengue NÃO pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como AAS, Melhoral, Doril, Sonrisal, Alka-Seltzer, Engov, Cibalena, Doloxene e Buferin. Como eles têm um efeito anticoagulante, podem promover sangramentos.

O doente começa a sentir a melhorar cerca de quatro dias após o início dos sintomas, que podem permanecer por 10 dias.

É preciso ficar alerta para os quadros mais graves da doença. Se aparecerem sintomas, como dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, tonturas ao levantar, alterações na pressão arterial, fígado e baço dolorosos, vômitos hemorrágicos ou presença de sangue nas fezes, extremidades das mãos e dos pés frias e azuladas, pulso rápido e fino, diminuição súbita da temperatura do corpo, agitação, fraqueza e desconforto respiratório, o doente deve ser levado imediatamente ao médico.

Telefones úteis

09.18.07 Publicado por Família Brasil

DISQUE SAÚDE: 0800 61 1997

Ministério da Saúde

(61) 3315-2400 - UNIÃO (Brasília - DF)

Secretaria de Vigilância em Saúde/Ministério da Saúde

(61) 3315-3641 - UNIÃO (Brasília - DF)

Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle da Dengue

(61) 3315-2755 // 315- 3702 UNIÃO (Brasília - DF)

Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasília/DF - Fone: 3315-2425 - CEP: 70.058-900

Centros de Vigilância Sanitária Estaduais

Acre

Av. Antônio da Rocha Viana, nº 1294 - Bairro Vila Ivonete

Rio Branco/AC - CEP: 69.914-610

Tel.: (68) 3223-3432

Fax: (68) 3223-3432

Secretaria Municipal de Visa

Tel.: 3342.1006 ou 1215

Alagoas

Rua Sete de Setembro, nº 50 Centro

Maceió/AL - CEP: 25.020-700

Tel.: (82) 3326-3624 ou 3315-3779

E-mail: sinavisa@saude.al.gov.br

Amapá

Av. Fab, nº 69 - Centro

Macapá/AP - CEP: 68.910-000

Tel.: (96) 3212.6119/ 3212.6182

Fax: (96) 3212-6182

E-mail: visa.ap@anvisa.gov.br

Amazonas

Rodovia Deputado Vital de Mendonça, s/nº, Km 09 – Flores

Manaus/AM - CEP: 69.048-660

Tel./Fax: (92) 3228-9202

E-mail: devisa@fvs.am.gov.br

Bahia

Centro Administrativo da Bahia, 4ª Avenida, nº 400, Plataforma VI. lado B, 2º andar, Salvador/BA - CEP 41.750-300

Tel.: (71) 3115-4230 / 3115-4291

Fax: (71) 3371-2566

E-mail: suvisa@saude.ba.gov.br

Ita Cácia Aguiar Cunha

Centro de Atenção à Saúde Profº Dr. José Maria de Magalhães Netto

Av. Antonio Carlos Magalhães, s/nº, Iguatemi,

Salvador/BA - CEP 41.820-000

Tel.: (71) 3270-5778 /5779/ 5775

Fax: (71) 3270-5776 / 3270-5777

E-mail: divisa@saude.ba.gov.br

Site: http://www.saude.ba.gov.br/divisa

Ceará

Avenida Almirante Barroso, 600 - Praia de Iracema.

CEP: 60.060-440

Tel.: (85) 3101-5287

Fax: (85) 3101-5286

E-mail: nuvis@saude.ce.gov.br, coprom@saude.ce.gov.br

Site: http://visa-ce.saude.ce.gov.br

Comunidade Virtual: http://comnuvis.saude.ce.gov.br

Ouvidoria Geral da Secretaria de Saude do Estado.

End. Avenida Almirante Barroso, Centro, 600.

CEP: 60060-440

Alô Saúde: 0800 851520

Divisão de Zoonoses:

Secretaria de Estado da Saúde do Ceará

Sérgio de Oliveira Franco - Diretor do Centro de Controle de Zoonoses – Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza

Avenida Senador Fernades Távora 2433 - Autran Nunes

Fortaleza/CE - CEP: 60.534-280

Tel.: (85) 33101-7847

Distrito Federal

SGAN Quadra 601 lotes O/P; Bairro: Asa Norte.

Brasília/DF

Tel.: (61) 3325.4811/ 4812

Fax: (61) 3322.2182

E-mail: divisa@saude.df.gov.br

Site: www.saude.df.gov.br

Núcleo de Inspeção de Brasília:

SAIS - Área Especial nº. 10 70602900

Brasília/DF

Tel.: 3245-4110/3345-8554/3345842

Fax: 3245-4090

Espírito Santo

Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 2025 3º andar - Bento Ferreira

Vitória/ES - CEP: 29.060-270

Tel.: (27) 3137-2427/ 3137-2433/ 3382-5071

Fax: (27) 3137- 2432/2472

E-mail: visa@saude.es.gov.br

Site: www.saude.es.gov.br

Goiás

Avenida Anhanguera, 5195; Bairro: Setor Coimbra

Goiânia/GO - CEP: 74.043-001

Tel.: (62) 3201.4100

Fax: (62) 32014101/ 32014136/ 32014727

E-mail: visago@visago.goias.gov.br

Site: http://www.visa.goias.gov.br

Vigilância Sanitária Municipal no endereço Avenida República do Líbano, 336 - Setor Aeroporto – Goiânia.

Tel.: (62) 3524.2500 / 2503

Maranhão

Avenida Professor Carlos Cunha, s/n, Bairro Calhau

São Luís/MA - CEP: 65076-820

Tel.: (98) 3218-8728

Fax: (98) 3218-8724

E-mail: visa@saude.ma.gov.br

Mato Grosso

Centro Político Administrativo - Bloco V - 2º piso Palácio Paiaguás

Cuiabá/MT - CEP: 78.070-970

Tel.: (65) 3613-5369 / 3313-2670 / 3313-2281

Fax: (65) 36135377

Fábio José da Silva

Cuiabá/MT - CEP 78050-970

Tel.: (65) 3613-5370

Site: www.saude.mt.gov.br

Mato Grosso do Sul

End.: Rua do Poeta, Bloco 07 - Parque dos Poderes

Campo Grande/MS - CEP: 79031-902

Tel./Fax: (67) 3318-1670

Site: www.saude.ms.gov.br

E-mail: cvisa@saude.ms.gov.br

Minas Gerais

Avenida Afonso Pena, 2300 - 5º andar - Bairro Funcionários

Belo Horizonte/MG - CEP: 30.130-006

Tel.: (31) 3261.8763 / (31) 3261.8776

Fax: (31) 3261.8776

E-mail: svs@saude.mg.gov.br

Vigilância Municipal de Belo Horizonte:

Tel.: 3277-5930

Pará

Rua Presidente Pernambuco, 489 - Bairro Batista Campos

Belém/PA - CEP: 66.015-200

Tel.:/Fax.: (91) 4006-4278

E-mail: visapa@bol.com.br e dvs@sespa.pa.gov.br

Fundo Estadual de Saúde

Tel.: (91) 3212-2518

Fax: (91) 3223-7551

Paraíba

Av. João Machado, 109 - 1º andar - Centro

João Pessoa/PB - CEP: 58.013-520

Tel.: (83) 3218-5927 / 3218-5928

Fax: (83) 3218 6781

Telex: 832228

E-mail: vigapb@openline.com.br

Paraná

Rua Piquiri, 170 2º andar / Bairro: Rebouças

Curitiba/PR - CEP: 80230-140

Tel.:: (41) 3330.4300 / 4537 / 4467 / 4478

Fax: (41) 3330.4535

E-mail: sesa@pr.gov.br

Divisão de Alimentos

Tel.: (41) 3330.4472/4473;

Fax: (41) 330.4479/ 4535/4407.

E-mail: alimentos@pr.gov.br

Pernambuco

Praça Oswaldo Cruz, s/nº - Boa Vista

Recife/PE - CEP: 50.050-210

Tel.: (81) 3181.6424/ 6425

Fax: (81) 3181.6355

E-mail: apevisa@saude.pe.gov.br

Site: www.apevisa.pe.gov.br

Piauí

Rua 19 de Novembro nº 1865 - Bairro Primavera

CEP: 64.002-570 Teresina/PI

Tel.: (86) 3216-3660 / 3216-3663

Fax: (86) 3216-3653

Site: Secretaria Estadual da Saúde do Piauí

E-mail: visa@saude.pi.gov.br

Rio de Janeiro

Rua México, 128 - 3º andar sala 231 Castelo

Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20.231-031

Tel.: (21) 2299-9245/ 9246

E-mail: mlourdes@saude.rj.gov.br

Rio Grande do Norte

Av. Junqueira Aires, 488 - Centro

Natal/RN - CEP: 59.025-280

Tel.: (84) 3232-2562

Fax: (84) 3232-2557

E-mail: visa@rn.gov.br

Rio Grande do Sul

Rua Domingos Crescêncio, nº. 132 - Santana

Porto Alegre/RS - CEP: 90650-090

Tel.: (51) 3901-1090/ 3901-1066/ 3901-1107/3901-1113

Tel. e Fax: (51) 3901-1161/ 3901-1104

PABX: (51) 3901-1100

E-mail: dvs@saude.rs.gov.br

Secretaria Estadual de Saúde

Av. Borges de Medeiros, 1501 - Centro

CEP 90119-900

Tel.: (51) 32885000

Fax: (51) 32263309

Site: www.saude.rs.gov.br

Rondônia

End.: Rua Padre Angelo Cerri s/nº - Esplanadas das Secretarias

Porto Velho/RO - CEP: 78.900-000

Tel.: (69) 3216-5357 / 5350 / 5351 / 5352 / 5353 /5354

Fax: (69) 3216-5354

Tel.:visaro@saude.ro.gov.br

Roraima

End.: Rua MadriI, s/n - Bairro: Aeroporto

CEP: 69.310-043

Tel.: (95) 3623-9282

Fax: (95) 3623-2880

E-mail: visa_rr@yahoo.com.br

Santa Catarina

Av. Rio Branco, 152 - Centro

Florianópolis/SC - CEP: 88015-200

Tel.: (48) 3251-7960

Tel. geral: (48) 3251-7800

Fax: (48) 3251-7907 - da Direção

E-mail: dvs@saude.sc.gov.br - da Direção

Site: www.vigilanciasanitaria.sc.gov.br

VISA Municipal de Florianópolis:

Tel.: (48) 3212-3904

São Paulo

Av. Drº Arnaldo 351 anexo 3, bairro de Cerqueira Cesar

São Paulo/SP - CEP: 01246-901

Tel.: (11) 3066-8000

E-mail: cvs@cvs.saude.sp.gov.br ou secretarias@cvs.saude.sp.gov.br

Sergipe

Rua Urquiza Leal, 617 - Bairro Salgado Filho

Aracajú/SE - CEP: 49.020-490

Tel.: (79) 3246-5236

Fax: (79) 3246-4191

Tocantins

Quadra 104 Norte, Av LO 2 nº 13 conj 1 lote 30

Tocantins/Palmas - CEP: 77.006-022

Tel.: (63) 3218-3264/3258

Fax: (63) 3218-3263

E-mail: visa@saude.to.gov.br

Nenhum comentário: